Buscar

AV HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
	
	Avaiação Parcial: CEL0494_SM_201702506045 V.1 
	 
	Aluno(a): KASSIA SILVA FREIRE
	Matrícula: 201702506045
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 05/10/2017 21:58:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703181214)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na tentativa de minimizar os problemas causados pela da Crise do Século III, algumas políticas foram implementadas por parte do governo imperial romano. Entre estas medidas podemos destacar:
		
	 
	a instituição da Tetrarquia em 286
	
	a instituição da Anarquia Militar
	
	o combate às invasões bárbaras
	
	a fundação de Constantinopla
	
	a implementação da política do Pão e Circo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702809504)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a historiadora Norma Musco Mendes: "A expansão territorial romana é revestida de características próprias que a diferenciam dos processos de expansão dos outros povos da Antiguidade".(MENDES,  2008, p.29)
 Sobre a expansão romana, que posteriormente gerou o Império Romano do Oriente, é INCORRETO afirmar:
		
	
	se estendeu do século V a.C. ao século II d.C, com as campanhas de Trajano.
	
	foi um fenômeno de longa duração com ritmos de intensidade variados.
	
	com Trajano Roma alcançou proporções gigantescas.
	 
	ao anexar áreas tão diferenciadas, Roma conheceu várias culturas, exceto a grega.
	
	com a expansão territorial, o helenismo passou a fazer parte do mundo romano
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703251068)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com a divisão promovida por Teodósio sobre o Império Romano, em Oriente e Ocidente, seus filhos passaram a exercer a liderança sobre estes territórios. A parte ocidental ficou sob a responsabilidade de Honório e seu tutor Estilicão que é quem efetivamente exercia o governo. Estilicão não aceitava a separação da parte oriental do Império e passou grande parte de sua gestão tentando acabar com a divisão e acoplar novamente a parte que se dividira. Tal atitude fez com que Estilicão negligenciasse uma real ameaça que se agigantava em suas fronteiras, tratava-se:
		
	
	de Constatino e os exércitos mercenários romanos
	
	de Arcádio e seu pai Teodósio
	 
	de Alarico e seus soldados visigodos
	
	de Átila e a cavalaria dos húngaros
	
	de Sisenando e o exército mongol
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702809707)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta. Acerca do conceito histórico de Idade Média Oriental, podemos afirmar que:
		
	
	Os próprios romanos, assim como os gregos, acreditavam-se inferiores aos vários povos situados no Oriente e isso explica a valorização da cultura oriental.
	
	Fundamenta-se principalmente no marco geográfico representado pelo Meridiano de Greenwich, linha imaginária que separa a Terra em hemisférios oriental e ocidental.
	
	Na verdade, não existe diferenças significativas entre as sociedades ocidentais e orientais ao longo da Idade Média e essa divisão foi criada apenas para facilitar o estudo da história.
	 
	Mais do que uma divisão geográfica, a dicotomia entre Oriente x Ocidente estabelece também uma hierarquia cultural.
	
	Para os historiadores, essa divisão é essencialmente geográfica e delimitada pelas fronteiras físicas entre os reinos medievais ocidentais e o Império Bizantino.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702574914)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As Heresias são doutrinas ou linhas de pensamento contrárias ou diferentes de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado vigente e hegemônico. A palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, dentre outros. No caso do Império Bizantino, podemos citar três correntes, que divergem acerca da natureza do espírito santo, a saber:
I. Há em Jesus Cristo duas pessoas distintas, uma humana e outra divina, completas de tal forma que constituem dois entes independentes.
II. Proclama a união quase completa das duas naturezas em Cristo, praticamente negando o caráter humano do filho e, portanto, vendo-o como uma só natureza, a divina.
As características supracitadas reflerem-se especificamente as seguintes doutrinas:
		
	 
	I-Nestorianismo, II- Monofisismo
 
	
	I- Monofisismo, II- Nestorianismo
	
	I- Arianismo, II- Monofisismo
	
	I- Arianismo, II- Clementitismo
	
	I-Nestorianismo, II- Arianismo
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703159908)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante o período em que Justiniano governou o Império Bizantino, no século VI, houve uma grande expansão territorial em direção ao Ocidente. Qual era o discurso utilizado pelo imperador para justificar o empreendimento
		
	
	A possibilidade de saques que enriqueceriam a grandiosa Constantinopla, tornando-a apta a fazer frente a potências comerciais como Cartago.
	
	Como nenhum dos reinos germânicos instalados no Ocidente havia se convertido ao cristianismo, a expansão territorial tinha um sentido evangelizador.
	 
	O Império Bizantino, continuador do antigo Império Romano, estaria retomando das mãos "bárbaras" os territórios ocidentais antes pertencentes à Roma.
	
	O fortalecimento da Igreja Ortodoxo e de suas aliadas, as Igrejas Búlgara e Russa, por meio da conquista de novos fieis.
	
	Atender às necessidades de um exército que, sem se envolver em guerras desde o século IV, precisava treinar para vencer as tropas islâmicas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703230640)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	pela perspectiva cultural, podemos afirmar que na Península Arábia Pré-islâmica prevalecia a ética tribal. Isto significa dizer que:
		
	
	o clã era formado necessariamente por representantes das duas regiões da Arábia, os nômades do norte e os sedentarizados dos sul
	 
	os indivíduos buscavam estabelecer vínculos sanguíneos e de parentesco, por meio de um ancestral comum
	
	a ideologia chamada muruwah implicava em coragem na batalha, paciência e dedicação ao rei - o único capaz de vingar o mal feito à tribo
	
	somente a tribo poderia garantir a sobrevivência dos indivíduos, pois o espírito individualista dos árabes era exacerbado
	
	o sedentarismo dos beduínos era inferior ao nomadismo dos grupos do sul, pois não tinham o comércio como atividade principal
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702641405)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expansão do Império Muçulmano, durante a época medieval, está ligada ao crescimento do Islamismo. Pode-se afirmar, também, que a expansão muçulmana:
		
	
	exerceu pouca influência sobre as crenças do Oriente, sendo uma fonte fraca no desenvolvimento do monoteísmo no Império Bizantino
	
	exerceu uma grande influência sobre as crenças do Oriente, sendo a principal fonte de desenvolvimento do monoteísmo no Império Bizantino;
	
	decorreu da crescente necessidade de mercados fornecedores de escravos para a produção de seda, comercializada pelas tribos da Península Arábica;
	
	resultou de um processo de unificação político-administrativa das diversas tribos arábicas que lutavam contra a dominação da Igreja Católica.
	 
	criou um intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente, o qual estimulou o aumento da produção, a difusão de técnicas e a propagação de mercadorias;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702574163)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quais desses grupos empreenderam forte resistência ao governo Omíada, após a sucessão do califado de Moawiya?
I - Xiitas
II- Kharidjitas
III - Islamitas 
IV - Judeus
V- Cristãos
Estão corretas:
		
	
	As questões I-IV- V estão corretas
	
	As questões I-II-VIestão corretas
	
	As questões I-II-III-IV-V estão corretas
	 
	As questões I-II estão corretas
	
	As questões I-III estão corretas
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702614395)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dinastia Omíada governou cerca de 90 anos (661-750) o mundo mulçumano. Apesar das medidas tomadas por seu fundador, esteve longe de conhecer uma existência tranqüila. Houve períodos de extrema agitação política, principalmente durante o governo dos sucessores de Moawiya. Considere as seguintes medidas que deveriam ter sido tomadas pelos sucessores de Moawiya com o intuito lutar contra as revoltas:
I. enfraquecer simultaneamente a autoridade do califa e conceder aos governadores das províncias autonomia e iniciativas bastantes amplas, sem permitir que, com isso, se conduzissem como soberano locais;
II. aprimorar a administração central;
III. regulamentar a questão das terras conquistas;
IV. recolher os impostos;
V. enfrentar problemas sociais e econômicos novos para os árabes.
A fim de lutar contra as cismas, secessões e revoltas, e objetivando integrar ao império as terras recém-conquistadas, era imperativo, continuar a obra iniciada por Moawiya, ou seja:
		
	
	II-IV-V
	 
	II-III-IV-V
	
	I-II-III-IV
	
	III-IV-V
	
	I-III-IV-V
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais