Buscar

Exercicio AV2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PARA TODAS AS QUESTÕES ABAIXO MARQUE V (verdadeiro) e F(falso)
Todo o sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro.
A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
Os meios materiais fornecem ao homem mecanismos para que possa tirar suas próprias conclusões a partir da observação direta.
Cada cultura possui a mesma lógica quando observa um objeto investigado e retira suas conclusões próprias
Nem sempre as relações de causa e efeito são percebidas da mesma maneira por todos os homens de culturas diferentes.
Cada cultura possui sua identidade e lógica própria conforme seus padrões e valores sociais
A "observação participante" é uma técnica de coleta de dados muito utilizada, sendo fundamental na antropologia e na prática etnográfica. Sobre essa técnica é correto afirmar:
I Consiste na inserção do pesquisador no interior do grupo observado, tornando-se, assim, parte dele;
II É a interagir por um período com os sujeitos, buscando partilhar o seu cotidiano para que consiga sentir o que significa estar naquela situação;
III Um princípio importante é sua incapacidade de integrar o observador à sua observação;
IV É utilizada para desvendar redes complexas de relacionamentos do ser humano, de forma descritiva.
Sobre a relação entre o homem pré-histórico e o fogo, podemos assinalar como afirmações corretas:
A crença de que comida quente é substancial é bastante antiga. E o fogo, mais antigo ainda. Ele começou a ser usado há cerca de 1,5 milhão de anos e isso foi decisivo para diferenciar o homem dos outros animais. 
O fogo era fonte de calor e luz e, talvez por isso mesmo, fosse associado à magia e ao sobrenatural.
A descoberta do fogo gerou inúmeras alterações no cotidiano do homem pré-histórico, isso levou, dentre outras evoluções e criações, ao surgimento dos utensílios de cerâmica para armazenar e conservar os alimentos. Com isso, a alimentação humana ficou bem mais variada, pois as vasilhas possibilitavam ferver os líquidos e manter os sólidos em temperatura constante. 
O fogo estava sempre aceso e a panela fervia indefinidamente com a caça misturada a cereais e outros tubérculos, formando um caldo espesso que se tomava com pão, trigo ou farinha. Era a "marmita" em ebulição constante. Nasceu, assim, o caldo substancial, que se tornou indispensável e típico da alimentação diária dos povos agricultores.
No caminho da cerâmica, portanto, vieram a cocção e o caldo. E este abriu espaço para toda uma série de cozidos mais elaborados, como as sopas, papas, mingaus, pirões, purês, tortas, e bebidas aquecidas, os quais complementavam a alimentação ou se constituíam em alimento completo.
Existem técnicas científicas que analisam quimicamente os ossos humanos e contribuem para a determinação da dieta pré-histórica
Este estudo é facilitado pela alta performance das técnicas descritas acima e pela abundância de amostras fósseis
Estudam-se aspectos da cultura material para determinar a dieta pré-histórica como os restos alimentares e os instrumentos de preparo
O padrão de usura da dentição e as fezes fossilizadas não contribuem para a identificação das dietas pré-históricas
Sobre a evolução das práticas alimentares da raça humana, assinale a afirmação correta: 
No paleolítico superior, o homem precisou se organizar em grupos de modo a reunir esforços para atrair as presas dos rebanhos de renas, mamutes e bisões a uma emboscada, esfolá-las, esquartejá-las, e depois levá-Ias até uma árvore, caverna ou gruta onde o grupo estava fixado. E aí ele se reunia com os demais companheiros para devorar a presa. 
Enquanto houvesse frutas, raízes, legumes, peixes ou caça o homem ficava fixado em um determinado território, a partir da escassez desses nutrientes o homem se via obrigado a buscar novas terras atrás de novos recursos alimentares. 
O fogo era calor e luz e, talvez por isso mesmo, fosse associado à magia e ao sobrenatural. Ele aquecia o homem nos dias frios, mantinha as feras afastadas, e antes destes usos, teria sido usado para assar a caça ou a pesca. Assim, a carne deixou de ser comida crua e passou a ser assada diretamente nas chamas ou nas brasas, presa a um espeto.
Com a dieta carnívora, o homem acostumou-se ao sal encontrado na carne que comia e passou a depender dele.
A observação de outros animais por parte do homem foi fundamental para a percepção do que podia servir como alimento, podemos citar o exemplo do sal que também era encontrado no chão em tipos de solos específicos; ao ver os animais lambendo esse tipo de solo o homem percebeu a presença do sal.
Sobre o homem e o surgimento da agricultura, podemos considerar como corretas as seguintes informações: 
I - O surgimento da agricultura foi determinante para a fixação do homem em determinados espaços, isso influenciou diretamente o aparecimento de assentamentos humanos. Esse foi o passo inicial para o surgimento das cidades. 
II - Nesses assentamentos, o homem vigiava o desenvolvimento dos grãos e afugentava pássaros, animais ou outros homens rivais que desejassem se apoderar de seus campos.
III - Em função da descoberta da agricultura o homem camponês também passou a perceber a influência dos fenômenos meteorológicos sobre a terra. E, observando o sol, a lua e as estrelas, ele aprendeu sobre a estação chuvosa ou de enchentes, sobre a época de semear ou de colher.
IV - Os acampamentos fixos interferiram bastante na tarefa dos caçadores. Esse processo foi decisivo no surgimento dos animais domésticos que serviam tanto como fonte de alimento, como fonte de tração e transporte.
V - A criação de abelhas foi uma das primeiras desenvolvidas pelo homem, que desde cedo aprendeu a se apropriar de seu mel. Depois domesticou antílopes, veados, hienas, cães, carneiros, cabras, vacas, ovelhas, porcos e galinhas.
A alimentação humana tem alterado-se ao longo dos tempos, variando com as crenças, hábitos, tabus, religiões, etc. Também os meios de comunicação e o marketing fazem com que escolhamos um ou outro alimento. De acordo com o material sobre Perspectivismo e Etnocentrismo leia atentamente as assertivas abaixo: 
I - O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma herança cultural. 
II - Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características. 
III - A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. IV - A nossa herança cultural faz com que não discriminemos os comportamentos que são diferentes. 
V - Práticas de outros sistemas culturais podem ser catalogados como absurdas, deprimentes e imorais.
VI - O alimentar-se é um ato vital sem o qual não há vida possível, refere-se unicamente ao plano cultural da vida humana. VII - Ao se alimentar, o homem cria práticas e atribui significados àquilo que está incorporando a si mesmo, que vão além da utilização dos alimentos pelo organismo. 
VIII - A procura pelo sentido do ¿comer¿ tem atraído antropólogos, cientistas sociais e pesquisadores da área da saúde.
	
É fundamental que o profissional nutricionista reconheça e considera os aspectos que podem interferir e modular os hábitos alimentares, para elaborar e/ou direcionar de maneira mais eficiente as orientações nutricionais para seu paciente.Sobre esse aspecto, marque a alternativa correta:
As condições demográficas e econômicas não influenciam nas disponibilidades e diversidades alimentares.
As escolhas alimentares não se baseiam unicamente nas preferências de cada indivíduo, mas também são condicionados por circunstâncias sociais, culturais e econômicas.
Pessoas de alto pode aquisitivo, têm maior tendência para realizar uma dieta desequilibrada.
Quanto menoro nível educacional das pessoas, maior é a chance delas ingerirem quantidade satisfatória de frutas e hortaliças.
Todas as afirmativas são verdadeiras
Sobre "Antropologia e Alimentação", podemos dizer:
 I-Ele trata da alimentação nos estratos mais abastados da sociedade.
II- Que alguns estudos demonstraram que, à medida em que a produção de alimentos se organiza de modo capitalista, o consumo alimentar dos agricultores se enriquece em nível nutricional.
III - Uma grande contribuição do enfoque antropológico nos estudos sobre consumo alimentar foi o de ressaltar a importância da família neste fenômeno.
IV - Que os tabus e as crenças relativas à alimentação são os únicos aspectos que devem ser considerados em estudos sobre consumo alimentar.
V - Que os inquéritos alimentares de meados do século passado sobre trabalhadores urbanos demonstraram a existência de deficiências nutricionais.
 
Marque a alternativa INCORRETA sobre a cultura e a visão de homem:
De acordo com a cultura o homem pode ter visões diferentes sobre o mesmo objeto observado.
Nossa herança cultural se desenvolve ao longo das gerações e se modifica com o tempo.
Reagimos de forma depreciativa quando alguém foge do padrão convencional aceito pela maioria.
Os indivíduos de culturas diferentes possuem a mesma vivência corporal - como modo de andar, vestir, comer, rir etc.
cultura é todo complexo que incluísse conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade
A culinária, como as outras artes, não é estática. A história de sua evolução, desde os tempos mais remotos, difere segundo a área geográfica e as épocas. Variações climáticas, abundância das colheitas e a estabilidade política, guerra ou paz, são fatores que influenciam o padrão de vida e consequentemente a quantidade e qualidade dos alimentos disponíveis. (Ariovaldo Franco, em Gastronomia: Uma Breve História Ilustrada) 
Os hábitos culinários de uma região não decorrem somente de mero instinto de sobrevivência e da necessidade do homem de se alimentar. São expressões de sua história, geografia, clima, crenças religiosas.
Os alimentos em várias sociedades são ingeridos de forma ritualizada, podendo-se associar o preparo e consumo ao sagrado.
A abstinência e proibição constante ou temporária de certos alimentos são muitas vezes considerados meios para se atingir o estado de graça e santidade.
Os homens desenvolveram utensílios de pedra e barro que contribuíram para o surgimento da culinária.
A doutrina hindu proibiu o consumo de carnes em geral, baseada no princípio da reencarnação.
A tendência da gastronomia mundial é a globalização e, como contrarreação, a regionalização. Trocando em miúdos: ao mesmo tempo em que muitos cozinheiros buscam inspiração na culinária de povos diferentes, outros chefs estão pesquisando e fortalecendo as cozinhas regionais de seus países.
Cozinhar, hoje, é pensar exclusivamente nas nossas origens.
A regionalidade é o traço mais importante da inspiração culinária.
A cozinha internacional é mais significativa que a regional.
A cozinha não vem acompanhando o homem através dos tempos.
Cozinhar, hoje, é manter um olho na feirinha da esquina e outro na prateleira reservada aos produtos importados.
Avalie as afirmativas abaixo, 
I. O sistema de crenças exerce um papel vital nas práticas de alimentação e não deve ser considerado quando se coloca contra as orientações nutricionais.
II. Os objetos, atos, modos ou palavras de proibição ou restrição legitimada por costume ou tradição de um grupo de pessoas se denominam tabus.
III. A lenda difere da crença porque envolve uma narração escrita ou oral na qual os fatos históricos são deformados pela imaginação poética.
IV. As práticas de alimentação em uma cerimônia normalmente se expressam com formalidades em caráter solene e planejado.
V. Os tabus e crenças incidem basicamente sobre as pessoas pouco informadas.
No mundo globalizado atual, é válido afirmar que o fenômeno do fast food: 
I Promove o surgimento de hábitos que atendem ao sistema de produção capitalista internacional. 
II Baseia-se na dinamização da nova cozinha industrializada que valoriza as formas fordistas e tayloristas de produção. 
III É uma cultura alimentar baseada na valorização dos hábitos alimentares tradicionais de vários povos. 
IV Difundiu a cultura alimentar "estadunidense" em outros países, pois sempre teve reconhecida preocupação com a comida caseira.
O que você entende pelo texto abaixo?
Cada sistema cultural está sempre em mudança. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Assim como é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema
Globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política que vem impulsionando o mundo, principalmente considerando as facilidades de transporte e difusão de informações, produtos e interação entre as pessoas. Ressaltam-se, com ela, grandes tendências de comportamento nas pessoas, como: a autonomia, a conveniência, a desestruturação das refeições, o cosmopolitismo, o refinamento, a valorização da alimentação fora de casa, mas também a valorização do alimento natural e a preocupação com a saúde e o equilíbrio alimentar.
O processo de globalização intensifica também fatores de risco associados ao consumo dos alimentos. Destacam-se aqui os relacionados à manipulação, processamento e conservação dos produtos alimentícios. A inadequação ao 
consumo pode ocorrer pela decomposição dos alimentos por agentes físicos, químicos e biológicos; pela contaminação acidental ou introdução consciente de substâncias tóxicas ou inconvenientes à saúde; pela transmissão de doenças ao homem através de alimentos de origem animal; ou pela contaminação dos alimentos por microrganismos que, muitas vezes, utilizam o alimento como meio de multiplicação. As irregularidades vão desde a identificação de excesso de agroquímicos em produtos vegetais até parasitas, hormônios e medicamentos veterinários em produtos animais, e também o acréscimo de aditivos de utilização polêmica em alimentos industrializados, isso sem falar na questão controversa da manipulação genética dos alimentos, visando melhorar tanto seu rendimento e resistência a pragas quanto sua composição nutricional 
(Proença, 2010).
Significado de antropologia?

Outros materiais