Buscar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA GEOTECNIA III

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FATECS DEPARTAMENTE DE ENGENHARIA CIVIL
GEOTECNIA III
VERÔNICA LING NEVES WANG, 21451043
Técnicas de Aplicação de Sobrecargas em Solos Moles
INTERESSADO: MARUSKA BUENO
BRASÍLIA, 2017
 É imprescindível para viabilizar obras sobre terrenos instáveis a utilização de técnicas de vigoramento, melhoramento ou tratamento dos solos, isso porque elevam a capacidade de carga do solo e minimizam os efeitos de recalques absolutos. A presença de solo mole, aqueles composto por material compressível, como argilas moles ou areias argilosas fofas e com ensaio de penetração padrão (SPT) inferior a quatro golpes, antes, era suficiente para tornar uma área imprópria para receber uma construção. Contudo, a evolução tecnológica na geotecnia trouxe novas técnicas para melhorar essa realidade. 
 Atualmente existem várias técnicas utilizadas que aproveitam essas áreas sem a necessidade de remoção da camada de solo mole, todavia a substituição do solo instável por outro mais resistente é possível, mas por viabilidade econômica, a prática só compensa para pequenos volumes, com profundidade máxima de 3 m a 4 m. Pois analisando, demanda espaço para o armazenamento da terra retirada e transporte de materiais, sem contar que depende da disponibilidade de solo bom na região.
 Assim explicando o porque da importância das técnicas de melhoramento. A escolha da estratégia de intervenção mais adequada depende da análise de alguns fatores, como tipo e condições do solo, grau de melhoramento pretendido, nível de tolerância dos recalques, custo previsto e prazo de execução, além de espaço e equipamentos disponíveis para a execução dos serviços.
 Para subsidiar a escolha da técnica mais adequada, é necessária uma série de ensaios. Entre os mais importantes, o ensaio de penetração (que pode ser dinâmico com sondagem à percussão SPT ou estático), o ensaio de penetração de cone com medidas de pressões neutras (CPTU), o ensaio de palheta Vane-Test, e a retirada de amostras indeformadas com amostrador Shelby para análises em laboratório.
Ilustração
 
1 A consolidação dos solos moles por meio de geodrenos ou drenos fibroquímicos e pré-carga temporária é uma das técnicas utilizadas para melhoramento de solos moles, especialmente em terrenos argilosos moles e pouco permeáveis. O processo consiste na implantação de fitas drenantes no terreno e na aplicação de cargas (aterros) que posteriormente precisam ser removidas. Porém apesar da técnica ter uma vantagem econômica, requer prazos extensos de execução (ilustração 1).
 
Ilustração
 
2Com o desenvolvimento tecnológico e a criação de novos equipamentos, possibilitou a oferta de soluções para consolidação de solos moles em prazos muito menores, em que podemos ressaltar a construção de colunas de brita vibrocompactadas, essa técnica consiste em proporcionar aos aterros ou obras de infraestrutura sobre solos moles pudessem acontecer em prazos mais curtos e sem a utilização de elementos de pré-cargas temporárias como nas situações de geodrenos. O material granular pode ou não estar envolto em geossintético, dependendo das características da argila mole (ilustração 2).
 
Ilustração 
3 Outra técnica que pode ser empregada para melhorar a capacidade de suporte de cargas de um solo originalmente mole é a injeção de compactação, que consiste em injetar calda de cimento em fases seguidas e sucessivas, formando bulbos que adensam horizontalmente o solo, conduzindo a água aos drenos verticais (ilustração 3).
Ilustração 
4 Uma técnica que vem ganhando espaço em aplicações nos últimos anos no Brasil é o Jet Grouting (ilustração 4), que permite a melhoria de solos sem escavação prévia. A técnica consiste na injeção de nata de cimento no solo por meio de jatos horizontais ou verticais de alta pressão e velocidade (cerca de 250 m/s); em função do movimento rotacional que provoca, a calda de cimento desagrega o solo misturando-se a ele para constituir colunas cilíndricas ou painéis de solo-cimento, material que apresenta características mecânicas melhores, além de menor permeabilidade. Tanto o diâmetro quanto a resistência das colunas são funções da característica do terreno e do método de execução. O Jet Grouting vem sendo indicado para todos os casos em que, pela heterogeneidade dos terrenos ou pelas características de permeabilidade, torna-se difícil a execução dos sistemas tradicionais de injeção e de perfuração. 
Ilustração 
5 E podemos finalizar essas técnicas de soluções, com os projetos de melhoramento de solos, que podem se apoiar, ainda, em técnicas como o Deep Soil Mixing (DSM) e o Cutter Soil Mixing (CSM) (ilustração 5). A primeira consiste no tratamento de solos moles por meio da mistura com agentes químicos estabilizantes, podendo-se utilizar cal e/ou cimento, formando coluna de material melhorado. Semelhante ao DSM, o CSM forma, em vez de colunas, painéis de material melhorado e pode suportar cargas mais elevadas.
Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/28/artigo291146-2.aspx

Outros materiais