Buscar

Atividade contextualizada Comunicação e Expressão .

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada Comunicação e Expressão
 Na música falta coesão por não ter o uso de conectivos, é possível a coerência, pois, vemos que se trata de um diálogo. Mesmo notando um interlocutor deduzimos que exista outra pessoa com o qual ele 
esteja interagindo, dando assim sentido à composição. 
 
Podemos observar que a letra da música trata de um diálogo entre namorados em um orelhão.
No inicio você podemos até achar que é um texto diferente, com um monte de frases soltas que em pouco lembram um texto do jeito que estamos acostumados. 
Mas aos poucos na leitura, vemos que existe um “diálogo”, mesmo ouvindo apenas um dos interlocutores. 
Mesmo faltando conectivos, a compreensão do texto não fica prejudicada, pois podemos deduzir que existe uma namorada do outro lado da linha e até mesmo podemos “ouvir” o que ela diz através das falas do namorado. 
Se simularmos o diálogo que existe em “Bye, bye, Brasil”, vamos entender direitinho o que o compositor quer dizer com sua música.
Então a coesão é um elemento muito importante para a construção de um texto, mas nem sempre vai estar presente para conectar ideias e enunciados.
Mas quando nos depararmos com um texto assim, vamos buscar elementos da coerência textual para dar sentido a ele, entendendo que um texto sem coesão é sim possível.

Outros materiais