Buscar

Revisão av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tanto Logistica como Marketing desempenham papeis importantes no Nivel de Serviços ao cliente. Qual o papel da Logistica no Nivel de Serviços ao cliente ? 
 De acordo com Novaes (2001), entre as principais funções, a moderna logística procura incorporar: prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda cadeia de suprimentos e satisfazer a necessidade do cliente, mantendo nível de serviço preestabelecido e adequado, com o menor custo possível. Valendo-se de uma maior integração entre as funções correlatas ao processo logístico, é interessante observar que a ligação das atividades propicia a um desencadeamento de processos positivos que melhor relacionam-se com os complexos níveis de exigência dos consumidores. De acordo com Bowersox e Closs (1996), os processos logísticos atuam positivamente no atendimento dessas expectativas a medida que adicionam valor ao produto ocorre a disponibilização dos produtos onde os mesmos são necessários e desejados. Para que isso possa acontecer é necessário que esses processos sejam entendidos e coordenados de forma integrada. 
 São cinco os modais de transporte de cargas: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo. Cada um possui características operacionais específicas e, conseqüentemente, estruturas de custos específicas que os tornam mais adequados para determinados tipos de produtos e de operações. Quais as características do TRANSPORTE AEROVIÁRIO DE CARGAS ? 
Gabarito: O transporte aeroviário tem tido uma demanda crescente de usuários, embora o seu frete seja significativamente mais elevado que o correspondente rodoviário. Em compensação, seu deslocamento porta a porta pode ser bastante reduzido, abrindo um caminho para esta modalidade, principalmente no transporte de grandes distâncias. Este tipo de transporte é utilizado principalmente nos transportes de cargas de alto valor unitário (artigos eletrônicos, relógios, alta moda, etc) e perecíveis (flores, frutas nobres, medicamentos, etc). Como exemplos deste meio de transporte estão os aviões dedicados e aviões de linha. 
A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA ?
 Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
Nas empresas em que o setor de armazenagem e distribuição possui formato tradicional e um menor grau de automação integrada, são comuns falhas operacionais como:
Longo tempo de preparação dos pedidos (separar, embalar, classificar, etiquetar, disponibilizar para embarque, etc.
A logística sofreu significantes alterações ao longo de sua existência, tornando-se uma importante ferramenta de controle e redução dos custos e desperdícios. Sendo assim, podemos dizer que os fundamentos da Logística a nível estratégico são: 
Nível de serviço ao cliente e Redução / Otimização dos custos.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos gera uma série de benefícios, das alternativas abaixo qual NÃO é um benefício gerado pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Transferência dos custos da operação para os fornecedores.
 Na visão cíclica, os processos são divididos em uma série de ciclos, realizados na interface entre cada estágio sucessivo de uma cadeia de suprimento. 
 Na visão push/pull, os processos são divididos em duas categorias. Uma acionada em resposta aos pedidos dos clientes (pull) e outra em antecipação aos pedidos dos clientes (push)
Podemos notar que alguns processos são comuns a todos os elos da Cadeia de Suprimentos e são esses processos, portanto que trazem mais impactos em custos para a Cadeia.
 Quando nos referimos à armazenagem estamos nos reportando aos espaços físicos, onde são guardadas, as mercadorias. 
 Atualmente as empresas buscam ter os estoques em níveis mínimos possíveis, já que tê-los zero é muito difícil para a grande maioria das empresas.
Para utilizar a informação, a empresa precisa coletá-la, acessá-la e analisá-la. Em relação às metas dos sistemas de gestão da cadeia de suprimentos no que se refere à tecnologia de informação.
Permitir a emissão de relatórios mais completos contribuindo, em geral, para a tomada de decisão. 
 Analisar, planejar atividades e realizar trade-offs baseados na informação da cadeia de suprimentos como um todo. 
Acessar qualquer dado no sistema a partir de um ponto-único-de-contato. 
 Coletar informação de cada produto, do ponto de produção até a entrega ou compra do produto

Outros materiais