Buscar

ATIVIDADE DE INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
Se retomarmos os estudos feitos na vídeo aula1, vemos que a autora Yolanda Guerra (2000) é citada para afirmar que a instrumentalidade é uma mediação que permite a passagem das análises universalistas, macro societárias para que direção?
Para as singularidades do exercício profissional em contexto historicamente determinados.
Partindo das análises da professora Yolanda Guerra (2000), o que podemos compreender a respeito da instrumentalidade 
Que ela envolve a capacidade que uma profissão adquire em sua trajetória sócio histórica, expressando o desenvolvimento da capacidade teleológica, alem de ser uma condição necessária a reprodução da espécie humana.
Oferece visibilidade e materialidade á prática profissional requer uma recusa permanente ás opressões sociais, a partir do viés político. Assim sendo, alguns temas são fundamentais para o estabelecimento de uma nova ordem societária. 
Quais são?
Os temas são: liberdade, equidade e justiça social.
Ao estudarmos sobre o processo investigativo da prática profissional, podemos entender que a dimensão investigativa se dá com base em sólida formação acadêmica e profissional com forte vinculo com a pesquisa social. Essa afirmação sinaliza uma falsa dicotomia entre duas atividades do profissional, expressado entre profissional da pratica e os profissionais da academia. Qual seria essa falsa dicotomia? 
Dicotomia entre o fazer e o pensar 
Ao assistirmos os conteúdos presentes da vídeo aula 2, tema 1, percebemos que um ator especificamente é quem imprime a direção social da profissão. Quem é esse ator social?
O profissional de serviço social.
Para Myrian Veras Baptista (1995), o objetivo da intervenção profissional do assistente social refere-se ao segmento da realidade que lhe é posto como desafio. Sendo assim, a construção do objeto implica em dois fatores. 
A analise das questões mais gerais (economia, instituições, políticas) como dos micro poderes (lógicas dos atores sociais).
Nos estudos da aula 3, pudemos compreender que para a autora Myrian Veras Baptista (1995), do ponto de vista da atuação profissional interventiva, o foco do trabalho não é apenas descobrir regularidades e padrões. Qual seria esse outro foco do trabalho do Assistente Social?
O Assistente Social trabalha estratégias de intervenção nas diferentes trajetórias individuais e coletivas que se produzem nas relações sociais. 
Ao estudarmos os conteúdos da aula 3, veremos que para Myrian Veras Baptista (1995),o objetivo da intervenção profissional do assistente social refere-se ao aspecto determinado de uma realidade total sobre a qual o profissional devera formular, o que?
Sua reflexão e construir as proposições para intervenção.
Ao retornarmos os conteúdos da aula 4, vemos como se dá a interdisciplinaridade. O que a caracteriza?
A interdisciplinaridade se dá a partir de uma relação horizontal entre profissional profissionais de diferentes formações participes conjuntamente de ações de trabalho que possuam objetivos políticos profissionais convergentes.
 Na atual configuração do trabalho do serviço social com grupos, devemos pensá-lo como instrumento.
De definição pela presença simultânea de indivíduos de uma mesma atividade sócio institucional, coordenado por um ou mais profissionais com presente período de duração, objetivos e metodologias definidas.
Entre as estratégias de trabalho do assistente social estão á participação e a organização de eventos. O que caracteriza conferencia?
Consiste na exposição de um tema de interesse geral, por especialistas de elevada qualificação dirigida a um público numeroso, de bom nível cultural e diversificado. 
 O prontuário tem importância fundamental na realização de pesquisa e na comunicação entre o trabalho da equipe que compõe o assistente social. O que descreve a função do prontuário?
É utilizado para comunicar os procedimentos que foram realizados para a equipe do plantão subseqüente,regime de trabalho mais comum nas instituições.
 A construção dos documentos do serviço social é geralmente é precedida pela utilização de instrumentos tradicionalmente utilizados na profissão. O que apresenta esses documentos?
Entrevistas e Observação, Reunião e Visitas Domiciliares.

Outros materiais