Buscar

126 AD2 de Economia Brasileira Contempor nea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2008/2º
Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea
Coordenador da Disciplina: Maxwel Moreira
Data para entrega: 04/11/2008
Aluno (a): ..........................................................................................................................
Pólo: ................................................................................................................................... 
ORIENTAÇÃO:
As respostas das questões têm que ser apresentadas necessariamente de forma manuscrita, de próprio punho. Isso significa dizer que nenhuma outra forma será aceita, como por exemplo, datilografada, digitada ou fotocopiada. 
Cada questão vale 2,5 pontos.
 
Questão 1:
Sabemos que após a Segunda Guerra Mundial o mundo entrou num longo período de prosperidade. Para isso contribuíram a reestruturação e reforma do capitalismo sob a influência das idéias de John Maynard Keynes. Tendo presente esses aspectos, explique, com suas palavras, quais foram os compromissos assumidos e as contrapartidas recebidas por cada uma das partes que participaram do consenso político construído no pós-guerra (consenso keynesiano). 
Questão 2:
Sabendo que uma das características do milagre econômico brasileiro foi o vigoroso programa de exportação, responda, com suas palavras o seguinte:
Que fatores internos explicam o crescimento das exportações brasileiras no período do milagre econômico brasileiro?
Que fatores externos explicam o crescimento das exportações brasileiras no período do milagre econômico brasileiro?
Questão 3 (Atenção: para responder essa questão primeiro identifique se ela é FALSA ou VERDADEIRA e depois justifique por quê).
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) foi crucial para a industrialização brasileira. A respeito do II PND é correto afirmar que sua justificativa impôs uma visão crítica do “milagre econômico”, alegando que este estimulara o setor de bens de consumo, mas não expandira suficientemente a produção de insumos básicos e bens de capital.
Questão 4:
No período da chamada Nova República (Governo Sarney) a economia brasileira passou pelas experiências de três planos Econômicos (Cruzado, Bresser e Verão). Em todos esses planos houve tabelamento de preços. Explique como foram feitos os tabelamentos em cada um dos planos e apresente as possíveis diferenças e semelhanças existentes entre os tabelamentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes