Buscar

portugues 4 4 periodo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.: 201602431081)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Defendo o ponto de vista de que o ensino de língua portuguesa deveria centrar-se em três práticas: leitura de textos, produção de textos e análise lingüística. Essas práticas, integradas no processo de ensino-aprendizagem, têm dois objetivos interligados:
a) tentar ultrapassar, apesar dos limites da escola, a artificialidade que se institui na sala de aula quanto ao uso da linguagem;
b) possibilitar, pelo uso não-artificial da linguagem, o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita. Uma coisa é saber a língua, isto é, dominar as habilidades de uso da língua em situações concretas de interação, entendendo e produzindo enunciados adequados aos diversos contextos, percebendo as dificuldades entre uma forma de expressão e outra. Outra coisa é saber analisar uma língua, dominando conceitos e metalinguagens, a partir dos quais se fala sobre a língua, se apresentam suas características estruturais e de uso (GERALDI, 1996)
Após ler o texto, marque as assertivas corretas:
i) Para que o aluno domine a língua padrão, o professor deve usar em suas aulas exclusivamente textos de gêneros literários retirados de livros clássicos.
ii) O professor de língua portuguesa deve levar o aluno a abandonar a linguagem aprendida no contexto familiar ou social em que vive, para adotar, em todas as situações, o emprego do português no padrão formal.
iii) A produção de textos na escola deve respeitar a natureza da escrita, envolvendo leituras, planejamento, elaboração, revisão e reelaboração da redação a ser produzida.
		
	
	Apenas a assertiva iii está correta
	 
	Nenhuma assertiva está correta
	 
	Apenas a assertiva ii está correta.
	
	Estão corretas todas assertivas
	
	Assertiva i e ii estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602431924)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na reunião de planejamento do ano letivo, a gestora da creche Gabriela Mistral leu o texto a seguir: "Precisaríamos de um verbo letrar para nomear a ação de levar os indivíduos ao letramento... Assim, teríamos alfabetizar e letrar como duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais de leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado" ( SOARES, 1998).
Mesmo sabendo que a educação infantil não tem como objetivo a alfabetização sistemáticas das crianças, esta creche quer trabalhar cotidianamente a leitura e a escrita para promover as competências de letramento que são necessárias em nossa sociedade. Das alternativas abaixo, qual é a única que representa de fato, uma prática de letramento na educação infantil?
		
	
	Copia nos cadernos das sílabas das palavras chaves que serão introduzidas semanalmente com o objetivo de trabalhar a consciência fonológica.
	 
	Visita semanal à biblioteca da escola, com o objetivo de levar seus alunos a fazer suas próprias escolhas no acervo e conhecerem importantes autores da literatura infanto-juvenil.
	
	Ditado de palavras escritas com dígrafo para a criança aprender a usá-lo.
	
	Oferecer diariamente um conjunto de letras do alfabeto para os alunos manusearem livremente.
	
	Exercício de coordenação motora-fina nas folhas mimeografadas com letras pontilhadas, com o objetivo de trabalhar a destreza motora.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602426548)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre alfabetização e letramento, analise as afirmativas.
I - A alfabetização demonstrada pela pesquisa psicogenética descarta o ensino de letras, sílabas e palavras e coloca o texto e sua compreensão como ponto de partida e de chegada da alfabetização.
II - Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado.
III - A primeira condição para o letramento é que haja escolarização real e efetiva da população.
IV - A escola deve priorizar o ensino da escrita, pois a concepção de alfabetização parte da notação escrita e centra-se na grafia correta das palavras.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II e IV, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602433738)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As opções apresentam objetivos do ensino da língua portuguesa, EXCETO em:
		
	
	O ensino de língua portuguesa deve analisar os usos da língua nas modalidades oral e escrita em diferentes situações de vida.
	
	O objetivo do ensino da língua portuguesa é analisar o comportamento linguístico da sociedade e dos indivíduos em várias situações.
	 
	O objetivo do ensino da língua portuguesa é analisar os usos da língua considerada culta e de maior prestígio.
	
	O objetivo do ensino da língua portuguesa é desenvolver a utilização do português para falantes nativos.
	
	O objetivo mais geral do ensino de português é mostrar como funciona a linguagem humana.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602952157)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tendo em vista o fenômeno da variação linguística, cabe ao professor de Língua Portuguesa, desde os anos iniciais, considerar que, EXCETO:
		
	
	as variedades linguísticas são de natureza social, regional, histórica e estilística, o que torna a língua de um povo cada vez mais rica.
	
	as palavras caem em desuso, por isso palavras do passado podem não ser compreendidas por crianças e jovens de hoje.
	
	as variedades linguísticas regionais podem apresentar diferenças de pronúncia, de vocabulário e de ordem das palavras, mas isso não configura erro.
	 
	as variedades linguísticas no Brasil só ocorrem no nível fonético, ou seja, na pronúncia das palavras, por isso não precisa ensinar a língua falada na escola.
	
	linguisticamente, não há erro se aquilo que é falado serve para estabelecer comunicação.

Outros materiais