Buscar

Analise textual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Analise textual
Livro : Macroeconomia 5º edição ( Cap. 1 e 2) , Oliver Blanchard ;
Introdução
A macroeconomia estuda a economia como um todo analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados como renda e produtos nacionais, nível de inflação desemprego, nível geral de preço, investimentos, taxas de câmbio, balanço de pagamento, políticas fiscais etc... Que servem para analisar e ter uma visão geral das questões que afetam a economia. Através da macroeconomia podemos descrever sua evolução o índice de desenvolvimento do produto criando através de estudos e analise , possíveis soluções econômicas.
Desenvolvimento
Ao estudar uma economia os economistas estudam três variáveis : O produto , a taxa de desemprego e a inflação . O produto nacional que é estudado em uma atividade agregada em forma de sistema contábil, esse sistema de produto agregado é fundamental para calcular o produto interno bruto(PIB) que é caracterizado pelo total de valores contabilizados a partir dos bens e serviços produzidos em um certo período, ele é um fatos bastante aplicado nas análises sócio econômicas com o fim de mensurar o nível de desenvolvimento de determinadas localidades.
A macroeconomia pode ser pensada em função do horizonte temporal a que respeita a realidade que se está a analisar. No longo prazo, está em causa a tendência de crescimento da economia, enquanto no curto prazo interessa analisar os ciclos econômicos, ou seja, as flutuações em torno dessa tendência.
A análise de curto prazo pressupõe, como já indicado, que a economia se encontra mais ou menos afastada do seu nível de pleno emprego e portanto o objetivo fundamental da macroeconomia de curto prazo é aproximar o PIB ou o rendimento efetivo do PIB ou rendimento de longo prazo. 
Associado a este objetivo está o de manter uma taxa de desemprego baixa, ou seja o de aproximar o mais possível a taxa de desemprego daquela que corresponde ao nível de produto potencial. A esta taxa de desemprego de referência dá-se a designação de taxa de desemprego natural.
No longo prazo, aquilo que é decisivo é o bem-estar das gerações futuras e tal relaciona-se com a capacidade de acumular riqueza no tempo. Considere-se o seguinte exemplo: numa economia, o crescimento do PIB real é, em média, de 5% ao ano; sob este cenário, o nível de vida deste país irá duplicar em pouco mais de 14 anos . 
O exemplo serve para perceber a importância do crescimento - dois países com idêntico nível de vida hoje podem rapidamente, no espaço de menos de uma geração, tomar caminhos completamente divergentes no que respeita ao bem-estar material quando estão sujeitos a taxas de crescimento anual que diferem apenas em alguns poucos pontos percentuais.
A definição de emprego são pessoas que estão exercendo uma profissão remunerada , o desemprego é o numero de pessoas que não tem trabalho e estão a procura de um. O calculo da taxa de desemprego é um pouco mais difícil ,pois tendo em vista que existem pessoas desempregadas e remuneradas ( aposentadoria,seguro desemprego) segundo o autor Oliver Blanchard o desemprego preocupa os economistas por dois motivos . O primeiro é seu efeito direto sobre o bem-estar, o segundo é porque sinaliza que a economia pode não estar usando alguns de seus recursos de maneira eficiente.
A taxa de desemprego muito elevada pode provocar uma recesso na economia e gerar uma crise como é o caso da Europa que teve um baixo crescimento do produto acompanhando com uma elevada taxa de desemprego. A inflação (ou nível de preço) é uma elevação do nível geral dos preços que influencia na demanda dos produtos consumido, a inflação provoca distorções variações nos preços provoca mudança nas distribuições de renda e a uma maior incerteza dificultando a tomada de decisões pelas empresas com relação ao futuro.
Inflação é um aumento sustentado do nível geral dos preços — o nível de preço.
A taxa de inflação é o percentual de aumento do nível geral de preços.
Deflação é uma queda sustentada no nível de preço ou uma taxa de inflação negativa.
Observação: O deflator do PIB mede o preço médio dos bens incluídos no PIB, enquanto o índice de preços ao consumidor (IPC) mede o preço médio de consumo ou, de forma equivalente, o custo de vida.
A curva de Phillips é a relação entre desemprego e inflação.Observação: O produto é determinado:
No curto prazo, em alguns anos, pela demanda.
No médio prazo, em uma década ou duas, pelo nível de tecnologia, o estoque de capital e pela força de trabalho.
No longo prazo, em meio século ou mais, por fatores como educação, pesquisa, poupança e qualidade do governo.
Conclusão 
Essas são as principais variáveis da macroeconomia, produto agregado , taxa de desemprego e inflação. A economia estável e bem sucedida é aquela que tem o alto crescimento do produto , baixa taxa de desemprego e inflação baixa . Essas variáveis que são as principais ferramentas para comparar algumas economias como a dos E.U.A , da Europa , da China , da Índia e analisá-las para solucionar os problemas dentro da economia e prever algumas variações .
Tabela de esclarecimentos
VOCABULÁRIOS :
Defict : O que falta para completar uma conta ,orçamento ,etc.
Recessão : período de baixo crescimento ou declínio da atividade produtiva e do mercado.
DOUTRINAS :
Esta implícita no texto
FATOS:
Aumento da inflação e do desemprego dos EUA nos
Crises de desemprego na Europa
crescimento elevado do produto na China
AUTORES :
Oliver j. Blanchard ( Amiens, 27 de dezembro de 1948) é um economista francês e professor de economia do MIT, Blanchard doutorou-se em economia no MIT.
Blanchar publicou muitas pesquisas no campo da macroeconomia , incluindo livros voltados para alunos de graduação, sendo o mais populoso deles o Macroeconomicas.

Outros materiais

Perguntas Recentes