Buscar

DIREITO PENAL I AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
	Simulado: CCJ0007_SM_201701322757 V.1 
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 10/10/2017 14:02:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701997799)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É correto afirmar, no que diz respeito ao princípio da culpabilidade, que:
		
	
	não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal.
	 
	determina que a pena não pode ser superior ao grau de responsabilidade pela prática do fato.
	
	a pena deve estar proporcionada ou adequada à magnitude da lesão, ao bem jurídico representada pelo delito e a medida de segurança à periculosidade criminal do agente.
	
	a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
	 
	a pena só pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo juízo de reprovação, cometeu um fato típico e antijurídico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702265749)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Magistratura Trabalho ¿ 15ª Região ¿ 2005) Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	usar de grave ameaça para favorecer interesse alheio contra parte em processo administrativo, constitui crime de coação no curso do processo;
	
	se o crime é cometido em estrita obediência a ordem de superior hierárquico, não manifestamente ilegal, só é punível o autor da ordem.
	 
	o desconhecimento da lei penal é inescusável, contudo, pode constituir circunstância atenuante;
	 
	age, em legítima defesa, quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, ainda que futura, a direito seu;
	
	o crime é culposo quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702255261)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Magistratura SP-2007) A lei nº 11.343/06, que afastou a incidência de pena privativa de liberdade e de multa quanto ao crime de porte de substância entorpecente para uso próprio (cominadas na Lei 6368/76) e estabeleceu, em seu lugar, a aplicação de outras medidas (advertência, prestação de serviços à comunidade etc), configura hipótese de :
		
	
	nenhuma das alternativas acima.
	 
	abolitio criminis.
	 
	novatio legis in mellius
	
	novatio legis incriminadora.
	
	novatio legis in pejus.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701384524)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2009.
 Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir:
 I. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola o dever jurídico de agir, imposto pela norma, e basta a desobediência ao comando da norma para caracterizar o delito. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica da qual surge o dever e a possibilidade física real de realizar a ação ordenada.
II. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a prática de um ato concreto para que ele se materialize. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica, da qual surge o dever e a possibilidade psíquica real de realizar a ação ordenada.
III. A diferença entre os crimes omissivos próprio e impróprio é que, no primeiro, a obrigação de agir decorre da norma; ao passo que, no segundo a obrigação é resultado de um especial dever jurídico de agir. Se a mãe deixa de alimentar o filho, que morre em decorrência dessa omissão, pratica o crime de homicídio. Se um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omissão de socorro qualificada.
IV. Em regra, todos os crimes comissivos podem ser praticados por omissão, salvo aqueles em que é necessária uma atividade do agente. São elementos do crime comissivo por omissão a abstenção da atividade que a norma impõe, a superveniência do resultado típico em virtude da omissão, a ocorrência da situação de fato da qual deflui o dever de agir.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
		
	
	II e IV
	 
	I, III e IV.
	
	I e III
	
	II e III
	
	I e II
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701473585)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	JOSÉ foi vítima de um crime de extorsão mediante seqüestro (artigo 159, do C. Penal), de autoria de CLÓVIS. O Código Penal, em seu artigo 4.º, com vistas à aplicação da lei penal, considera praticado o crime no momento da ação ou omissão,ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questão, antes da liberação involuntária do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor lei nova, agravando as penas. Assinale a opção correta. (Prova de Seleção. 178. Concurso de Ingresso na Magistratura- Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/ Vunesp 2006)
		
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento penal considera como tempo do crime, com vistas à aplicação da lei penal, o momento da ação ou omissão e o momento do resultado, aplicando-se a sanção da lei anterior, por ser mais branda.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, frente ao princípio geral da irretroatividade da lei.
	 
	A lei nova, mais severa, é aplicável ao fato, porque sua vigência é anterior à cessação da permanência.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, em obediência à teoria da atividade

Outros materiais