Buscar

Aspectos da Lei de Recuperação Judicial (11.101/2005)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-A recuperação judicial pressupondo a manifestação prévia de credores, inclusive a aprovação, por devedor e credor, de plano alternativo manifesta uma natureza jurídica meramente
 Certo	Contratual
2-Analise as afirmativas a seguir e indique a alternativa correta acerca dos princípios da Lei 11.101/2005: I) Maximização do valor dos ativos do falido. Estabelecer normas e mecanismos que assegurem a obtenção do máximo valor possível pelos ativos do falido, evitando a deterioração provocada pela demora excessiva do processo e priorizando a venda da empresa em bloco, para evitar a perda dos bens intangíveis. Desse modo, os interesses dos credores de sociedades e empresários insolventes são protegidos e o risco das transações econômicas é diminuído, gerando eficiência e aumento da riqueza geral. II) Desburocratização da recuperação de microempresas e empresas de pequeno porte. Prever, em paralelo às regras gerais, mecanismos mais simples e menos onerosos para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas à recuperação. III) Rigor na punição de crimes relacionados à falência e à recuperação judicial. Punir com severidade os crimes falimentares, para coibir falências fraudulentas, que causam prejuízo social e econômico. Na recuperação judicial, com a maior liberdade conferida ao devedor para apresentar proposta aos credores, deve haver punição rigorosa aos atos fraudulentos praticados para induzir os credores ou os juízes a erro.
 Certo	I, II e III.
3-A recuperação judicial é uma ação que tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira de uma empresa. Em relação a este instituto, analise as assertivas a seguir: I. As microempresas e empresas de pequeno porte têm que se sujeitar a plano especial de recuperação. II. O deferimento do processamento da recuperação judicial implica a suspensão do prazo prescricional das obrigações. III. As sociedades operadoras de plano de saúde não podem se beneficiar da recuperação judicial. IV. A distribuição do pedido de recuperação suspende as ações e execuções individuais em curso em face do devedor.
 Certo	se somente as assertivas II e IV estiverem corretas.
 Certo	se somente as assertivas I e IV estiverem corretas.
 Certo	se somente as assertivas I e III estiverem corretas.
4-De acordo com os princípios emanados pela Lei 11.101/2005, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta: I) Celeridade e eficiência dos processos judiciais: simplificar, na medida do possível, as normas de procedimento para garantir celeridade e eficiência ao processo e reduzir a burocracia. II) Segurança jurídica: conferir às normas tanta clareza e precisão quanto possível, para evitar múltiplas possibilidades de interpretação, prejudicando o planejamento das atividades das empresas e dos que com elas interagem. III) Participação ativa dos credores: fazer com que os credores participem ativamente dos processos de falência e de recuperação, a fim de que, em defesa de seus interesses, otimizem os resultados obtidos, diminuindo a possibilidade de fraude ou malversação dos recursos da empresa ou da massa falida.
 Certo	I, II e III.
5-Após o deferimento do processamento da recuperação judicial de que trata a lei 11.101/2005 (Nova Lei de Falências) o prazo para a apresentação do plano de recuperação será de:
 Certo	60(sessenta) dias da publicação do deferimento do pedido pelo juiz
6-Em relação ao credor retardatário:
	 Certo	Não perde o direito ao seu crédito, todavia, deixa de participar dos rateios eventualmente realizados, ficando sujeito ao pagamento das custas judiciais
7-De acordo com a Lei n. 11.101/05 e suas alterações, que trata da recuperação e falência da emrpesa, assinale a alternativa CORRETA:
 Certo	Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que não tenha, há menos de 5 (cinco) anos, obitido concessão de recuperação judicial com base em plano especial.
8-XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO A assembleia geral de credores da sociedade falida ¿Concessionária de Veículos Pereiro Ltda.¿ aprovou, com o voto favorável de credores que representam 3/4 (três quartos) dos créditos presentes à assembleia, a constituição de sociedade formada pelos empregados do próprio devedor. Sobre esta modalidade de realização do ativo, assinale a afirmativa incorreta.
 Certo	A constituição da sociedade formada pelos empregados do devedor depende da apresentação, pela massa falida, das certidões negativas de débitos tributários.
9-De acordo com as normas relativas a Recuperação Judicial, indique a alternativa incorreta:
	 Certo	Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, exceto os não vencidos.
10-De acordo com a Lei nº 11.101/2005 no que se refere ao plano de recuperação judicial para microempresas e para empresas de pequeno porte, assinale a alternativa correta:
 Certo	O plano especial de recuperação judicial será apresentado no prazo de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial.
11-Respeitando as normas de Direito Falimentar é incorreto afirmar que:
 Certo	Nos créditos em moeda estrangeira, a variação cambial não deverá ser será conservada como parâmetro de indexação da correspondente obrigação e só poderá ser afastada se o credor titular do respectivo crédito aprovar expressamente previsão diversa no plano de recuperação judicial.
12-Considerando os princípios emanados pela Lei 11.101/2005, analise as afirmativas abaixo: I - Retirada do mercado de sociedades ou empresários não recuperáveis: caso haja problemas crônicos na atividade ou na administração da empresa, de modo a inviabilizar sua recuperação, o Estado deve promover de forma rápida e eficiente sua retirada do mercado, para evitar o agravamento dos problemas e da situação dos que negociam com empresas ou empresários com dificuldades insanáveis. II - Proteção aos trabalhadores: os trabalhadores, por terem como único ou principal bem sua força de trabalho, devem ser protegidos, não só com precedência no recebimento de seus créditos na falência e na recuperação judicial, mas com instrumentos que, por preservarem a empresa, preservem também seus empregos e criem novas oportunidades para desempregados. III - Redução do custo do crédito no Brasil: conferir segurança jurídica à atividade econômica, com garantias e normas precisas sobre a ordem de classificação de créditos na falência, para incentivar investimentos a custo menor nas atividades produtivas e estimular o crescimento econômico. Estão corretas as afirmativas:
 Certo	I, II e III.
13-A expressão da figura do Síndico, na Lei de Falências anterior de 1945, foi substituída pela terminologia:
 Certo	Administrador Judicial.
14-"Um aspecto que deve ser destacado na novel legislação é o aumento dos direitos e da participação dos credores nos processos falimentares proporcionando maior eficiência, confiabilidade e transparência nos processos (...)".(Perin, E. J. O administrador judicial e o comitê de credores no novo Direito concursal brasileiro. In: Paiva, L. F. V. Direito Falimentar e a nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas. São Paulo : Quartier Latin, 2005. Em relação aos órgãos atuantes na recuperação e na falência, podemos afirmar que:
	 Certo	A competência ordinária do Comitê, quando instalado, é a de fiscalizar a administração da sociedade que pleiteia a recuperação judicial.
15-(Juiz TJ/PA 2012 CESPE) A respeito de falência e processo falimentar, assinale a opção correta.
 Certo	As companhias de seguro estão relativamente excluídas do direito falimentar.
16-Em relação ao credor retardatário:
 Certo	Não perde o direito ao seu crédito, todavia, deixa de participar dos rateios eventualmente realizados, ficando sujeito ao pagamento das custas judiciais
17-Conhecendo os órgãos atuantes na recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência, a saber: o administrador judicial, o comitê de credores e a assembléiade credores, analise as afirmações abaixo e destaque qual dentre elas é a correta.
	 Certo	A assembléia de credores é o órgão supremo de deliberação dos credores, no qual todos eles podem votar, de acordo com as condições previstas na lei. Suas decisões são soberanas em relação às matérias e a sua competência, cabendo ao poder judiciário apenas o controle de legalidade daquilo que foi decidido.
18-Atendendo as normas da recuperação judicial e falimentar, em relação ao comitê de credores pode-se afirmar, SALVO:
 Certo	Trata-se de um órgão de constituição obrigatória na recuperação judicial.
19-Assinale a opção correta acerca da disciplina da recuperação judicial, extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária.
 Certo	A decisão que concede a recuperação judicial desafia o recurso de agravo de instrumento, que pode ser interposto por qualquer credor ou pelo Ministério Público.
20-(FGV Prova Procurador TCM-RJ 2008) Em relação ao instituto da recuperação judicial, analise as assertivas a seguir: I.	A distribuição do pedido de recuperação suspende as ações e execuções individuais em curso em face do devedor. II.	As sociedades operadoras de plano de saúde não podem se beneficiar da recuperação judicial. III.	As microempresas e empresas de pequeno porte têm que se sujeitar a plano especial de recuperação IV.	O deferimento do processamento da recuperação judicial implica a suspensão do prazo prescricional das obrigações
 Certo	Se somente as assertivas II e IV estiverem corretas.

Outros materiais