Buscar

Estudo de caso Fundamentos Psicológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O discente deverá fundamentar a escolha da ação do professor com relação aos seus dois alunos com os conceitos de interação social e ZDP.
Para Vygotsky, “a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado.” E "a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã". Ou seja: aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. Assim, a decisão mais acertada, de acordo com a teoria de Vygotsky, é trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas.
Resposta: O professor deve escolher manter o mesmo planejamento para toda turma, entretanto deve introduzir atividades diferenciadas, para auxiliar os dois alunos no seu processo de desenvolvimento social, moral e intelectual. Através disso, os alunos não sentiriam excluídos em relação ao resto da turma, pois o mesmo planejamento estaria sendo aplicado aos dois. Se levarmos em consideração a teoria de "Desenvolvimento Proximal" de Vygotsky, iremos observar que os dois alunos citados na problematização, iriam através dessa teoria primeiramente absorver o que a turma estivesse produzindo com o professor, e somente depois iriam ter a base necessária para desenvolver essa habilidades. Torna-se necessária a ajuda do professor para estimular os dois alunos em relação a classe, assim o que hoje os mesmos ouviram futuramente se concretizariam.

Outros materiais