Buscar

Conceito histórico e regimes previdenciários

Prévia do material em texto

Aula 1 - Conceito histórico
Antes da Revolução Industrial a humanidade sempre esteve exposta se dava com a utilização de mecanismos de direito privado (mutualismo, proteção familiar, corporações de ofício etc).
O modelo da seguridade social é apresentado aos demais países na Convenção da OIT, em 1944, nos Estados Unidos.
A Constituição do México de 1917 foi considerada como a primeira Constituição social do mundo, que incluiu a Previdencia Social 
A lei de Eloy Chaves de 1923, 4.682, é a lei percursora da Previdencia Social. Com ela foram criadas as caixas de aposentadoria e pensão.
Em 1948 a proteção social é erigida como uma das partes componentes dos Direitos Humanos, e passa a ter aplicabilidade no Brasil.
A Previdencia Social é pública. Antes eram privadas, realizadas pela própria empresa e vinculadas aos empregados. 
O diploma legal que definiu as bases do sistema de Previdencia Social foi a Lei 1884/35. Regulamentava os principios gerais definidos pelo Estatuto do Trabalho Nacional.
Aula 2 - Segurados obrigatórios e facultativos. Dependentes do segurado.
O sistema previdenciário brasileiro é composto por três subsistemas, a saber:
O regime geral de previdência social (INSS); (servidor publico)
Os regimes jurídicos próprios (previdência do servidor público);
A previdência complementar (previdência privada, aberta e fechada).
O RGPS é de caráter obrigatório para aqueles que exercem atividade remunerada e facultativo (por força do princípio da universalidade de atendimento) para pessoas que não exercem atividade remunerada ou que não estejam abrangidas por regime próprio de previdência social.
O regime previdenciário complementar ou previdência privada tem suas características determinadas no artigo 202 da Constituição Federal. É regido pelas Leis Complementares nº. 108 e 109, ambas de 2001. Suas caracteristicas são: Caráter facultativo; autonomia em relação ao regime geral; funcionamento calcado na constituição de reservas financeiras; caráter contratual privado.
Regimes previdenciários
A Seguridade Social é um direito social. E isto podemos verificar através da leitura do art. 6º da Constituição da República de 1988 (CRFB/88).
Segundo Fabio Zambitte, a seguridade social pode ser conceituada como a rede protetiva formada pelo estado e por particulares, com contribuição de todos, incluindo parte dos beneficiários dos direitos, no sentido de estabelecer ações para o sustento de pessoas carentes, trabalhadores em geral e seus dependentes, providenciando a manutenção de um padrão mínimo de vida digna.
A Saúde é direito de todos e dever do Estado (art. 196 CRFB), ou seja, independe de contribuição e, sendo assim, qualquer pessoa tem o direito de obter atendimento na rede pública de Saúde.
A Assistência Social será prestada a quem dela necessitar (art. 203 da CRFB/88), ou seja, aqueles que não têm condições de manutenção própria. Assim como a Saúde, a assistência social independe de contribuição direta do beneficiário.
Assistencia Social: Direcionada àqueles que não conseguem subsistir com seus próprios recursos e do seu núcleo familiar. Tem previsão nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal que garantem prestações assistenciais a todos que necessitarem, independentemente de contribuição. 
Os recursos são do orçamento da seguridade social que estão determinados no artigo 195 da Carta Política. A Lei 8.742/93 – LOAS (LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) a regulamenta.
Previdência Social. A previdência social é disciplinada nos artigos 201 e 202 da Carta Magna. É organizada sob a forma de regime geral de caráter contributivo e de filiação obrigatória. Em face do caráter contributivo, só terão direitos às prestações previdenciárias aquelas pessoas que contribuírem para o sistema.
Beneficiários são pessoas que têm direito às prestações (benefícios e serviços) previdenciárias. É um gênero que comporta duas espécies: segurados (obrigatórios – art. 11 da Lei 8.213/91; e facultativos - art. 13 da Lei 8.213/91) e dependentes (I, II e III, art. 16 da Lei 8.213/91).
Beneficiarios da previdencia social
A dependência econômica da classe I é presumida bastando somente comprovar a condição de cônjuge, companheiro ou filho. Quanto às demais classes a dependência econômica deverá ser comprovada, não necessitando, contudo, ser uma dependência total. Para comprovação do vínculo e da dependência econômica, conforme o caso deve ser apresentado, no mínimo, três dos documentos previstos no § 3º do art. 22 do Decreto 3.048/99.
Os dependentes da mesma classe concorrem entre si, em igualdade de condições. A regra concessória determina que a qualidade de dependente é verificada no momento da concessão do benefício. A regra de manutenção determina o direito de um dependente acrescer a sua cota a parte de outro que tenha perdido a condição de dependente.
