Buscar

DIREITO PENAL I AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
	Simulado: CCJ0007_SM_201701322757 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 201701322757
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 06/09/2017 22:12:10 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701375383)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os princípios referentes à teoria do concurso aparente de tipos penais não incluem o princípio da (Exame OAB/CESPE.UnB. 20072)
		
	
	especialidade
	 
	proporcionalidade
	
	consunção
	
	subsidiariedade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702200516)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2016. FAURGS. TJ-RS. Juiz de Direito Substituto) Sobre a aplicação dos elementos da teoria geral do delito, assinale a alternativa correta.
		
	
	Quando reconhecido que a conduta delitiva decorre de coação irresistível ou do cumprimento de ordem de superior hierárquico não manifestamente ilegal, o agente que a praticou terá sua pena diminuída de um sexto a um terço.
	 
	Adamastor, tomado por ciúmes e agindo com animus necandi, desferiu três disparos de arma de fogo calibre .38 contra Bento, que atualmente namora sua ex-companheira Catarina. O primeiro tiro atingiu a região lateral esquerda do pescoço da vítima, enquanto os demais se alojaram na região inferior de sua perna esquerda, próximo ao joelho. Logo após os disparos, contudo, o próprio autor, assustado com o desfecho de sua ação, contatou o SAMU e o Hospital de Pronto Socorro, a fim de que a vítima fosse socorrida e recebesse atendimento médico de urgência, o que efetivamente veio a ocorrer em face do pronto atendimento de uma ambulância. Em que pese não ter corrido risco de vida, Bento recebeu alta médica após permanecer internado durante 45 dias. Pelo exposto, é correto tipificar a conduta de Adamastor como um crime de lesão corporal grave.
	
	O erro quanto à pessoa e o erro na execução do crime fazem com que o agente responda pelos resultados típicos alcançados, não sendo levadas em consideração as condições e características das vítimas que efetivamente pretendia atingir.
	
	Reconhecida a intenção do coautor de participar de crime menos grave, o juiz deverá aplicar-lhe a pena em relação ao mesmo crime dos demais acusados, diminuindo-a, todavia, de um sexto até a metade.
	
	A legítima defesa putativa própria caracteriza-se por uma intepretação equivocada do agente em relação às circunstâncias reais de uma determinada situação fática, fazendo-o acreditar que está sofrendo (ou na iminência de sofrer) uma agressão injusta, e seu reconhecimento tem como consequência legal o afastamento da ilicitude da conduta, ainda que tal equívoco interpretativo decorra de culpa do próprio agente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701375422)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia os dados do Censo Penitenciário Nacional (DEPEN/MJ) de 1994 e de 1995. Após a análise das assertivas, marque a CORRETA: Perfil do encarcerado no Brasil (Censo de 1994): 95% dos presos são pobres; 87% dos presos não concluíram o primeiro grau; 85% dos presos não têm condições de contratar advogado; 96, 31% dos presos são homens. Porcentagem de cumprimento da pena privativa de liberdade e seus respectivos crimes (Censo de 1995): 32,9% por roubo; 16,4% por furto (49,3% contra o patrimônio); 15% por homicídio; 10,6% por tráfico de drogas; 6,9% por estupro e outros crimes contra os costumes; 18,2% por outros crimes.
		
	
	Os dados acima deixam nítido que a sociedade brasileira tende a praticar mais crimes patrimoniais do que outros, tais como o de sonegação fiscal. Isto leva à conclusão de que são mínimos ou inexistentes os casos de falsificação de remédios, corrupção nos órgãos governamentais etc.
	
	O dado referente à escolaridade faz exsurgir a relação inversamente proporcional de que quanto menos estuda, maior a probabilidade de o ser humano acabar se transformando num animal irracional e, por isto, de extremo perigo à sociedade.
	 
	As estatísticas criminais não demonstram a realidade, tendo-se em vista que o sistema penal não consegue processar todas as condutas consideradas negativas para a sociedade.
	
	Fica claro pelos dados do Censo Penitenciário Nacional que as camadas menos favorecidas economicamente da sociedade têm uma tendência natural à delinquência.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701936778)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do significado dos princípios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opção correta:
		
	
	Segundo o princípio da ofensividade, no direito penal somente se consideram típicas as condutas que tenham certa relevância social, pois as consideradas socialmente adequadas não podem constituir delitos e, por isso, não se revestem de tipicidade.
	 
	O princípio da intervenção mínima, que estabelece a atuação do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
	
	nenhuma das alternativas.
	
	De acordo com o princípio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico psíquica dos condenados por sentença transitada em julgado.
	
	Segundo o princípio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as ações mais graves praticadas contra os bens jurídicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurídica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701936765)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tipicidade é
		
	
	descrição do fato no texto legal.
	 
	adequação da conduta ao tipo.
	
	ação ilícita ou contrária ao direito.
	
	comparação da conduta particular com a culpabilidade concreta e descrita no tipo.
	
	juízo de reprovação social.

Outros materiais