Buscar

Avaliando da Estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

11. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes considerações sobre o colesterol, um lipídio do grupo dos esteróides. ( ) Ele participa da composição da membrana plasmática das células animais. ( ) Ele é sintetizado no pâncreas, degradado no fígado e excretado na forma de sais biliares. ( ) Ele é precursor dos hormônios sexuais masculino e feminino. ( ) Ele é precursor da vitamina B. ( ) As formas de colesterol HDL e LDL são determinadas pelo tipo de lipoproteína que transporta o colesterol. A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
		
	 
	V - F - V - F - V.
	
	F - F - V - V - F.
	
	V - V - F - V - F.
	
	F - V - F - F - V.
	
	V - V - F - V - V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701113466)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O colesterol é um esteróide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
		
	 
	o colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (estrógeno).
	
	nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de.transpiração celular e da fotossíntese.
	
	o colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex.: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
	
	na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
	
	o colesterol é o precursor dos hormônios insulina e glucagon nas ilhotas pancreáticas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701775726)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O polissacarídio formado por unidades de glicose e que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicídios nos animais é denominado:
		
	
	Acidos Nucleicos
	
	Amido
	
	ergosterol
	 
	Glicogenio
	
	Celulose
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701909210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A água é o componente celular mais abundante, corresponde a cerca de 75 a 85% e está presente em todas as células. Essa abundância e universalidade nos seres vivos ocorre em função de diversas propriedades biológicas dessa molécula. Sobre essas propriedades, analise as afirmativas a seguir: I) É um excelente solvente de várias substâncias orgânicas e inorgânicas, sendo por isso denominada como solvente universal, por causa das características elétricas de suas moléculas. II) Permite a ocorrência das reações bioquímicas no citoplasma, além de contribuir para o equilíbrio térmico das células, evitando as variações bruscas de temperatura. III) É uma molécula dotada da propriedade de catalisar determinadas reações bioquímicas, tanto no sentido de síntese como no de degradação de moléculas. Baseado nas afirmações acima, marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas a proposição II é verdadeira.
	
	Todas as proposições são verdadeiras.
	
	Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a proposição I é verdadeira.
	 
	Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701867502)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que: I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos. II. importantes componentes das membranas celulares. III. a albumina, a queratina e a celulose são exemplos de lipídeos. A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):
		
	
	e) NDA
	
	a) I, II, e III
	
	b) I e III
	 
	c) I e II
	
	d) II e III

Outros materiais