Os princípios da Seguridade Social estão previstos no Parágrafo Único do art. 194 da CRFB/88.
Principios da Seguridade Social
I - Universalidade da cobertura e do atendimento: significa que as prestações decorrentes do sistema da seguridade social serão destinadas a quem necessitar, de forma mais abrangente que puder.
II - Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais: consiste em que as diferenças de tratamento às populações urbanas e rurais no Brasil devem ser superadas, de forma a garantir um tratamento equânime.
III - Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços: com a aplicação deste principio, há uma ponderação dos critérios de atendimento pela necessidade, dando vantagem aos mais necessitados.
IV - Irredutibilidade do valor dos benefícios: tem por objetivo assegurar a manutenção do poder aquisitivo das prestações pecuniárias.
V - Equidade na forma de participação no custeio: consiste na igualdade de cobrança quando os financiadores se encontrarem sob a mesma condição fática.
VI - Diversidade da base de financiamento: significa que o ingresso no cofres públicos de valores em favor da seguridade social são obtidos com arrecadação de contribuições sociais a cargo de trabalhadores e empregadores, bem como do orçamento dos entes da Federação.
VII - Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados: trata-se de participação dos representantes do governo, dos trabalhadores ativos e inativos e das empresas em órgãos colegiados da administração.
A Seguridade Social é gênero, e se compõe de três ramos: saúde, previdência social e assistência social.
Questões avaliando
1) Ao se conceder o benefício assistencial da renda vitalícia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistência estará sendo aplicado, especificamente, o princípio da:
distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
2) No tocante à evolução legislativa da Seguridade Social no Brasil, dentre as primeiras regras de proteção, a aposentadoria por invalidez aos servidores públicos:
foi prevista inicialmente na Constituição Federal brasileira de 1891.
3) Considere o enunciado e as assertivas abaixo: Pode filiar-se como segurado facultativo I  A dona de casa II  O síndico de condomínio, quando não remunerado III  o estudante IV  o presidiário que não exerce atividade remunerada nem está vinculado a qualquer regime de previdência social. Correlacionando o enunciado acima com as assertivas propostas, pode-se afirmar:
Todas as assertivas estão corretas.
4) Constitui segurados obrigatórios empregados:
aquele que contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente, ou acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.
5) Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempreconsiderada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
É correto:
- A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
- Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
- No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
- Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
6) No que tange ao período de graça, marque a alternativa incorreta:
O segurado facultativo mantem esta qualidade perante a Previdência Social se deixar de contribuir por período de até 12 meses;
7) São dependentes do segurado que necessitam comprovar dependência econômica:
Pais do segurado.
8) A inscrição do (a) companheiro (a) do segurado no regime geral de previdência será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do companheiro (a), é suficiente a apresentação de:
Disposições testamentárias, prova de mesmo domicílio e conta bancária conjunta.
9) Considerando-se que Jonatan trabalha como caseiro para o Sr. João em seu sítio e possui Carteira Profissional como empregado doméstico. O empregado doméstico é contribuinte: 
obrigatório
10) De que forma o trabalhador se torna segurado obrigatório do RGPS?
com o exercício da atividade remunerada que faz surgir o vínculo.
12) A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que:
é irrelevante para a concessão da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprove a carência exigida para obtenção do benefício.
13) A respeito de conceito legal de contribuinte individual é correto afirmar:
Considera-se contribuinte individual o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.
14) Não é considerado filiado obrigatório ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade se segurado empregado:
O carregador de bagagem em porto, que presta serviços sem subordinação nem horário fixo, a diversos, com a intermediação do sindicato da categoria.
É considerado filiado obrigatório:
- Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, com subordinação e mediante remuneração
- O trabalhador temporário contratado por empresa de trabalho temporário para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços.
 
15) Marque a opção incorreta sobre o período de graça:
Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado jamais conserva os seus direitos perante a previdência social, conforme art. 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
Correta:
- Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdência social, conforme artigo 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
- A caracterização da perda da qualidade de segurado ocorre a partir do 16º dia do segundo mês após o término do período de graça.
16) Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
- Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
Corretas:
- Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
- No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
- A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
- 
Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito 
16) Como se perde a qualidade de segurado?
transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
17) Quanto aos dependentes, são consideradas prestações previdenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social:
auxílio-reclusão e pensão por morte.
18) Eládio é segurado facultativo da Previdência Social e está enfrentando graves problemas financeiros que o impossibilitaram de recolher as devidas contribuições dos últimos quatro meses. Neste caso, em regra, Eládio
mantém a qualidade de segurado até seis meses após a cessação das contribuições
19) Independentemente de contribuições, mantém a qualidade de segurado:
- quem está em gozo de benefício, sem limite de prazo. (período de graça)
20) Acerca da evolução histórica do direito previdenciário brasileiro, assinale a opção correta.
O ordenamento jurídico brasileiro coexistiu com inúmeros regimes previdenciários específicos até a edição do Decreto-lei n.º 72/1966, mediante o qual foram unificados os institutos de aposentadorias e centralizada a organização previdenciária no INPS.
21) O marco inicial da Previdência Social propriamente dita no Brasil ocorreu com:
a Lei Eloy Chaves (que na verdade é um Decreto Legislativo nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923), criando para cada Estrada de Ferro do País uma Caixa de Aposentadoria e Pensões.
22) Sobre as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social - RGPS, marque a alternativa correta:
A aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos de serviço, em razão de trabalho em condições nocivas à saúde e a integridade física do segurado, além da prova do trabalho nessas condições, depende de contribuição previdenciária adicional a cargo do trabalhador.
23) Acerca do Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS), que agrupou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Instituto Nacional de Administração da Previdência Social (IAPAS), pode-se afirmar corretamente.
Entre outras competências cabia ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como entidade do SINPAS, a concessão e manutenção de benefícios e outras prestações em dinheiro, inclusive aquelas que estavam a cargo do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
24) De acordo com a Lei nº 8.213/1991, a concessão da pensão por morte e do auxílio reclusão
independem de carência.
25) Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
Certo:
- Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
- No casode aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
- A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
- Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
26) Não é necessário comprovar dependência econômica dos seguintes dependentes do segurado da Previdência Social:
- Cônjuge, companheiro(a), pais e o filho não emancipado do segurado.
27) Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
Manutenção e perda da qualidade de segurado
O período, que independe do pagamento de contribuições e mantém a qualidade de segurado, foi denominado pela doutrina como período de graça.
Qualidade: Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
Aposentadoria: No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
Morte: Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
- Assim, traduzindo a previsão legal, a caracterização da perda da qualidade de segurado ocorre a partir do 16º dia do segundo mês após o término do período de graça.
- Em suma, se o período de graça não for observado pelo segurado, haverá a perda dessa qualidade, o que significa a caducidade de seus direitos, especialmente o cumprimento das carências até então e o acesso às prestações previdenciárias.
Assim, quando o segurado não conseguir retornar ao mercado de trabalho (situação de desemprego) para garantir a continuidade da proteção previdenciária, pouco antes da expiração do período de graça, deverá, para manter a qualidade de segurado, passar a contribuir como segurado facultativo.
 
O período de graça pode ser utilizado inúmeras vezes, sempre que o segurado estiver em uma das hipóteses previstas em lei. No entanto, deve ser ressaltado que o período de graça não conta como carência nem como tempo de contribuição.
Restabelecimento da qualidade de segurado
Havendo a fatal perda na qualidade de segurado as contribuições anteriores a esta data só serão computadas para efeito de carência depois de o segurado contar na nova filiação à previdência social, com, no mínimo, 1/3 do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício a ser requerido. É o que está previsto no art. 24, parágrafo único da Lei nº 8.213/91.
Portanto, quando ocorrer a perda da qualidade de segurado deve, necessariamente, haver nova filiação.
referencias
IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de direito previdenciário. 15ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2010. p. 564-574 LEI COMPLEMENTAR nº 73, de 10 de fevereiro de 1993.
TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito previdenciário: regime geral de previdência social e regras constitucionais dos regimes próprios de previdência social. 12ª ed. Niterói: Impetus, 2010. p. 96-99
Video aula - manutenção e perda da qualidade de segurado
- Se não já contributividade, não há pagamento das contribuições.
Mantem a qualidade de segurado, independente das contribuições:
 I - sem limite de prazo, quem está em gozo de beneficio (recebendo algum beneficio. Ex.: auxilio doença.
II - até 12 meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdencia Social ou estiver suspenso (sem trabalho) ou licenciado sem remuneração (não há onerosidade). 
Obs: O prazo do inciso II será prorrogado para até 24 meses se o segurado já tiver pago mais de 120 contribuições mensais sem interrupção que acarrete a perda da qualidade do segurado. É o chamado período de graça: É o período que o segurado não contribui, mas ele tem direito a pleitear beneficios para ele e os dependentes. Nesse período não há contribuição, mas como houve contribuição prévia, o segurado tem direito. O segurado, seja ele obrigatório ou facultativo, 
Os prazos do inciso II ou do $1º serão acrescidos de 12 meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situação pelo registro no órgao proprio do Ministerio do Trabalho e da Previdência Social. 
Exemplificando: Regra geral - 12 meses; + 12 meses se tiver 120 contribuições; + 12 meses se estiver desempregado.
III - até 12 meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória;
IV - até 12 meses após o livramento, o segurado retido ou recluso (tem que ter contribuido para a previdencia social antes de ser preso, ou seja, ser segurado.
V - Até tres meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar;
VI - até 6 meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.
$3º Durante os prazos desse artigo, o segurado conserva todos os seus direitos perante a Previdencia Social.
Pensão por morte: não há o que se falar em carencia para pensao por morte e auxilio-reclusao, a nao ser que se trate de conjuge ou companheiro. Para estes, o casamento ou união estável tem que ter a duração mínima de 24 meses e o segurado deve ter contribuído por pelo menos 18 meses para a Previdencia Social, salvo se o óbito do segurado decorrer de acidente de qualquer natureza ou de doença profissional ou do trabalho.
Aula 4 Dependente e perda da qualidade de dependente
Dependentes
 
