Buscar

Sem título 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASOS CONCRETOS  DIREITO PENAL 4 
Caso 1    (RONALDO ESPERTO)     
A) Sim, de acordo com o CP no seu art 327 considera-se funcionario aquele que mesmo transitóriamente exerce cargo ou função pública.  
B) A conduta narrada no caso concreto se encaixa na tipificação do art 317 do CP, corrupção passiva. A corrupção passiva se consuma no ato de solicitar, não havendo a necessidade de aceitação das vítimas em questão.  
Caso 2    (BOM DE TINTA)   
A) Desacato é uma ofensa desferida ao funcionario publico no exercicio de sua função ou em razão dela na presença do mesmo, conforme art 331 do CP. Resistência é quando o suspeito usa de violência para evitar a ação do funcionário publico, o ato de violência deve ser direcionado ao funcionario publico, de acordo com o art 329 do CP e desobediência é quando o agente não obedece a ordem legal proferida pelo funcionario publico vide arte 330 do CP  
B)  A conduta narrada no caso concreto se trata de resistência, onde o agente agride o guarda municipal para se opor a execução do ato legal tentado pelo mesmo e terá aumento de pena em consequência do ato não ter sido executado. Tal conduta poderá ser tipificada no art 329, paragrafo 1 do CP.  
 
Caso 3    (ARNALDO E LAURO)  
A) Não. O crime de roubo já havia sido consumado quando arnaldo procurou lauro. O dispositivo legal que se encaixa no caso concreto é o artigo 349 do CP que se trata de favorecimento real.  
B) Não. O fato não interfere na capitulação do crime autonomo de favorecimento real já que o crime anterior existiu.  
 
Caso 4    (MOTOQUEIRO)    
A) Se trata de latrocínio art 157 paragrafo terceiro parte final, CP.  O crime se consumou de acordo com a sumula 610 do STF, havendo morte da vitima não é necessario que tenha ocorrido a subtração.  
B) O autor do crime deverá cumprir no mínimo 3/5 da pena para obter a progessão de regimes conforme art 2 paragrafo 2 da lei 8072/90  
 
Caso 5    (ROMOALDO) 
R: Está errado pois o crime de maus tratos tem como dolo educar, porém há excessos. A tipificação correta da conduta de Romoaldo é a tortura castigo pois tinha a intenção de fazer sofrer, castigar. Tal crime é equiparado a hediondo e pode ser encontrado no art 1, II, da lei 9455.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes