Buscar

Sistema Público de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Sistema Público de Saúde
Todos têm direito a serviços de saúde e são atendidos igualmente. O sistema de saúde canadense foi construído em torno do princípio de equidade, no qual todos os cidadãos recebem os serviços médicos e hospitalares necessários (universalidade) e são atendidos igualmente (equidade). Na prática não importa se você é pobre ou rico, você será atendido igualmente. E ninguém é deixado para trás se não pode pagar pelo serviço. Não há hospitais para determinados segmentos da população e o atendimento é realmente igualitário. Este princípio é uma das bases do SUS, o sistema único de saúde do Brasil.
Cada província tem o seu sistema de saúde e suas regras. O sistema de saúde do Canadá é informalmente chamado de Medicare, cada uma das províncias e territórios possuem seu sistema e suas regras específicas. No total são 13 sistemas de saúde. Em Ontário, por exemplo, o nome do sistema de saúde é OHIP. Se pensarmos em filas de espera para ver especialistas, Ontário é a província com as menores filas, seguido de Quebec e Alberta. Se pensarmos na falta de médico, a província de Quebec é a pior, já que 26% dos seus residentes não possuem um médico de família. Portabilidade, ou a capacidade de mudar de cobertura de saúde ao mudar de província. Quando você muda de uma província para outra a mudança da cobertura da saúde demora 3 meses para ser efetuada, e durante estes 3 meses a sua província antiga é responsável pelos seus gastos com saúde.
Benefícios suplementares como medicamentos e dentistas geralmente não são cobertos pelo sistema. As províncias e territórios fornecem cobertura para certos grupos (idosos, crianças e residentes de baixa renda) de serviços de saúde que geralmente não são cobertos pelo sistema de saúde financiado publicamente. Esses benefícios de saúde suplementares geralmente incluem medicamentos prescritos fora dos hospitais, cuidados dentários, cuidados com a visão, equipamentos médicos e aparelhos (como próteses e cadeiras de rodas) e os serviços de outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas. O nível de cobertura varia de província para província. Aqueles que não se qualificam para estes benefícios complementares sob planos governamentais pagam por esses serviços diretamente ou através de planos de seguro de saúde privados. Muitos canadenses através de seus empregadores ou por conta própria estão cobertos por seguro de saúde privado e o nível de cobertura fornecida varia de acordo com o plano adquirido.
Não há nenhuma conta ou nenhum pagamento direto para os médicos. Os canadenses não podem ser cobrados por nenhum dos serviços que os médicos os fazem. Em algumas províncias os médicos podem cobrar uma pequena taxa ao paciente por consultas perdidas, por atestados médicos e por prescrição de medicamentos feita por telefone, todos os itens para os quais um médico não recebe pagamento da província.
Médico de família é uma especialidade médica caracterizada pela atenção integral à saúde ou atenção básica à saúde. No Canadá é o médico que você vai quando algo não vai bem (não é uma emergência, porque se for vai direto ao hospital). É o médico de família que vai conhecer seu histórico, vai fazer check-ups e pedir exames e vai te encaminhar para os especialistas. O médico de família fará um “primeiro diagnóstico”, irá te encaminhar para o especialista. Se ele achar que não há nada errado ele não irá te encaminhar e pode ser que você não descubra algum problema ou não trate de algo que deveria ser tratado.
Uma das características do sistema de saúde funcionar bem é que os médicos são trabalhadores independentes, não empregados do governo. O Canadá tem um sistema de saúde financiado publicamente, mas a grande maioria dos médicos não trabalham para o governo. Os médicos trabalham por conta própria, o que significa que eles podem determinar suas próprias horas e local de trabalho, além de serem responsáveis ​​por pagar seus empregados, pelo espaço que atuam (consultório) e outras despesas gerais. Os médicos ganham dinheiro cobrando o governo provincial pelos serviços que prestam aos pacientes.
Quem pode usufruir do sistema de saúde canadense? Depende de qual província você está falando. No caso de Ontário (OHIP), se você é um cidadão canadense, residente permanente e imigrante você tem direito ao OHIP. Se você possui visto de estudante você não tem direito ao OHIP. Se você tem visto de trabalho você só terá direito ao OHIP se você tiver um emprego full-time de no mínimo 3 meses, com um contrato de pelo menos 6 meses (caso este emprego seja temporário) e estar fisicamente presente em Ontário por um determinado número de dias por ano. Turistas e visitantes não possuem direito a usar o sistema de saúde daqui gratuitamente.
Corrêa, A. Pobres e ricos têm tratamento idêntico em sistema único no Canadá. Winston-Salem (EUA) para a BBC Brasil, setembro, 2014. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140922_medico_salasocial_eleicoes2014_canada_ac_cq. Acesso em: 14 out. 2017.

Outros materiais