Buscar

Os tipos de conhecimento humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Os tipos de conhecimento humano
 No texto os tipos de conhecimento humano, o autor faz uma abordagem bastante clara sobre a diferença entre ambos e como o homem os utiliza no seu processo de evolução. Pode-se perceber que apesar de existir várias esferas de conhecimento o sujeito pode penetrar em cada uma delas, buscando explicações e conclusões sobre si mesmo.
 De acordo com o autor, os tipos de conhecimento podem coexistir em uma mesma pessoa, ainda que suas metodologias sejam diferentes, ou seja, os métodos aplicados são distintos. São quatro os tipos de conhecimento humano: conhecimento vulgar, científico, filosófico e teológico. Para melhor entendimento o autor faz inicialmente uma correlação entre o conhecimento vulgar ou senso comum, aquele que não busca a comprovação de fatos, baseado somente nas vivências diárias, e o conhecimento científico, que se compromete com a investigação, em pesquisar e comprovar os acontecimentos. Vale ressaltar que a ciência não é o único caminho para se chegar a verdade apesar de ser formada por um sistema de ideias, observações e experimentações.
 Já o conhecimento filosófico, é um esforço da razão para questionar os problemas humanos e discernir entre o certo e o errado, diz um não às evidências do cotidiano, as crenças silenciosas. Conhecimento teológico ou religioso, por sua vez, refere-se ao conhecimento das verdades absolutas, reveladas pela sabedoria divina, pertencendo a uma dimensão sobrenatural, podendo somente ser alcançado através da fé. Todas as ciências são caracterizadas pela utilização de métodos científicos, pois eles podem ser utilizados em todas as áreas. O autor apresenta no texto, seis tipos de conceitos de método, havendo entre eles pontos em comum, isto é o mesmo objetivo, a busca por uma verdade.
 Os primórdios da humanidade explicavam os fenômenos por meio do mítico e das forças sobrenaturais, através da fé em divindades. Mas o conhecimento se desenvolveu, transformando também as formas de observação e de apreensão da realidade. No século XVI surgiu o conhecimento científico, com o objetivo de maiores garantias, na busca pelo real e explicações dos acontecimentos por meio da observação e raciocínio.
 Galileu Galilei, primeiro teórico do método experimental, liberou-se das autoridades do passado nos campos filosófico e religioso também , discordando dos seguidores de Aristóteles se importando com a experiência e a interpretação quantitativa dos fenômenos. Seu contemporâneo, Francis Bacon fundou o método indutivo indo do particular para o geral, segundo ele deveria seguir os seguintes passos para se chegar a verdade através do conhecimento científico: experimentação; formulação de hipóteses, repetição, testagem de hipótese, formalização de generalização e leis.
 Por sua vez, Renê Descartes sustenta a ideia do método dedutivo, parindo do geral para o particular, postulando quatro regras: Evidência que aceita apenas o claro. Análise; sempre do mais para o menos complexo. Síntese; demonstração, se parte das partes para o todo e Enumeração, que é a especificação das coisas uma por uma, para não haver engano.
 Com o aprimoramento dos métodos, surgiu o método moderno com base no científico, que para investigar e alcançar seus objetivos deve cumprir algumas etapas necessárias: o descobrimento do problema, colocação precisa do problema, procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema, tentativa de solução do problema com auxílio dos meios identificados, invenção de novas ideias, obtenção de uma solução, investigação de consequências da solução obtida, prova ou comprovação da solução e correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta.
 O autor apresenta ainda no texto os métodos específicos das ciências sociais. O método de abordagem, discriminado da seguinte forma: Indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético, através dele é possível fazer uma abordagem mais ampla dos fenômenos naturais e/ou sociais.
E por fim os “os métodos de procedimento”, o método histórico, comparativo, monográfico,estático,tipológico,funcionalista e estruturalista, são geralmente utilizados ao mesmo tempo para investigar determinada situação, podem se manifestar juntos.

Outros materiais