Buscar

Resumo nematoides

Prévia do material em texto

1 - Morfologia 
Fêmeas: ovais ou esféricas, com 0,5-0,7mm de diâmetro, apresentando um pescoço. Tem coloração característica branca-perolada.
O estilete é fino e com nódulos. 
Machos: são vermiformes, com 1-2mm de comprimento, com cauda curta.
2 - Biologia
Sistema Digestivo
O tubo digestivo dos nematodas, ou nematóides é completo, ou seja, possui um orifício de entrada de alimentos (a boca) e um outro orifício de saída de dejetos (o ânus)
São enterozoários completos. 
Sistema Circulatório
os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório ou vasos de circulação). A cavidade corporal (o pseudoceloma) contém um líquido, e a contínua movimentação desse líquido propiciada pela contração da musculatura do corpo, permite uma relativa distribuição de materiais entre algumas partes do corpo.
Trocas Gasosas
Eles não possuem órgãos respiratórios. As trocas gasosas acontecem na superfície corporal, por difusão. Os nematelmintos de vida livre são aeróbicos e obtêm o oxigênio no meio onde vivem. Os parasitas são geralmente anaeróbicos e fazem fermentação. Dessa forma não requerem oxigênio e a maioria não elimina CO2, porque realizam a fermentação láctica, que não libera esse gás.
3 - Tipos de nematóides:
Sedentários – tem um lugar específico onde se desenvolvem e reproduzem
Migradores – ficam curto periodo sobre a célula, abandonando-as, para repetirem o processo de alimentação em células vegetais adjacentes.
4 - Perdas com nematóides
As perdas de produção em diversas culturas agrícolas, por causa de nematóides, está em torno de 12% no média, mais, frequentemente, ocorrem perdas muito maiores. 
SINTOMAS E PERDAS CAUSADOS POR NEMATÓIDES
- Redução da fotossíntese;
- Intenso escurecimento das raízes;
- Clorose foliar
- Menor tamanho das raízes e parte aérea
- Efeito de densidades populacionais iniciais
5 - Definição - Os nematóides são vermes de corpo aproximadamente cilíndrico e alongados, afilando-se de modo gradual ou abrupto nas extremidades anterior e posterior. Há importantes exceções, em que as fêmeas tornam-se "obesas", com forma aberrante, lembrando um limão, uma maçã, um rim ou apresentando outra conformação. 
Generalidades/considerações
- os Nematoda são considerados como o grupo mais rico em espécies e mais abundante na face da Terra; 
- estima-se a existência de mais de um milhão de espécies e somente 1% estão descritas; 
- são encontrados como parasitos no interior de vegetais e animais vertebrados e invertebrados, e de vida livre em ambientes de água doce e marinha e na maioria dos ambientes terrestres; 
- das 20.000 espécies descritas, 2.000 são fitoparasitas, 5.000 são parasitos de animais e 13.000 são de vida livre; 
6 - Ação dos nematóides sobre a planta:
Parte aérea : 
- Afeta a absorção e a translocação de nutrientes, alterando a fisiologia da planta.
- Ação tóxica – proveniente das reações as substancias liberadas pelos nematóides no vegetal
- Espoliadora – resulta de substancias nutritiva que são desviados para o sustento do organismo parasitado.
 Raiz:
- Traumática – injurias mecânicas, resultantes do movimento do nematóide no interior do vegetal. São os observados ou ocorrentes no órgão vegetal que está sendo atacado, ou seja, onde os nematóides estão vivendo e desenvolvendo sua ação parasitária. Como os nematóides, na grande maioria dos casos, atacam raízes, os sintomas diretos praticamente eqüivalem a sintomas "provocados nas raízes"

Outros materiais