Buscar

Eletricidade Aplicada Estruturada1 5

Prévia do material em texto

Engenharia Civil
Eletricidade Aplicada
Macaé
Agosto/2017
CONCEITOS BÁSICOS
Pesquise, no livro texto ou em seu material de estudo e descreva o processo de condução da corrente elétrica em um material condutor de corrente elétrica.
R.: Primeiramente é necessário que haja diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, o que vai gerar campos elétricos e com isso a movimentação de elétrons passando pelos átomos do condutor, fazendo com que haja corrente elétrica.
Como se chama a lei que relaciona as três grandezas básicas em um circuito elétrico e quais são estas três grandezas?
R.: Lei de Ohm.
Por um resistor conectado a um circuito circula uma corrente de 2,4 A. Qual é a quantidade de carga elétrica em coulombs que atravessa o resistor no período de 2 min.
R.: 288 C
 
Qual é a característica principal da estrutura atômica de um material que faz com que ele seja bom condutor de eletricidade?
R.: Elétrons livres na camada de valência dos átomos, os quais sofrem menor força de atração exercida pelo núcleo do átomo permitindo que migrem para outro átomo.
 RESISTIVIDADE DE UM MATERIAL
Faça uma pesquisa sobre a resistividade de um material condutor de eletricidade e a influência da temperatura na variação de sua resistência elétrica.
A partir desta pesquisa determine o valor da resistência elétrica de um condutor de alumínio, com comprimento de 2750 m e seção circular com 2,8 mm de diâmetro, na temperatura de 48 ºC. Repita os cálculos para a temperatura de 64 ºC.
R.: A resistividade é um dos fatores que devem ser levados em conta quanto a resistência a passagem de corrente elétrica em um condutor, afinal cada material que compõe um condutor tem uma resistividade. Quanto menor a resistividade mais facilmente o elétron se desloca pelo condutor. Também é conhecida como resistência elétrica específica e visto que varia de acordo com a temperatura, tem seus valores apresentados para a temperatura de 20ºC. No Sistema Internacional a unidade é ohm metro (Ωm).
A resistividade é influenciada pela variação de temperatura, sendo que, em um condutor, aumenta a medida que aumenta a temperatura e vice-versa, já nos semicondutores, a resistividade diminui à medida que aumenta a temperatura.
MULTÍMETRO
Fazer uma pesquisa sobre multímetros digitais e analógicos e descrever as vantagens e desvantagens de cada um deles em relação ao outro.
R.:
Multímetro Digital
Vantagens:		Possui display fácil visualização
			Melhor para ser utilizado com grandezas que não sofrem variação
			Maior duração de sua bateria
			Não necessita de regulagem
Desvantagens:	Não oferece precisão caso uma grandeza sofra oscilação
			Não permite verificar a variação de uma grandeza de forma precisa
Multímetro analógico
Vantagens:		Oferece melhor precisão para grandezas que sofrem oscilação
			Permite verificar a variação de uma grandeza de forma precisa
Desvantagens:	Possui display de ponteiros com várias informações
			Menor duração de sua bateria
			Necessita de fazer a regulagem do ponteiro
Descrever como se utiliza o multímetro digital e quais são os cuidados a serem observados nas medidas de tensão e nas medidas de resistência ôhmica.
R.: Com o multímetro digital, para medir tensão, é necessário selecionar a grandeza a ser medida e, em alguns modelos, é necessário selecionar o menor valor de tensão que esteja acima da tensão a ser medida para ter uma melhor precisão. Caso a tensão a ser medida não seja conhecida, selecionar o maior valor de tensão da escala e ir diminuindo para alcançar uma melhor precisão. Ficar atento quanto à tensão ser em corrente contínua ou alternada, devendo selecionar a correta. Feita a configuração, basta posicionar as pontas de prova nos terminais e fazer a leitura. No caso de tensão em corrente contínua, a ponteira vermelha deve tocar o polo positivo e ponteira preta o polo negativo. Caso a polaridade não seja conhecida, se ao fazer a leitura aparecer um sinal de negativo antes do valor da tensão significa que as ponteiras estão invertidas. Em corrente alternada não há polaridade. Ao fazer a medição de tensão em um circuito o multímetro deve estar em paralelo com o componente a ser medido.
Para medir resistência, primeiramente deve-se selecionar a grandeza de resistência e o menor valor de resistência que esteja acima da resistência a ser medida para ter uma melhor precisão, caso a resistência a ser medida não seja conhecida, selecionar o maior valor de resistência da escala e ir diminuindo para alcançar uma melhor precisão. Após fazer a configuração posicionar as pontas de prova e fazer a leitura. Ao fazer a medição de resistência em um circuito o multímetro deve estar em paralelo com o componente a ser medido.
Descrever também como se faz e os cuidados a serem tomados para a medição de corrente elétrica.
Para medir corrente, primeiramente deve-se selecionar a grandeza de corrente e o menor valor de corrente que esteja acima da resistência a ser medida para ter uma melhor precisão, caso a corrente a ser medida não seja conhecida, selecionar o maior valor de corrente da escala e ir diminuindo para alcançar uma melhor precisão. Ficar atento quanto a corrente ser contínua ou alternada, devendo selecionar a correta. Após fazer a configuração posicionar as pontas de prova e fazer a leitura. Ao fazer a medição de corrente em um circuito o multímetro deve estar em série no ramo a ser medido.
CIRCUITO SÉRIE
Desenhar um circuito de corrente contínua com todos os elementos ligados em série, contendo duas fontes de tensão e quatro resistores, de forma que o valor da tensão total do circuito seja igual a 80 V e a corrente que circula no circuito seja um valor entre 2 mA e 4 mA.
Os valores dos resistores devem ser múltiplos de qualquer um dos seguintes valores a seguir: 1; 1,2; 1,5; 1,8; 2,4; 2,7; 3,3; 4,7; 6,8; 8,2.
Exemplo: Um resistor pode ter 1,5 O ou pode ter 15 O.
Atribuir o valor a cada fonte de tensão E1 e E2.
Atribuir o valor a cada resistor R1, R2, R3, e R4.
LEI DE OHM
Considere uma fonte de tensão contínua ligada a um resistor de resistência de valor desconhecido igual a R.
Em série com o resistor tem um miliamperímetro para medir a corrente que passa pelo resistor e em paralelo com o resistor tem um voltímetro para medir a tensão aplicada no resistor. Variou-se a tensão da fonte de forma que no resistor se obteve os valores de tensão e de corrente que constam da tabela abaixo:
	V
	0 V
	2 V
	4 V
	6 V
	8 V
	10 V
	12 V
	I
	0 mA
	2,94 mA
	5,88 mA
	8,82 mA
	11,77 mA
	14,71 mA
	17,65 mA
Construa um gráfico V (I) com os dados da tabela acima e a partir do gráfico determine o valor da resistência R.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes