Buscar

CAPTURA, COMÉRCIO E TRÁFICO DE ANIMAIS GRUPO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Captura, comércio e tráfico de animais silvestres
Alunos: Emannuelly Amaral e Lucas Verciane
Docente: Délcio César Cordeiro Rocha
Disciplina: Conservação e Manejo da Fauna
1
Prática lucrativa
O tráfico de animais silvestres está entre as atividades ilícitas mais praticadas no mundo, atrás apenas do tráfico de armas, tráfico de drogas e tráfico de seres humanos, segundo a Polícia Federal.
2
Rota do tráfico no brasil
No Brasil, começa na Região Nordeste, com a retirada de espécies da natureza, e segue até o grande mercado consumidor da fauna no país: a Região Sudeste.
3
Rota do tráfico no brasil
Segundo o Ibama, os estados onde ocorre a maior parte das capturas de animais são Maranhão, Bahia, Ceará, Piauí e Mato Grosso. Já os estados com o maior mercado consumidor são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
4
5
Tráfico de animais
O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. 
6
crueldade
Os animais, depois de capturados, são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte para os centros consumidores.
7
8
9
Pra onde vão?
Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas. 
10
11
12
13
14
Dados oficiais
Conforme a ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Brasil, cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats naturais anualmente, sendo aproximadamente 12 milhões de espécies distintas. 
15
Dados oficiais
Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural.
16
Dados oficiais
Os animais que apresentam comportamento amigável são os preferidos no momento da compra. Micos, papagaios, araras e peixes ornamentais são os mais vendidos. Os valores variam, quanto mais raro for o animal maior o seu preço de venda no mercado. 
17
18
19
20
Centro de triagem - CETAS
Minas é uma das principais rotas de tráfico de animais, com isso, o estado conta com três Centros de Triagem de Animas Silvestres: em Belo Horizonte, Juiz de Fora e em Montes Claros. São Paulo, por exemplo, tem apenas um. Em Minas, o órgão tem gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Ibama. 
21
O que diz a lei?
A proteção da fauna está prevista na Constituição e na Lei nº 9.605/98. A legislação proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização ou licença.
22
Prejuízo ao meio ambiente
 O tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico, havendo uma mudança drástica na cadeia alimentar, além de reduzir de forma considerável a biodiversidade de um determinado ambiente.
23
Prejuízo ao ser humano
 Micro-organismos presentes nos animais silvestres podem causar o surgimento de doenças e sua disseminação entre a população.
24
Fontes bibliográficas
Informações: FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Tráfico de Animais "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/traficoanimais.htm>. Acesso em 16 de agosto de 2017. 
https://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/TraficoAnimais/not03.htm
Fotos: https://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/TraficoAnimais/not03.htm
25

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais