Buscar

PROJETO DE EXTENSÃO para compARTILHAS PASSEI DIRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETO DE EXTENSÃO:
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS (DSTs) EM ADOLESCENTE
 
Orientador(a): Renata Ap. de C. Bittencourt 
Orientada: Mikaély Nogueira Contim Batista
Curso: Biomedicina 7º semestre
Assis-SP
2017
INTRODUÇÃO
São caracterizadas como DSTs doenças adquiridas através de relação sexual sem o uso de preservativos, sendo causadas por vírus, bactérias ou algum outro microrganismo transmitido através do ato sexual.
Certas doenças são classificadas como sintomáticas, expondo pequenas bolhas ou úlceras, entre outros sintomas; e as assintomáticas, ou seja, podem não apresentar sintomas tanto para o homem quanto para a mulher. 
Dentre as variáveis doenças, destacam-se as mais comuns entre os jovens com faixa etária de 10 a 20 anos.
Sendo elas:
AIDS: é uma patologia que acomete o sistema imunológico do indivíduo, mediante o contato com o vírus HIV, sua principal característica é o enfraquecimento do sistema imunológico, possibilitando que doenças oportunistas distintas contamine o sujeito portador da AIDS. Sua transmissão ocorre quando há relações sexuais sem o uso de preservativos; transfusão de sangue contaminado; de forma vertical ou seja de mãe para filho sendo pela amamentação ou durante o parto; a partilha de seringas e a utilização de objetos que não foram esterilizados. Embora não se tenha a cura para tal doença, existe um tratamento com antirretrovirais, que potencializam o sistema imune e consequentemente combatem o vírus HIV.
Papiloma Vírus (HPV): A doença é originada devido o contato com o vírus HPV, a mesma é transmitida através do contato sexual sem uso de preservativos. O indivíduo contaminado nem sempre apresenta sintomas, mas as características da doença são bastante visíveis, visto que as áreas genitália tanto masculina quanto feminina apresentam algumas deformidades como verrugas. O tratamento é por vacinas que estimulam o sistema imunológico na produção de anticorpos. 
Gonorreia: A infecção ocorre pelo contato direto com indivíduos contaminação pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, a mesma é transmitida somente de duas formas, por relação sexual sem o uso de preservativos ou por via vertical, de mãe para feto. O tratamento mais adequado é a administração de antibióticos.
Herpes genital: Uma das quais não apresenta cura, porem existe um tratamento no qual se utiliza pomadas na região infectada, o mesmo tem uma variação de um paciente para o outro, a herpes é causada por um vírus que afeta as genitálias causando primeiramente bolhas, e em seguida feridas acompanhadas de ardor e formigamento; 
Hepatites virais (B; C; D): 
- Hepatite B: Considerada como soro-homólogo, a doença é causada pelo vírus VHB, está presente no leite materno; esperma e no sangue. Por mais que seja totalmente curável, é considerada uma doença sexualmente transmissível e essa contaminação ocorre devido a relação sexual sem utilização de preservativos; de forma vertical, ou seja, de mãe para feto ou durante a amamentação e ao compartilhar materiais para o uso de drogas. Seu tratamento é realizado com vacinas que está disponível no sistema único de saúde.
- Hepatite C: A infecção é causada pelo vírus HCV, normalmente são transmitidas através do contato direto com sangue contaminado, mas podem ter casos que de contaminação por transplante, entre outras formas. Não existe uma vacina para a doença, o tratamento é realizado com antivirais porém não existe cura.
- Hepatite D: A doença é causada pelo vírus VHD, mas para que ocorra a infecção o vírus automaticamente depende do vírus tipo B, o contagio é de forma semelhante à das outras hepatites. Não existe um tratamento adequado para tal doença. 
Sífilis (cancro duro): A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema palladium, sua transmissão ocorre da mesma forma que as demais, através do contato sexual sem uso de preservativos; via vertical; transfusões; transplantes, entre outras maneiras conhecidas. Seu tratamento ocorre de forma simples, utilizando antibióticos para a melhora do paciente.
Tricomoniase: Diferente de todas citadas a cima, a Tricomoniase é a única causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a doença é transmitida pelo contato sexual sem uso de preservativos, o tratamento para a mesma ocorre de forma simples é utilizado medicamentos antibióticos como metronidazol.
A melhor prevenção para ambas as doenças sexualmente transmitidas é o uso de preservativo durante o ato sexual; não compartilhar objetos pessoais com pessoas contaminadas, e sempre realizar exames rotineiros com acompanhamento do médico especializado em DSTs.
De acordo com o ministério da saúde, ocorreu nos últimos anos um acréscimo significativo das referentes doenças nos jovens, devido ao descuido com a utilização dos preservativos e a variação constante de parceiros (as).

Outros materiais