Os dependentes são denominados beneficiários indiretos do Regime Geral da Previdência Social. Fala-se em beneficiários indiretos pelo modo como adquirem o direito à proteção previdenciária.
Perda da qualidade de dependente
No caso do cônjuge se dá por:
- separação judicial ou divórcio sem previsão de prestação de alimentos, ou enquanto a prestação não for determinada;
- por anulação do casamento, óbito ou sentença judicial transitada em julgado, nos termos do §2º, do art. 17, da Lei nº 8.213/91.
A mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido, comprovada a necessidade econômica superveniente. Sumula 336, STJ.
para filho e irmão:
- por completarem 21 anos ou se emanciparem;
- por cessação da invalidez ou por falecimento e 
para os pais
- por falecimento.
Aula 4 - video aula
- O direito dos dependentes fica condicionado à existencia da qualidade de segurado de quem dependem economicamente.
Existe: Dependencia presumida - mesma classe.
Dependencia não presumida - classes diferentes.
Art. 16. São beneficiarios do RGPS, na condição de dependentes do segurado:
I - 
- O cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiencia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;
II - os pais;
III - o irmão não emancipado, de qualquer condição menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiencia intelectualou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;
$1º A existencia de dependente de qualquer das classes deste artigo exclui do direto às prestações os das classes seguintes.
- Para a comprovação do vínculo de companheirismo e da dependencia economica, conforme o caso deve ser apresentado, no minimo três dos documentos relacionados no art. 22, $3º do Decreto nº 3048/99.
- A dependencia economica do companheiro (a) é presumida legalmente.
Questões
Ao se conceder o benefício assistencial da renda vitalícia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistência estará sendo aplicado, especificamente, o princípio da:
	
	distributividade na prestação dos benefícios e serviços. 
No tocante à evolução legislativa da Seguridade Social no Brasil, dentre as primeiras regras de proteção, a aposentadoria por invalidez aos servidores públicos:
	
	foi prevista inicialmente na Constituição Federal brasileira de 1891.
Considere o enunciado e as assertivas abaixo: Pode filiar-se como segurado facultativo I  A dona de casa II  O síndico de condomínio, quando não remunerado III  o estudante IV  o presidiário que não exerce atividade remunerada nem está vinculado a qualquer regime de previdência social. Correlacionando o enunciado acima com as assertivas propostas, pode-se afirmar:
Que os itens I, II, III e IV estão corretos.
Constitui segurados obrigatórios empregados:
aquele que contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente, ou acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.
Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
É correto:
- A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
	
	- Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial
- No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
- 
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
No que tange ao período de graça, marque a alternativa incorreta
	
	O segurado facultativo mantem esta qualidade perante a Previdência Social se deixar de contribuir por período de até 12 meses;
Está correto:
É mantida a qualidade de segurado durante todo o tempo que o trabalhador receber benefício previdenciário;
	
	É mantida a qualidade de segurado àquele que deixar de exercer atividade remunerada e deixar de contribuir perante o Regime Geral de Previdência Social, por período de até 12 (doze) meses;
A dona de casa perde a qualidade de segurada se deixar de contribuir para a Previdência Social por período superior a 06 meses;
São dependentes do segurado que necessitam comprovar dependência econômica:
Pais do segurado.
A inscrição do (a) companheiro (a) do segurado no regime geral de previdência será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do companheiro (a), é suficiente a apresentação de:
Disposições testamentárias, prova de mesmo domicílio e conta bancária conjunta.
Considerando-se que Jonatan trabalha como caseiro para o Sr. João em seu sítio e possui Carteira Profissional como empregado doméstico. O empregado doméstico é contribuinte:
	
	obrigatório
De que forma o trabalhador se torna segurado obrigatório do RGPS?
	
	com o exercício da atividade remunerada que faz surgir o vínculo.
Considerando o conceito, a organização e os princípios da seguridade social no Brasil, assinale a opção correta:
A assistência social atende os hipossuficientes, por meio da concessão de benefícios, independentemente de contribuição.
A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que
	
	é irrelevante para a concessão da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprove a carência exigida para obtenção do benefício.
A respeito de conceito legal de contribuinte individual é correto afirmar
Considera-se contribuinte individual o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.
Não é considerado filiado obrigatório ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade se segurado empregado:
	
	O carregador de bagagem em porto, que presta serviços sem subordinação nem horário fixo, a diversos, com a intermediação do sindicato da categoria
		
Marque a opção incorreta sobre o período de graça:
	
	Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado jamais conserva os seus direitos perante a previdência social, conforme art. 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
Correto:
	
	- Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdência social, conforme artigo 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
	
