Buscar

apol fundamentos filosoficos

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Também os fatos educam. Rousseau é contrário a uma educação livresca e, por isso, acentua a experiência e os fatos. No caso do ensino da história, o preceptor do Emílio é admoestado a mostrar os fatos e não confundir o educando com interpretações [...]
 
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p.29)
 
A respeito do ensino de história, e de acordo com o livro base da disciplina, avalie as assertivas a seguir, e a relação estabelecida entre elas.
 
I. Por meio do ensino de História, Emílio pode estabelecer contato com as pessoas do passado que, da mesma forma como as pessoas do presente, experienciaram situações de trabalho, amor, sofrimento, etc.
 
Porque:
 
II.  Desse modo, é possível a Emilio conhecer ao mesmo tempo o que esses personagens do passado disseram e fizeram. Como todo fato é sempre envolto em interpretações, Emílio deve aprender a conhecer o fato (e não as interpretações), de forma a aplicar o seu próprio julgamento sobre eles.
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	
	A
	As duas assertivas são corretas e a segunda complementa a primeira.
Você acertou!
“[...] Nesse sentido, o autor propõe aquilo que muitos comentadores [...] chamam de moral negativa, isto é, o importante não é ensinar a Emilio a virtude, mas evitar que ele aprenda o vício. Para tanto, é importante estimular no jovem o sentimento de empatia, isto é, ele deve ser capaz de se colocar no lugar de outra pessoa, tentando se solidarizar com os sentimentos alheios. Isso exige que Emílio tome contato com outras pessoas, que as conheça, mas esse contato, pelo menos de início, não pode ser direto, pois as pessoas são dissimuladas.” (p. 56-57). “Desse modo, é muito importante o estudo da história. Por meio dela, Emílio pode ter contato com as pessoas do passado que, como as do presente, também amaram, sofreram, trabalharam, traíram, acordavam-se etc. Como os personagens do passado podem ser vistos de maneira completa, ao mesmo tempo, o que disseram e o que fizeram, o que o leva a compreender o que é a dissimulação, sem necessariamente torná-lo também dissimulado.” (p. 57)
	
	B
	Somente a primeira assertiva é correta, sendo a segunda falsa.
	
	C
	Somente a segunda assertiva é correta, sendo a primeira falsa.
	
	D
	As duas assertivas são corretas, porém não se complementam.
	
	E
	A primeira assertiva contraria a segunda.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Nada mais distante do pensamento de Voltaire que o espírito investigador. [...] Não passou, a vida inteira, de um propagandista da fé secular. O objetivo da “filosofia” de Voltaire não era promover a pesquisa e muito menos defender o ceticismo: era fundar um novo credo. Deseja substituir a religião cristã pela crença humanista do Iluminismo. [...]
 
Fonte: GRAY, John. Voltaire: Voltaire e o iluminismo. São Paulo: UNESP, 1999. (p. 7)
 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I. ( ) Voltaire foi o primeiro pensador a defender a separação dos alunos em classes, divisão esta feita de acordo com a sua faixa etária
II. ( ) A valorização da razão e do ideal burguês eram temas recorrentes na obra de Voltaire.
III. ( ) Voltaire era um crítico do sistema político da França, sistema no qual o rei tinha o poder absoluto.
IV. ( ) O conceito de alienação é usado por Voltaire para explicar a falta de possibilidade do indivíduo para pensar por si mesmo.
 
Agora marque a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F – F.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	V – F – V – F.
	
	D
	V – F – F – V.
	
	E
	F – V – V – F.
Você acertou!
As sentenças II e III são verdadeiras. No livro Cândido, Voltaire retoma os mesmos temas – valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista [...] (p. 50). Alem disso, [...] Voltaire criticava veladamente o sistema político Francês, no qual o rei tinha o poder absoluto para o bem, mas principalmente para o mal (p. 50).
As sentenças I e IV são falsas, visto que foi Comenius o primeiro pensador a defender a separação dos alunos em classes de acordo com sua faixa etária, e o conceito de alienação é fundante para a compreensão do pensamento de Karl Marx.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz. [...]
Fonte: MAGEE, Bryan. História da filosofia. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 83)
De acordo com o texto e com o conteúdo da disciplina, analise as assertivas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – F – V – F.
Você acertou!
As assertivas I e III são VERDADEIRAS, visto que “René Descartes, que viveu no século XVII, foi um dos mais influentes filósofos racionalistas. [...] (p. 35) e “Para o racionalismo, todo conhecimento verdadeiro deriva da pura razão. [...]”. (p. 34). Já as assertivas II e IV são FALSAS pois “Como afirmava Descartes, se, para pensarmos, não necessitamos de nada material, é porque o conhecimento não depende dos sentidos. Para esse filósofo, as ideias humanas são inatas, isso é, já nascem conosco [...]” (p. 35) e “Em oposição a Descartes, os filósofos empiristas não aceitam a teoria das ideias inatas. [...] Assim como os pensadores cristãos, Bacon (1979) também acredita na existência de obstáculos que impedem a razão de alcançar a verdade. [...] porém, Bacon não identifica esses obstáculos com o pecado, mas sim com os nossos preconceitos.” (p. 35)
	
	C
	V – V – F – F.
	
	D
	F – F – V – V. 
	
	E
	F – V – V – F.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte – não uma ciência! – cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. “Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação” [...].
 
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p.30)
 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
( ) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física lhe são um problema.
( ) A sua obra intitulada “O Cândido” retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças.
( ) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V – V – F.
	
	C
	V – F – V.
A primeira sentença é VERDADEIRA pois, “Para Rousseau, outro grande problemarelacionado às crianças pequenas é a punição física. Como a criança pequena vive em um mundo de liberdade espontânea e natural, ela desconhece o conceito de disciplina; portanto, deve aprender, não sob ameaça de castigo, mas percebendo as consequências de suas próprias ações. O castigo é sentido pela criança como uma injustiça e só gera ressentimento [...]” (p. 56). Da mesma forma, a terceira sentença é VERDADEIRA: “De modo geral, podemos dizer que a proposta pedagógica de Rousseau consiste em deixar o educando o máximo possível junto à natureza e afastado da civilização, de modo que seu caráter natural, essencialmente bom, não se corrompa. [...] (p. 58)”.
A segunda sentença caracteriza-se como FALSA, pois o livro O Candido foi escrito por Voltaire, e não por Rousseau.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	F – V – F.
Questão 5/10
As realizações de Kant deveram-se ainda ao fato de que ele representou muito bem o espírito crítico do Esclarecimento do século XVIII. Trata-se de um espírito de radical questionamento e auto-reflexão, que exige de toda atividade humana que possa justificar-se ante o tribunal da razão. Kant aplicou esse espírito em cada área da vida: às ciências, à crítica estética, à moralidade, à política e acima de tudo à religião. [...]. Na teoria do conhecimento, Kant é um racionalista, mas limita o conhecimento humano ao que pode ser dado pela experiência. [...]
 
Fonte: WOOD, Allen W. Kant. São Paulo: Artmed, 2008.
 
De acordo com o fragmento de texto apresentado e com os conteúdos do livro-base, qual a compreensão do Kant para a questão do conhecimento?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Kant compreendia a objetividade do conhecimento como totalidade da realidade histórica, o que era sempre visto como ponto indispensável para a validação do saber como filosófico e científico.
	
	B
	Kant concebia o conhecimento como objetivista, ou seja, como algo que constrói relações objetivas a partir das práticas e das representações das práticas, o que conferia ao mundo social o seu caráter de evidência natural.
	
	C
	Kant entendia que o conhecimento não é resultante apenas do objeto ou do sujeito, mas sim da ação dinâmica entre sujeito e objeto, sendo que a experiência é aquilo que mantém o conhecimento sempre atualizado.
Você acertou!
[...] De acordo com o filósofo alemão, portanto, o conhecimento é resultado não só do sujeito nem só do objeto, mas da ação combinada de ambos. É a ação do sujeito que permite conferir universalidade ao conhecimento, mas é a experiência que o mantém sempre renovado. Com isso, Kant consegue explicar filosoficamente aquilo que os cientistas já realizavam na prática. (p. 38).
	
	D
	Kant deduzia que a reflexão filosófica acerca do conhecimento deveria harmonizar-se com a experiência e a consciência moral, pois estes seriam os únicos guias confiáveis para a ação da ciência.
	
	E
	Kant percebia o conhecimento como atitude investigativa da realidade, a serviço de um objetivo prévio, posto em prática intencionalmente; a partir da qual resulta a prática consciente do humano no mundo social.
 
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.
 
Fonte: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. (p. 38)
 
Conforme o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os pensadores às suas proposições:
 
Voltaire
Rousseau
 
(  ) Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época, é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostas que perpassam sua obra.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2.
Você acertou!
Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado. (p. 53)
Voltaire - A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática. (p. 51)
Rousseau - Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias. (p. 56)
Rousseau - Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra. (p. 52)
	
	C
	1 – 1 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	E
	2 – 2 – 2 – 1.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] aprendem comportamentos e modos de sentir dos membros dos grupos dos quais participam. Por isso a educação "cria no homem um ser novo", insere-o em uma sociedade, leva-o a compartilhar com outros de uma certa escala de valores, sentimentos, comportamentos. Mais do que isso, nasce daí um ser superior àquele puramente natural. E se as maneiras de agir e sentir próprias de uma sociedade precisam ser transmitidas por meio da aprendizagem é porque são externas ao indivíduo.
 
QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (p. 70)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, analise as proposições a seguir, a respeito de Émile Durkheim:
 
I – Durkheim atribui extrema importância ao “individual”, em detrimento ao social. O indivíduo, nesse caso, está acima do grupo social.
II – Segundo as proposições de Durkheim, todas as convicções que temos não são inatas, mas sim, aprendidas na interação com o meio.
III – Conforme Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados da mesma forma como as coisas em geral.
IV – As proposições de Durkheim podem ser classificadas como funcionalistas, ou seja, como um dos ramos do positivismo.
 
Agora assinale alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I, II e III apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições II, III e IV apenas.
Você acertou!
A proposição II está correta: “Outro importante princípio da teoria de Durkheim é o de que os conhecimentos, crenças, hábitos, valores, normas, tudo vem do exterior, isto é, do meio em que o indivíduo vive. Mesmo que um indivídio cultive profundas convicções como o apoio a determinado partido político, o repúdio ao aborto ou a aceitação de determinada doutrina religiosa, não se pode esquecer que essas convicções não são inatas, mas aprendidas pelo indivíduo por meio de sua interação com meio.[...]” (p. 80). A proposição III está correta: “Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia.” (p. 79). A proposição IV está correta: “[...] Embora não seja conhecido especificamente como filósofo, e sim como sociólogo, Durkheim é importante para a filosofia pelo fato de ser o principal representante da corrente funcionalista, um desdobramento moderno do positivismo. [...] (p. 79).
Já a proposição I é considerada falsa uma vez que: “As teorias pedagógicas de Durkheim estão intimamente associadas a uma concepção que atribui a primazia do social em detrimento do individual. [...]” (p. 81).
	
	C
	Estãocorretas as proposições I, II e IV apenas.
	
	D
	 Estão corretas as proposições III e IV apenas.
	
	E
	Estão corretas as proposições II e III apenas.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas, estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas. [...]
 
ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2004.(p. 120)
 
De acordo com o texto e com o conteúdo e livro-base da disciplina, qual motivo faz com que a metafísica seja, pouco a pouco, substituída pelo método positivo, da ciência?
 
	
	A
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar, de fato, coisa alguma.
Você acertou!
“[...] Ainda de acordo com Comte, com o passar do tempo, as explicações sobrenaturais são pouco a pouco abandonadas, cedendo lugar às explicações metafísicas, nas quais os fenômenos são explicados a partir da natureza das próprias coisas. Na visão de Comte, porém, as explicações metafísicas constituem apenas jogos de palavras que não chegam a explicar coisa alguma de fato. (p. 71).
	
	B
	Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, baseados em elementos sobrenaturais.
	
	C
	Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma reinterpretação das ideias de Marx e Engels.
	
	D
	Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento do clero e a valorização dos ideais burgueses.
	
	E
	Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, postula um retorno à verdadeira essência humana.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O gênio de Rousseau, que consagra a originalidade radical de sua empreitada, é o de ter pensado a educação como uma nova forma de mundo engajado, contraditoriamente, em um processo histórico de deslocamento. Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela “graça educacional”; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser [...]
 
Fonte: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (p. 13-14)
 
De acordo com as aulas e com o livro-base da disciplina, analise as sentenças a seguir:
 
I – Defendendo que Deus criou o homem e a natureza, para Rousseau as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II – Um dos preceitos de Rousseau é de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III – Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
 
Agora assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as sentenças II e III, apenas.
O mais influente filósofo da vertente naturalista é Jean-Jacques Rousseau, pensador natural de Genebra, nascido no século XVIII. Segundo Rousseau, o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Em muitos aspectos, porém, ele estava na contracorrente de seu tempo e polemizava frequentemente com seus contemporâneos. [...] (p. 48)
	
	B
	Estão corretas as sentenças I e II, apenas.
	
	C
	Estão corretas as sentenças I e III, apenas.
	
	D
	Está correta a sentença III, apenas.
	
	E
	Está correta a sentença I, apenas.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Alguns pré-socráticos conceberam como “almas” todos os “princípios das coisas” enquanto “coisas vivas”. [...] Contudo, antes de Platão se constituiu um complexo de especulações sobre a ideia de alma que mais tarde foi absorvido e, por assim dizer, “purificado” por esse filósofo. [...] Começou-se a crer que há em cada homem uma realidade de ordem divina, que preexistiu ao corpo e perdurará depois da morte e degeneração do corpo. [...] Platão acolheu essas ideias e aprimorou-as consideravelmente. No princípio, no Fédon, defendeu um dualismo quase radical do corpo e da alma. [...] A teoria da alma pura é em Platão o fundamento de sua teoria do conhecimento verdadeiro [...].
 
Fonte: FERRATER MORA, J. Dicionário de filosofia. 2 ed. Tomo I. São Paulo: Edições Loyola, 2004. P. 87.
 
            Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da teoria de Platão sobre o ser humano, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I – O ser humano, para Platão, é sempre formado por dois elementos básicos, o corpo físico (material) e a alma (essência).
II – A alma humana é, para Platão, imaterial, e justamente por isso podemos dizer que ela é da mesma natureza das ideias.
III – O corpo, enquanto invólucro da alma, aprisiona-a, e, segundo Platão, impede-a assim de atingir o mundo inteligível.
IV – A alma é, na teoria de Platão, compreendida como um sopro, uma espécie de respiração, sem a qual o homem morre.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. A teoria de Platão sobre o conhecimento está estreitamente ligada ao modo como ele entende o ser humano. O homem, segundo o filósofo, resulta da união de dois elementos heterogêneros – a alma inteligível e o corpo material. A alma humana é da mesma natureza das ideias e, portanto, tem uma predisposição natural para conhecê-las. (p. 26). Para Platão, a união entre corpo e alma se dá de forma violenta. O corpo serve de prisão para a alma, que, enquanto estiver unida a ele, permanece incapaz de ascender ao mundo inteligível. (p. 27). A alternativa IV é falsa porque Platão não utiliza como metáforas palavras como “respiração” ou “sopro” para referir-se à “alma”.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes