Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 3

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	 1a Questão (Ref.: 201505212134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atualmente, com a emergência das doenças crônicas não transmissíveis e com a reemergência de outras que até então estavam supostamente erradicadas, a base da moderna epidemiologia tem sido construída através do conceito de risco. No senso comum risco significa perigo, logo, tem um sentido negativo. Entretanto na epidemiologia, o conceito de risco pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. Porque: O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Analisando as afirmações acima conclui-se que:
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras,mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505213773)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. PORQUE Analisava as doenças de forma racional como produtos da relação dos indivíduos com o ambiente e com a maneira de viver. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505212188)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai além de um estilo de vida saudável, em direção de um bem-estar global. Atualmente, a saúde é analisada como um bem coletivo que deve ser compartilhado individualmente por todos os cidadãos, devendo ser vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver. Dentro desse contexto podemos concluir que: I A dimensão social do conceito de saúde faz parte dos novos paradigmas da saúde. II A saúde é um critério de cidadania. Assim, podemos afirmar que todos os cidadãos são responsáveis pela manutenção da sua saúde. III Através do conceito de coletivo é evidenciada a importância da determinação social do processo saúde/doença. IV A determinação social do processo saúde/doença envolve sujeitos sociais, grupos, classes sociais e relações sociais referidas ao processo saúde/doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505214024)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para o desenvolvimento do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100 - World Health Organization Quality of Life) a Organização Mundial de Saúde criou um projeto colaborativo e multicêntrico que foi desenvolvido com a colaboração de 15 centros que trabalharam, simultaneamente, em diversas culturas. Sobre as principais características do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 avalia a qualidade de vida através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. II O WHOQOL-100 encontra-se disponível em vários idiomas. III O WHOQOL-100 resultou de um desenvolvimento transcultural. IV O WHOQOL-100 enfatiza a percepção do indivíduo sobre sua qualidade de vida. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmativa I é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505213249)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505213130)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem-estar dos indivíduos e da coletividade. PORQUE O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal da promoção da saúde. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505214242)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em Epidemiologia, os indicadores utilizados com mais frequência para avaliar o risco de um problema de saúde ou para descrever a situação de morbidade em uma comunidade são as duas medidas básicas da frequência: a prevalência e a incidência. Sobre esses indicadores de morbidade são feitas as seguintes afirmações: I Casos prevalentes são os que estão sendo tratados (antigos) mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (novos). II A prevalência é o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período. III Casos prevalentes são os incidentes que persistiram em uma população. IV A taxa de incidência (TI) é o número de casos novos de uma doença em um dado local e período, relativo a uma população exposta. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505932404)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analise asafirmativas sobre os indicadores epidemiológicos de saúde: I A incidência abrange somente os casos novos de uma doença. II A incidência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. III A prevalência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. IV A prevalência abrange somente os casos novos de uma doença. Agora, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	 
	Somente a I e IV estão corretas.
	
	Somente a II e III estão corretas.
	 
	Somente a I e III estão corretas.
	
	Somente a I está correta.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505751294)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como é denominado um estudo retrospectivo onde se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição)?
		
	 
	Estudo de Caso Controle.
	
	Estudo Multicêntrico.
	
	Estudo Ecológico.
	
	Estudo de Coorte.
	
	Estudo Seccional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505213271)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de:
		
	
	Inquéritos.
	
	Ensaios Clínicos.
	
	Retrospectivos.
	
	Prospectivos.
	 
	Ecológicos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes