Buscar

ME AP3 Avaliação Presencial de Fundamentos de Logística.doc

Prévia do material em texto

SENAI – PETRÓPOLIS
AVALIAÇÃO PRESENCIAL DE FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA (MB-AP3)
Nome: _________________________________________________ Data: 
Curso: ASSISTENTE DE LOGÍSTICA - EaD Turma: _____________
Docente: Renato Peixoto Conceito: _____________
Docente: Renato Peixoto
[1,0] Complete as frase:
[0,5] A Logística moderna engloba vários fatores imprescindíveis para o melhor desempenho e maior competitividade das empresas no mundo globalizado. A busca constante de _redução de custo e tempo de entrega_, bem como trajetos diferentes otimizam os serviços logísticos.
[0,5] O reconhecimento da importância da logística e de suas aplicações começou a ser sentido, de fato, a partir da década de 1960, quando o________controle de qualidade____________________________, a _________________preferencia___________ e _________________satisfação_____ do cliente foram colocados em primeiro plano.
 [1,0] Conceitue Logística.
logística é o departamento que leva às pessoas os produtos fabricados,fazendo a ligação entre os mercados produtor e consumidor,otimizando tempo,e espaço,para que as mercadorias estejam sempre disponíveis,na hora e locais certos,ao menor custo possível.
[1,0] Relacione e descreva as atividades primárias da logística empresarial?
gerencia de estoques - agrega o valor tempo ao produto,ou seja,coloca o produto disponível no momento da necessidade
gerencia de transportes - agrega o valor lugar ao produto,o produto é colocado no local onde é necessário
gerencia de informações - agrega o valor acompanhamento do processo ao produto;trata-se de coleta ,processamento e transmissão de informações relativas aos pedidos dos clientes,internos e externos,e de todas as informações sobre produção e despacho para os clientes.
[0,5] Descreva Função Logística.
compreende um conjunto de atividades que são executadas por diversos agentes ao longo da cadeia completa de conversão da matéria -prima em produto final para os clientes.
essas atividades são executadas em locais diferentes,em tempos diversos,o que aumenta muito a complexidade de sua gestão.
[0,5] As relações de troca quando bem planejadas e implementadas fortalecem todos os grupos do macroambiente, num relacionamento do tipo____________ganha/ganha__________________________________.
 [1,0] Conceitue estratégia empresarial:
estrategia empresarial é uma combinação de fatores e abordagem particular
 concebida pela empresa para enfrentar a concorrência e criar valor para os clientes,consolidando ou ampliando sua vantagens competitivas.essa estratégia deve ser formada por um conjunto de diretrizes que orientam as áreas executivas e operacionais para que elaborem planos e ações,relativos ao trato de questões internas e externas,a serem executados,cumprindo,assim,os objetivos estratégicos da organização.
[1,0] Qual é a meta da Logística e o que devemos fazer para alcançá-la?
a meta da logística é aumentar o grau de satisfação do cliente,e para alcança-la é necessario que seja compartilhada e aplicada em todas as áreas funcionais e campos de atividades,ou seja:
função de projetos e tecnologias - unificação dos componentes,projeto orientado à facilidade de manuntenção,sincronização da vida útil dos componentes de montagem…
função de abastecimento de materias e componentes - abastecimento sincronizado com a produção,abastecimento com um lead time breve….
função de produção - permitir a manutenção de uma exelente qualidade,comprimir o estoque e o que existe na produção
função de distribuição física - breve lead time entre o recebimento dos pedidos e a expedição,distribuição física em expedições sem erros,respeitando os tempos de entrega desejados pelos clientes,com custos reduzidos , e em condições de responder aos piques de demanda.
função marketing e de venda - reorganização dos canais distributivos até os clientes,modalidades de distribuição dos empenhos de distribuição física entre os encarregados das vendas….
 [0,5] Como uma empresa pode obter vantagem competitiva? 
a fonte da vantagem competitiva é encontrada,primeiramente,na capacidade de a organização diferenciar-se de seus concorrentes aos olhos do cliente e ,em segundo lugar,pela sua capacidade de operar a baixo custo e portanto com lucro maior.
[0,5] Descreva o escopo do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
o gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange o fluxo de mercadorias do fornecedor ,da fabricação e distribuição até o usuário final.
[1,0] Por que, tornou-se importante para a empresa avaliar os custos e o desempenho da cadeia de suprimentos?
porque as necessidades de adoção de uma abordagem integrada para o gerenciamento de informações dos custos desencadeou mudanças nos sistemas convencionais da contabilidade de custos das empresas,com o objetivo de identificar os reais custos de produção até a sua distribuição final.
a falta de informaçães sobre os custos é uma das maiores dificuldades que muitas empresas enfrentam no processo de adoção de uma abordagem integrada para a logistica e para o gerenciamento de distribuição.Os sistemas convencionais agrupam os custos em categorias amplas agregadas,não permitindo a realização de uma análise mais detalhada,necessária para a identificação dos custos verdadeiros da prestação de serviço ao cliente,numa variedade de produtos.Sem essa facilidade para analisar dados de custos agregados,torna-se impossível revelar o potencial de negociação que pode existir do sistema logístico.
[0,5] Qual a finalidade da Análise de custo total?
os problemas surgidos em níveis operacionais resultantes do gerenciamento logistico advem dos impactos diretos e indiretos de decisões específicas.Na tomada de decisão numa determinada área ,é frequente ocorrer resultados imprevistos em outras áreas,influenciando os padrões de pedido dos clientes e provocando custos adicionais.Com prática de elaboração de orçamentos e padronização,surgiu uma tendencia de compartimentalização de contabilidade da empresa;dessa forma,o orçamento tende a ser elaborado em base funcional.Uma caracteristica das decisoes logisticas é a de extrair informaçõoes de um sistema já existente,nesse contexto,a finalidade da análise de custo total é identificar mudança nos custos,provocada por decisões logísticas.
 [1,0] O Princípio de custeio logístico, resume-se na capacidade de visualizar os resultados dos sistemas de distribuição que, na verdade, tratam, não só do fornecimento do serviço ao cliente, mas também de identificar os custos específicos associados a esses resultados. Pergunta-se:
12.1. [0,5] Mas qual é o Princípio de custeio logístico?
partimos aqui,do pressuposto de que é um sistema capaz de refletir o fluxo de materias e identificar os custos resultantes do fornecimento do serviço perante o cliente.
12.2. [0,5] Quais são as suas vantagens?
possibilita uma análise separada de custos e receitas,de cada tipo de cliente,de segmento de mercado e canal de distribuição.Este ultimo requisito decorre dos riscos inerentes aos calculos em que se usam somente médias e que ,com frequencia,podem ocultar variações substanciais como por exemplo,o custo médio por entrega.
a operacionalização dos princípios de custeio exige uma orientação para resultados ou seja ,é necessário:definir os produtos desejados so sistema logístico e identificar os custos necessários á realização dos produtos.
 [0,5] Sabemos que a orientação para resultados é baseada em missões, uma ideia presente no conceito de Logística. Responda:
Qual o significado de missões?
missão é o conjunto de metas e serviços ao cliente a serem alcançados pelo sistema.

Outros materiais