Buscar

FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICOS METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL DIMENSÃO HISTÓRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL: DIMENSÃO HISTORICA
Com relação ás Encíclicas Papais, é correto afirmar:
R- Ao lado dos elementos doutrinário da igreja, destaca-se que a Encíclica Quadragésimo Anno recuperou os aspectos técnicos para eficiência do trabalho social
A caminhada histórica dos trabalhadores produz importantes resultados, sendo eles:
R- O trânsito de condição de classe para natureza de classe da classe trabalhadora, levando-a a discerni com mais clareza a natureza de seu papel revolucionário. 
Para CASTRO, o Serviço Social se justifica como profissão também pela institucionalização das demandas dos trabalhadores e responder a questão social. Já para Alexandre Del Rio, o Serviço Social se relaciona com o Estado e tem uma função de auxiliar a medicina, uma profissão subalterna. A encíclica Quadragésimo Anno, prioriza aspectos técnicos a profissão de Serviço Social enquanto a encíclica Rerum Novarum prioriza a harmonia social, caridade dos ricos para os pobres e naturalização das diferenças sociais
O MONROÍSMO se difere do Pan-americano por predominar a defesa dos interesses dos Estados Unidos expandido suas políticas impondo-as aos interesses dos demais países com quem se relaciona. A organização dos Estados Americanos cria do Centro Inter Americano e influencia na profissão especificamente na organização de:
R- Equipe multidisciplinar, habitação, planejamento, desenvolvimento de comunidade
No surgimento da profissão,algumas teses buscam compreender de que forma tal surgimento ocorreu, justificando de diferentes formas esse processo. O autor MONTANÕ (2007) faz essa analise. A partir desta referência analítica, é correto afirmar que:
R- É uma das teses explicativas é a da perspectiva endogenista. Esta tese sustenta a origem do Serviço Social na evolução,organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, caridade e filantropia, vinculada agora a intervenção na questão social. As bases desta tese são as várias formas de ajuda, tendo como marco as obras de São Tomás de Aquino e Vicente de Paula, apontando como precursores.
A leitura do surgimento da profissão na perspectiva hitorica-critica apresenta um M produto de síntese dos projetos políticos- econômicos que operam no desenvolvimento histórico onde se reproduz material e ideologicamente a fração de classe hegemônica, quando no contexto do capitalismo na sua idade monopolista, o Estado toma para si as respostas a questão social.
O Serviço Social é uma profissão historicamente construída.Esta construção é plural, dinâmica, dialoga com a cultura, com o poder, com a ordem instituída com processos confessionais, meios de produção, com a vida. Quais as principais influências na gênese do Serviço Social?
R- A religiosidade católica, relação da produção capitalista.
Cite algumas características da formação do assistente social por Aguiar (2011)
R- A reconstrução da sociedade em bases cristãs fundamentara a ideologia de formação profissional da época. 
O considerado pai do positivismo afirma que o proletariado deve colaborar, respeitar, reforçar a naturalizada concentração do poder e da riqueza socialmente produzida, considerando estas vantagens entre outros aspectos. Este pensador era? 
R- COMTE
-Que influencia teve a (LBA) Legião Brasileira de Assistência na profissão do Serviço Social?
R- A pesar da Legião Brasileira de Assistência (LBA) ter sido criada inicialmente, para atendimento as famílias dos pracinhas da segunda guerra mundial, esta instituição contribuiu para implantação e institucionalização do Serviço Social.
Com relação á modernização do conservadorismo é correto afirmar que:
R- Suas ações visavam á adequação dos indivíduos á realidade social na lógica do desenvolvimentismo, vinculada a harmonia social, em um compromisso com a ordem vigente. Neste sentido, remetia a atuação profissional a responder as expressões da questão social com ações pontuais e individualizantes, buscando o enquadramento e ajustamento dos sujeitos, com ações corretivas e preventivas.
Sobre a perspectiva modernizadora, é correto afirmar:
R- Que é uma linha de desenvolvimento profissional que encontra o auge de sua formulação na segunda metade dos anos 60, sendo que seus grandes monumentos são os documentos de Araxá e Teresópolis e o seu núcleo central desta perspectiva; tematização do Serviço Social como interveniente,dinamizador e integrador.

Outros materiais