Buscar

Exercícios resolvidos unid 5 e 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação – Unidade 5
1) Certa empresa recebe, diariamente, peças de vários fornecedores. Uma característica de qualidade importante é o comprimento das peças. De 100 peças recebidas, selecionou-se aleatoriamente 40, obtendo média de 8 cm e desvio-padrão de 0,4 cm. Com 95% de confiança, DETERMINE o intervalo de valores prováveis para o comprimento médio das 100 peças recebidas.
Padrão de Resposta:
Exercício de Fixação – Unidade 6
1) Um instituto de pesquisa pretende avaliar o desempenho de um político em determinada campanha. Para isso, precisa estabelecer o tamanho da amostra de eleitores a serem entrevistados. Deseja-se uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar que estudos anteriores mostravam que o político detinha 24% da preferência do eleitorado. 
Nesse contexto, quantos eleitores deverão ser entrevistados?
Considerando que os estudos anteriores apontam para 24% de preferência, podemos assumir as proporções p^=0,24 e q^=0.76. Assim, utilizamos a equação para p e q conhecidos, a fim de determinar o tamanho da amostra.
Sabemos que, para 95% de confiança, teremos o valor crítico (Za/2 ) = 1,96. Além disso, a margem de erro será 2% ou 0,02. Então, temos:
Realizando o arredondamento sempre para cima, temos 1752.
Devemos, portanto, obter uma amostra de pelo menos 1752 eleitores para garantir que o resultado das pesquisas sejam próximos ao da população total.
A resposta correta é 1752 eleitores.

Outros materiais

Outros materiais