Buscar

DIREITO CIVIL 1 AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0006_SM_201701322757 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 201701322757
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 29/09/2017 16:05:59 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701386098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 21 - 126º Exame OAB-SP) - Relativamente às associações civis é incorreto afirmar:
		
	
	 
As associações civis constituem um conjunto de pessoas que colimam fins ou interesses não econômicos, que podem ser alterados, pois seus membros deliberam livremente, já que seus órgãos são dirigentes.
	 
	 
A associação é um contrato pelo qual um certo número de pessoas, ao se congregar, coloca em comum serviços, atividades, conhecimentos, em prol de um mesmo ideal, objetivando um fim não econômico ou econômico, com ou sem capital, com ou sem intuitos lucrativos.
	
	 
A associação deverá ser constituída, por escrito, mediante redação de um estatuto, lançado no registro competente, contendo declaração unânime da vontade dos associados de se congregarem para formar uma coletividade, não podendo adotar qualquer das formas empresárias, visto que lhe falta o intuito especulativo.
	
	 
O ato constitutivo da associação consiste num conjunto de cláusulas contratuais vinculantes, que unem seus fundadores e os novos associados que, quando nela ingressarem, deverão submeter-se aos seus comandos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701546188)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que tange aos bens público, é correto afirmar:
		
	 
	Em que pese a regra da inalienabilidade dos bens públicos, é possível que haja alienação de bens de um ente público a outro, sem que se proceda à desafetação
	
	Em razão de sua natureza, ao Poder Público é vedada a cobrança pela utilização dos bens públicos, desde que respeitados todos os procedimentos de regular fruição, conforme estabelecido pelo órgão competente.
	
	Os bens públicos de uso comum do povo e os bens de uso especial são insuscetíveis de aquisição por usucapião, não valendo a mesma regra para os bens dominicais
	
	Qualquer espécie de bem público pode ser alienado, sem a necessidade de respeitar o procedimento de desafetação, desde que assim o exija a ordem pública ou a segurança nacional.
	
	Os bens públicos podem ser classificados em ¿bens de uso comum do povo¿, ¿bens de uso especial¿ e ¿bens dominicais¿, sendo todos eles inalienáveis, salvo quando submetidos à desafetação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701378605)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Edgar Von Litz instituiu uma fundação por escritura particular, denominada "Amigos dos Infantes e Jovens", com finalidade educacional e com dotação de bens livres, tendo registrado o instrumento no Cartório de Títulos e Documentos, deixando de mencionar a maneira de administrá-la. Seus herdeiros necessários, Catarina (esposa) e Jorge Orlando (filho), estão impugnando o ato de constituição alegando que não foram obedecidas as exigências legais. A partir do caso concreto acima apresentado aponte a opção correta:
		
	
	Se, por má-fé ou engodo do instituidor, for constituída uma fundação com visível fraude contra credores, estes não poderão valer-se de ação anulatória - pois não há como desconstituir judicialmente aquilo que legalmente não puder ter nascido.
	
	Para a constituição ou o nascimento da pessoa jurídica é necessária a conjugação de três requisitos: agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei.
	
	A lei exige, para a instituição de uma fundação, a doação dos bens livres para os membros da diretoria da mesma. Assim, a solução seria deserdar os herdeiros necessários.
	 
	O único caminho a ser trilhado com sucesso para alcançar o registro requerido seria a lavratura de uma escritura pública onde a associação criasse, efetivamente, uma Fundação -  transferindo-lhe seu patrimônio líquido e consignando-se que, por via de conseqüência, aquela seria extinta; passando a Fundação, assim, a ser sua sucessora para todos os fins e efeitos de direito.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701376261)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a legislação civil brasileira, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O atual Código Civil utiliza o princípio da função social da propriedade.
	 
	O atual Código Civil está fundado em três princípios básicos: família, propriedade e contratos.
	
	Criado em 1916, o Código Civil brasileiro anterior carregava costumes e padrões morais do início do século passado.
	
	Com a entrada em vigor do novo Código Civil, mulheres e homens passaram a ter direitos iguais no que se refere à obrigatoriedade do pagamento da pensão alimentícia e da guarda dos filhos.
	
	Compreendia o Código de 1916 duas partes, uma geral e outra especial.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes