Buscar

Questões - Cópia (8)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÃNEO
AULA VIII:
	1a Questão (Ref.: 201201536335)
	
	A promulgação da Constituição de 1988 é considera um marco na luta pela Reforma Agrária. Isto pelo fato de ter sido incluído em seu texto a regulamentação da função social da terra e o direito à ocupação quando tal função é desrespeitada. Entretanto, os grandes latifundiários  organizaram-se para defender seus interesses, participando do governo e tentando impedir o progresso da Constituição, no que tange à questão da Reforma Agrária, este grupo ficou conhecido como:
		
	 
	Movimento dos Sem terras
	 
	a "bancada ruralista"
	
	Ala conservadora fundiária
	
	Movimento dos proprietários rurais
	
	Parlamentares rurais
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201535334)
	
	A questão agrária no Brasil é o verdadeiro cenário da "via crúcis" que o trabalhador do campo sofre diante do grande poder político que dispõe o latifúndio tupiniquim. De Vargas até Dilma Rousseff, o cenário, com algumas mudanças, estruturalmente ainda é o mesmo. Contudo, a partir da Constituição de 1988, alguns instrumentos políticos favoreceram as ações dos trabalhadores sem terra. Nesse caso, marque a alternativa que corretamente assinala o nome do movimento que luta por melhores condições para o camponês brasileiro:
		
	 
	Pastoral da Terra;
	
	Liga Camponesa;
	
	CUT.
	
	Movimento Ruralista;
	 
	MST;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201538506)
	
	Sobre a situação dos trabalhadores rurais após 1945, leia as alternativas abaixo: I - Até a década de 1960, os trabalhadores rurais eram a maioria dos trabalhadores no Brasil. II - No início do governo de Jango mantinha-se a relação desigual na posse de terras, com alta concentração das terras nas mãos de poucos. III - A Constituição de 1946 era liberal em relação a reforma agrária, pois ela não exigia indenização aos proprietários. Marque a alternativa que demonstra quais frases estão corretas:
		
	 
	Apenas a II e III
	 
	As alternativas I, II e III
	
	Apenas a I.
	
	Apenas a I e II.
	
	Apenas a I e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201557443)
	
	Sobre a questão agrária no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Desde a ocupação colonial o Brasil é um país formado basicamente por latifúndios.
	 
	Somente após a década de 1990 houve um incentivo para a ocupação de terras no oeste do Brasil.
	
	até a década de 1960, os trabalhadores rurais  eram a maioria dos trabalhadores no Brasil.
	
	O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) é o mais reconhecido dos movimentos sociais pela Reforma Agrária no Brasil.
	
	Ao longo do período democrático populista, mesmo governos que se comprometeram explicitamente com a reforma agrária, como o de Getúlio Vargas em 1950, não conseguiram dar conta dos problemas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201538608)
	
	Por que é correto afirmar que o êxodo rural durante o Estado Novo não foi fruto apenas de questões econômicas, mas que tinha relação direta com questões políticas?
		
	 
	Pois o crescimento industrial desarticulou qualquer tipo de organização política no campo, o que só se potencializou com a versão brasileira da ¿marcha para Oeste¿.
	
	Porque, diferente do que ocorria na cidade, Vargas não se interessava por estabelecer qualquer tipo de legislação trabalhista no campo, área política e economicamente irrelevante para o país.
	
	O êxodo era uma questão política, pois com a plena introdução de uma reforma agrária, suprimiram-se todas as condições de trabalho da população rural, que não viu outra saída a não ser ir para as cidades.
	 
	Pois os grandes proprietários de terras (os latifundiários) temiam que a legislação trabalhista colocada em prática no Estado Novo fortalecesse os camponeses como agentes políticos, suprimindo assim a exploração à qual estavam submetidos.
	
	Com quase nenhum investimento por parte do governo, os latifundiários brasileiros (principalmente do sudeste), dispensaram uma grande quantidade de trabalhadores, que se voltaram para as cidades com a finalidade de pressionar Vargas politicamente.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201540969)
	
	A luta pela terra é uma questão muito significativa quando pensamos na história do Brasil contemporâneo, tendo sido o mote de diversos movimentos que que lutaram pelo acesso a esse elemento básico de uma sociedade, local para viver e plantar. Dentre os vários grupos formados para lutar pelo direito à terra e buscar a definitiva reforma agrária, o mais reconhecido dentre os movimentos sociais é o :
		
	 
	MLTST
	 
	MST
	
	MRST
	
	MRTST
	
	MTRSTS

Outros materiais