Buscar

Fisiologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1- Explique o que é pré carga.
1- É a pressão de sangue presente no ventrículo do coração, após seu enchimento passivo e contração do átrio. Momento antes da ejeção. 
2- Explique o que é pós carga.
2- É a resistência vascular periférica, porém, como esta não pode ser medida, utiliza-se a pressão arterial como parâmetro para avaliar a pós-carga. Quanto maior a pressão arterial, maior é a pós-carga, ou seja, mais difícil é a ejeção. Momento durante a ejeção.
3- Explique como ocorre a condução elétrica no coração.
3- O sistema de condução elétrico intrínseco normal do coração permite que a propagação elétrica seja transmitida do nó sinusal, por ambos os átrios, até o nodo atrioventricular. A fisiologia normal permite posterior propagação, do nodo atrioventricular aos ventrículos e seus respectivos fascículos e subdivisões. O nó sinusal e o nodo atrioventricular estimulam o miocárdio. A estimulação do miocárdio ordenada permite a contração eficiente de todas as quatro câmaras do coração, permitindo assim perfusão seletiva do sangue através dos pulmões e pela circulação sistêmica.
4- Explique a pequena e grande circulação.
4- Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.
Grande circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue arterial rico em oxigênio é bombeado para os principais órgãos do corpo humano e retorna como sangue venoso pobre em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é a circulação coração-corpo exceto pulmões-coração.
5- Explique o potencial de ação.
5- Um potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas.
6- Descreva a condução elétrica no coração.
6- O sistema de condução elétrico intrínseco normal do coração permite que a propagação elétrica seja transmitida do nó sinusal, por ambos os átrios, até o nodo atrioventricular. A fisiologia normal permite posterior propagação, do nodo atrioventricular aos ventrículos e seus respectivos fascículos e subdivisões. O nó sinusal e o nodo atrioventricular estimulam o miocárdio. A estimulação do miocárdio ordenada permite a contração eficiente de todas as quatro câmaras do coração, permitindo assim perfusão seletiva do sangue através dos pulmões e pela circulação sistêmica.
7- Explique o reflexo de frank starling.
7- É um conceito da cardiologia, para se referir a capacidade do coração de se adaptar a variações do volume sanguíneo modificando sua contratilidade. Assim, quando entra mais sangue (maior pré-carga) aumenta a força de contração e a quantidade de sangue bombeada para a aorta e quando entra menos sangue (menor pré-carga) sai menos sangue.
8- O que é período isovolumétrico.
8- O período sistólico compreende o período de contração do ventrículo, ou seja, o período de esvaziamento do ventrículo. Inicia-se com a sua contração ventricular e termina com o final da ejeção ventricular, que é um período que se situa imediatamente antes do fechamento das válvulas semilunares. Contração Isovolumétrica.
9- Explique as bulhas cardíacas.
9- A primeira bulha aparece no início da sístole ventricular. Quando os ventrículos começam a se contrair, o sangue, sofrendo pressão, comprime as válvulas A-V, fechando-as como se fossem folhas de uma porta. Quanto maior a força de contração do ventrículo maior a força com que as válvulas se fecham e mais forte será o som produzido pelo fechamento. 
A segunda bulha coincide com a diástole ventricular. O som é produzido pelo fechamento das válvulas semilunares. A bulha acompanha toda fase isométrica diastólica até a abertura das válvulas A-V. As vibrações das grandes artérias também produzem ruídos. 
A terceira bulha, esta aparece durante a fase de enchimento rápido (diástole), após a fase isométrica diastólica. Ela é atribuída às vibrações das paredes dos ventrículos ocasionadas pela entrada rápida do sangue nessas câmaras, distendendo-as. Esta bulha é ouvida com dificuldade, mas pode ser registrada graficamente.
10- Descreva o que é resistência vascular periférica e como o coração se comporta.
10- Resistência vascular é qualquer impedimento proporcionado por um vaso ao fluxo nele contido. A medida da resistência somente pode ser aferida levando-se em consideração a intensidade do fluxo, e a diferença de pressão entre as extremidades de um vaso, ou seja, a resistência não admite um valor direto, apenas relativo.

Outros materiais