Buscar

PROPRIEDADE DOS MATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
1 – Quais quesitos devem ser considerados pelo profissional engenheiro para escolha de materiais para seus projetos e obras?
Os quesitos que devem ser considerados pelo profissional engenheiro para escolha de materiais para seus projetos e obras são: verificar a qualidade dos produtos a serem usados na obra, viabilidade, preço – fator relevante, mediante ao fato de que o produto pode estar fora dos padrões ou extrapolar o orçamento. Sendo que, o mais barato pode vir a trazer malefícios para a obra. A estética e a disponibilidade do produto na região também são fatores relevantes. Com relação a qualidade pode-se citar a durabilidade, estética, facilidade para manuseio, resistência e, outros. É primordial verificar se há interesse e a necessidade da obra do projeto ou do cliente.
2 – No seu ponto de vista, qual a importância de se fazer um controle de qualidade de materiais.
A importância de se ter um controle de qualidade de matérias se da principalmente pela ética profissional, já que este controle é essencial para uma obra bem executada, durável, bem esteticamente, e satisfatória para os clientes ou contratantes.
3 – Quais controles de qualidade dos materiais podem ser feitos:
No canteiro de obras.
Controle de matéria prima, de materiais, controle de execução e através de ensaios de laboratórios.
Material nas fábricas.
Pode-se fazer inspeções em lotes, nas amostragens, ensaios de qualificação e decisão de produtos a serem usados.
Material em laboratório.
Os controles em laboratório podem ser Físicos (massa específica, porosidade, permeabilidade, aderência, dilatação térmica, condutibilidade térmica e acústica), Mecânicos Estáticos (tração, compreensão, flexão, torção, cisalhamento e desgaste) ou Mecânicos Dinâmicos (flexão, tração, compressão, fadiga).
4 – Quais os fenômenos envolvidos na deformação plástica de metais e qual sua importância na engenharia?
A deformação plástica e o alongamento permanente sofrido pela peça onde as tensões aplicadas aos materiais estão contidas entre a tensão de escoamento e a de ruptura, havendo uma pequena perda de energia interna na forma de calor, entretanto o volume e a massa são mantidos constantes. É desejado em aplicações onde para obter a peça necessita-se deformá-la permanentemente, ou seja, dentro do regime plástico. Esta deformação ocorre internamente através do encruamento (reordenação dos planos cristalinos e das estruturas moleculares do material).
5 – Porque os materiais rompem quando deformamos excessivamente?
Os materiais rompem quando há deformação excessiva devido ao fato de todo material possuir certa resistência mecânica, um limite imposto pelas características da estrutura interna do material. Ao deformarmos um material ele vai encruando ficando cada vez mais duro, tencionado e frágil. Com isso, fica cada vez mais perto do limite do material. As discordâncias vão se encontrando e acabam formando trincas que, ao serem submetidas a uma maior tensão, provocam a ruptura do material.
6 – O que é tenacidade e ductilidade e através de que ensaios podem ser medidos?
Tenacidade é a capacidade que um material tem de absorver energia quando submetido a um choque. Este pode ser medido através do ensaio de Charpy. Já ductilidade é a capacidade que um material tem de deformar plasticamente a sua estrutura antes da sua ruptura e pode ser medida através de ensaios de tração e compressão.
7 – Como se justifica o comportamento frágil e dúctil de um material e como este pode ser avaliado?
	O material frágil não tem capacidade de absorver energia no impacto e pode ser avaliado através de um ensaio de Charpy. Já um material dúctil é capaz de se deformar muito sem romper. Esta situação pode ser considerada por meio de ensaios de tração e compressão. Com isso, nestes ensaios, através da curva de tensão versus deformação, verifica-se que o material frágil não escoa, se rompe. Já um material dúctil escoa antes de romper.
8 – Quais os critérios que podem ser levados em consideração na escolha de um processo de fabricação?
	Os critérios que podem ser levados em consideração na escolha de um processo de fabricação são: Aspectos do Material (conformabilidade, tipo de material, encruamento, estrutura interna), Aspectos do Produto (forma, tamanho, acabamento superficial, precisão dimensional, propriedades mecânicas, nível de qualidade, nível de complexibilidade), Aspectos Associados ao Processo (produtividade, volume de produção, complexibilidade do processo), Aspectos Comerciais (custo, viabilidade do processo) e, Outros Aspectos (disponibilidade; meio-ambiente).
 9 – Como é feito o controle de qualidade dos produtos durante e após a fabricação?
	O controle de qualidade dos produtos durante e após a fabricação dá-se em duas etapas, intermediário e final.
O controle intermediário é realizado em produtos semiacabados, tendo caráter preventivo, pôs produtos que estão fora dos padrões de qualidade especificados são rejeitados.
O controle final é executado em produtos acabados, baseando-se nos padrões internos da fabrica, e nas exigências do cliente.
10 – Quais as propriedades do aço?
	O aço tem como principais propriedades a grande maleabilidade e durabilidade, elasticidade, boa resistência e condutividade térmica. Em casos específicos como o aço inoxidável, apresenta resistência à corrosão.

Outros materiais