Buscar

RELATÓRIO 03 CARACTERIZAÇÃO DECARBOIDRATOS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
BIOQUÍMICA FUNDAMENTAL
CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS
ALUAN MAGALHÃES MACHADO
GABRIEL SOUZA PEREIRA
GENIVAL CALAÇO DE SOUSA JUNIOR
PÂMELA VIEIRA DO NASCIMENTO
PETERSON DE MOURA
ORIENTADOR: PROF. DR. BRUNO MENDES TAVARES
MANAUS-AM
2017
ALUAN MAGALHÃES MACHADO
GABRIEL SOUZA PEREIRA
GENIVAL CALAÇO DE SOUSA JUNIOR
PÂMELA VIEIRA DO NASCIMENTO
PETERSON DE MOURA
CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS
Relatório apresentado ao Curso de Ciências Naturais, como parte da composição de nota da Disciplina Bioquimica Fundamental, oferecida pela Universidade Federal do Amazonas através do Instituto de Ciências Biológicas.
ORIENTADOR: PROF. DR. BRUNO MENDES TAVARES
MANAUS – AM 
2017
1 INTRODUÇÃO
Os açúcares estão presentes em praticamente todos os alimentos, podendo ser encontrados na forma de monossacarídeos e polissacarídeos. Atualmente existe uma ampla lista de técnicas e métodos oficiais capazes de determinar a concentração de açúcares redutores, açúcares não redutores e açúcares totais em amostras. Estas técnicas baseiam-se nas diferentes propriedades físicas, químicas ou óticas de cada açúcar para fazer a análise quantitativa. 
O reagente de Fehling é um composto utilizado para promover a oxidação seletiva dos aldeídos. Devido à ocorrência de aldeídos em carboidratos (aldoses), o mesmo reagente pode ser utilizado nos processos de oxidação desses carboidratos. O reagente de Fehling é basicamente formado por íons cúprico (Cu2+) em solução básica, complexados com o ânion do ácido tartárico. Quando esse composto entra em contato com um aldeído, ocorre a oxidação desse aldeído a ácido carboxílico, reduzindo o íon Cu2+ (que se apresenta em uma cor azul) ao íon cuproso Cu+ que se apresenta em solução básica como um precipitado de coloração marrom-avermelhada de Cu2O.
O amido está presente na maioria dos vegetais, com a função inicial de armazenar energia coletada pela fotossíntese. A principal razão para a conversão fotossintética de açúcar em amido é que esta forma de armazenamento é vantajosa para a planta, pois a molécula de amido é insolúvel em soluções aquosas, à temperatura ambiente e, dessa maneira, não provoca desbalanço osmótico, como o açúcar armazenado em grandes quantidades.
2 OBJETIVO
Caracterizar a presença de açúcares redutores através do reativo de Fehling em soluções de carboidrato.
Identificar a presença de amido nos alimentos.
3 MATERIAIS MÉTODOS
7 Pipetas de vidro de 2 ml
Reativo de Fehling A e B
Solução de Glicose 1%
Solução de Frutose 1%
Solução de Maltose 1%
Solução de Sacarose 1%
Solução de Galactose 1%
Solução de Amido 1%
Pipetador conta gotas
7 Tubos de ensaio
Pêra de borracha
5 Placas de Petri
Amido de milho
Farinha de trigo
Água destilada
Banho – Maria
Cronômetro
Espátula 
Batata
Lugol
Água
Leite
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimento 1: Reação de Fehling e identificação de açúcares redutores.
O experimento teve início com a identificação dos 7 tubos de ensaio, foi pipetado com uma pipeta de vidro, 0,5 ml do reativo de Fehling A e 0,5 de ml do reativo de Fehling B em cada tubo. Foi adicionado nos 7 tubos de ensaio as seguintes soluções:
Tubo 01 – 1,0 ml de água destilada
Tubo 02 – 1,0 ml da solução de Glicose 1%
Tubo 03 – 1,0 ml da solução de Frutose 1%
Tubo 04 – 1,0 ml da solução de Maltose 1%
Tubo 05 – 1,0 ml da solução de Sacarose 1%
Tubo 06 – 1,0 ml da solução de Galactose 1%
Tubo 07 – 1,0 ml da solução de Amigo 1%
Após as soluções serem colocadas, foi misturada até estar completa sua homogeneização. Então foi levado ao Banho – Maria fervente e ficou durante 3 minutos, o resultado foi anotado e observado.
Experimento 2: Teste de Iodo, presença de amido em alimentos.
O experimento teve início com a identificação das 5 placas de Petri, com a preparação de uma, para controle negativo, usando 1,0 ml de água e outra, para controle positivo, usando amido de milho com água. Após isso, foi colocado uma pequena amostra de cada alimento nas placas de Petri restantes. Em seguida, foi adicionado 3 gotas de Lugol em casa amostra, para que fosse possível observar se haveria presença de amido nos alimentos ou não, e a partir do resultado, foi preenchida a tabela.
5 RESULTADOS 
Para o Experimento de Reação de Fehling, foram obtidos os seguintes resultados:
Figura 2. Tubos de Ensaio em Banho - Maria
Figura 1. Tubo de Ensaio antes de ir ao Banho-Maria
Figura 3. Mudança de coloração dos tubos de ensaio
Os tubos de ensaio que continham soluções dos açúcares glicose, lactose e frutose apresentaram a coloração avermelhada característica da presença de óxido cuproso. As soluções de água destilada, sacarose, amido e açúcar não apresentaram tal aspecto.
	Figura 4. Detecção do amido nos alimentos
O amido é um polímero formado por milhares de moléculas de glicose. Embora sendo um açúcar redutor, os grupos funcionais que conferem a glicose essa características estão realizando ligações glicosídicas impedindo que haja oxidação desses grupos por parte dos íons do reagente de Fehling.
Para o experimento de teste de Iodo, foram obtidos os seguintes resultados:
O amido é um polímero (macromolécula) formado pela união de moléculas de glicose. Há amidos de cadeias de diferentes tamanhos e entrelaçamentos. Devido a isso, existem amidos com cadeias solúveis em água (amido solúvel) e com cadeias pouco solúveis.
A interação das cadeias que constituem o amido com iodo resulta numa estrutura complexa instável de cor azul, que pode ser a mais intensa (quase preta) ou menos intensa, dependendo da temperatura, da concentração de iodo e da quantidade e do tamanho das cadeias. Entretanto, à medida que o amido se degrada, por hidrólise, essa cor vai mudando para o roxo, o vermelho, até ficar incolor.
	Amostras
	Presença de amido
	Coloração com Lugol
	Controle Negativo
	Não
	Amarelada
	Controle Positivo
	Sim
	Violácea
	Batata Crua
	Sim
	Violácea
	Leite
	Não
	Amarelo
	Farinha de Trigo
	Sim
	Violácea
5 CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
Artigo: Comparação de métodos para determinação de açúcares redutores e não-redutores. Disponível em < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/143940/000998082.pdf?sequence=1 > Acesso em 22 de out às 18:00h.
 Site: Disponível em < https://www.passeidireto.com/arquivo/18199269/reacao-de-fehling > Acesso em 24 de out às 21:55h.
Artigo: Verificando a presença de amido nos alimentos. Disponível em < http://www.eja.educacao.org.br/bibliotecadigital/indicacoes/experiencias/Lists/Experiencias/Attachments/7/Amido%20nos%20alimentos.pdf > Acesso em 24 de out às 22:18h.
Site: Disponível < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABvzAAG/relatorio-identificacao-amido-glicose-nos-alimentos > Acesso em 24 de out às 22:31h.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes