Buscar

CASO 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Administrativo
Priscila de Oliveira
Caso 5
O Governador do Estado X, após a aprovação da Assembleia Legislativa, nomeou o renomado cardiologista João das Neves, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina e seu amigo de longa data, para uma das diretorias da Agência Reguladora de Transportes Públicos Conce didos de seu Estado. Ocorre que, alguns meses depois da nomeação, João das Neves e o Governador tiveram um grave desentendimento acerca da conveniência e oportunidade da edição de determinada norma expedida pela agência. Alegando a total perda de confiança no dirigente João das Neves e, após o aval da Assembleia Legislativa, o governador exonerou-o do referido cargo. Considerando a narrativa fática acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e apresentando a fundamentação legal pertinente ao caso.
A) À luz do Poder Discricionário e do regime jurídico aplicável às Agências Reguladoras, foi juridicamente correta a nomeação de João das Neves para ocupar o referido cargo?
R: A i nda que seja di scri ci onári a a escol ha do c he fe do P ode r E xec uti vo, tal escolha deve ate nta r para o cará ter téc ni co do cargo a ser oc up ado, ve z q ue as A gência s Reg uladoras se caracte rizam pela especi ali zação no se tor regu lado , confor me e xp li ci tado no art . 5 º da Lei n. 99 86/2000. Se ndo assi m, não foi cor reta a no mea ção de João das Ne ves. 
B) Foi correta a decisão do governador em exonerar João das Neves, com aval da Assembleia Legislativa, em razão da quebra de confiança?
R: Uma da s caracte r ís ti cas das A gê ncias Reg uladoras, a estabilida de reforçad a dos di ri gentes. T rata -se de e stab i li da de di ferenci ada, carac teri zada pelo e xe rc íci o d e ma nda to a ter mo, ga ra nti do pela i ndependê nci a téc nica , na qual se a fi g ura i mposs íve l a e xo ne ração “ad nut um”, co nforme i nc l usi ve exp li ci tado no a rt. 9 º da Lei n . 9986/20 00. Po r essas razões, João da s Neve s nã o pod eria ter sido exo nerado pelo go ve r nador.

Outros materiais