	- A caracterização da perda da qualidade de segurado ocorre a partir do 16º dia do segundo mês após o término do período de graça.
- A perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
- 
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial
Correto:
- Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	- No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
	
	- A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade. 
- Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
Como se perde a qualidade de segurado?
transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
Quanto aos dependentes, são consideradas prestaçõesprevidenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social:
	
	auxílio-reclusão e pensão por morte. 
Eládio é segurado facultativo da Previdência Social e está enfrentando graves problemas financeiros que o impossibilitaram de recolher as devidas contribuições dos últimos quatro meses. Neste caso, em regra, Eládio
mantém a qualidade de segurado até seis meses após a cessação das contribuições.
Independentemente de contribuições, mantém a qualidade de segurado:
quem está em gozo de benefício, sem limite de prazo.
Acerca da evolução histórica do direito previdenciário brasileiro, assinale a opção correta.
O ordenamento jurídico brasileiro coexistiu com inúmeros regimes previdenciários específicos até a edição do Decreto-lei n.º 72/1966, mediante o qual foram unificados os institutos de aposentadorias e centralizada a organização previdenciária no INPS.
O marco inicial da Previdência Social propriamente dita no Brasil ocorreu com:
	
	a Lei Eloy Chaves (que na verdade é um Decreto Legislativo nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923), criando para cada Estrada de Ferro do País uma Caixa de Aposentadoria e Pensões.
Acerca do Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS), que agrupou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Instituto Nacional de Administração da Previdência Social (IAPAS), pode-se afirmar corretamente.
Entre outras competências cabia ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como entidade do SINPAS, a concessão e manutenção de benefícios e outras prestações em dinheiro, inclusive aquelas que estavam a cargo do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
De acordo com a Lei nº 8.213/1991, a concessão da pensão por morte e do auxílio reclusão
	
	independem de carência. 
Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
Não é necessário comprovar dependência econômica dos seguintes dependentes do segurado da Previdência Social:
Cônjuge, companheiro(a), pais e o filho não emancipado do segurado.
Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
O ato formal perante o INSS para que se aperfeiçoe ao RGPS, denomina-se
inscrição.
Segundo a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), citada por Boschetti (2008), a Reforma da Previdência brasileira, no que diz respeito à sua natureza, pode ser classificada como
	
	paramétrica.
A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado, assinale a opção incorreta.
	
	Mantém a qualidade de segurado, até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que estiver licenciado sem remuneração.
CoccCorreto:
	
	Mantém a qualidade de segurado, até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que estiver suspenso.
	
	Mantém a qualidade de segurado, até 12 (doze) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doençade segregação compulsória.
	
	Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições sem limite de prazo para quem está em gozode benefício.
	
	Mantém a qualidade de segurado, até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social.
Considerando-se que princípio é a base que irá informar e inspirar as normas jurídicas, a Constituição Federal do Brasil elenca um rol de princípios ou objetivos que orientam a organização da seguridade social. A ampla distribuição de benefícios sociais ao maior número de necessitados está consagrada no princípio constitucional:
da seletividade e distributividade na prestação dos serviços e benefícios.
	
		Os princípios são premissas que servem de base para a formação de institutos de uma determinada ciência. Nesse sentido, marque a alternativa que indica corretamente os princípios gerais da seguridade social: 
Igualdade, legalidade e Direito adquirido.
Angela trabalhou de 02 de janeiro de 1990 até 02 de fevereiro de 2005 como empregada de uma empresa, desligando- se do emprego para montar um salão de beleza. Apesar de ter passado à categoria de contribuinte individual, deixou de recolher contribuições para a Previdência Social durante dois anos, até fevereiro de 2007. Nessa situação, o período de graça de Maria é de
36 (trinta e seis) 436 meses.
Acer Acerca dos diversos institutos de direito previdenciário, assinale a opção correta.
André Andre , que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante operíodo o exercício desse cargo em comissão, André será segurado obrigatório da previdência. social.
Co

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes