Buscar

SEMINÁRIO DE GESTÃO DA QUALIDADE – 2017 TESTANDO 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NORMAS ISO
GRUPO 7
SEMINÁRIO DE GESTÃO DA QUALIDADE – 2017.2
Profa. Vera Alonso
Aurea Marcella Martins	 	201202466206
Camila Rodrigues de Oliveira	 	201308309661
Danielle da Silva Azevedo 	201301781703
Edneide Perpétua de Almeida 		201002190241
Elisangela Fonseca de Albuquerque 
Jéssica Paiva Lima	 		201301440515
Jhonnes
Marcelle Gomes Luvizotto 	 	201403407436
Rafael Rezende Rodrigues 	200701026581
Thaís Arcanjo da Silva		 	201201264634
Thereza Christina da Silva Braga 	201202192738
GRUPO 7
A busca pela certificação através das normas ISO
A ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance(ISO/TC 176), este documento resulta da revisão publicada pela ABNT, a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, hoje é de 2015.
Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade.
Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo. Quando a empresa certifica-se nesta norma, terá competência para utilizar uma famosa ferramenta da qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) que significa planejar, fazer, checar e agir.
A sigla "ISO" se refere à International  Organization for Standardization, criada em 1946 após final do conflito internacional, representantes de 25 países reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organização, para padronização, com o objetivo de "facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais".
Essa organização internacional trata-se uma entidade não governamental, essa nova organização iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Suíça, hoje presente em cerca de 161 países, no Brasil é representada pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas”. 
ISO seu significado e sua função
A sigla “ISO" foi originada da palavra isonomia, sinônimo de igualdade, cujo objetivo é a padronização do gerenciamento do sistema da qualidade visando a sua unificação de forma universal.
A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
 
Como nasceu a família de normas ISO?
Nasceu de normas militares, antes da ISO várias normas foram criadas, dentre elas podemos citar:
Normas Militares Americanas - MIL STD. - Padronização.
MIL-Q-9858 - Foi a primeira norma de Especificações de Sistema da Qualidade.
MIL-I-45205 - Requisitos de um Sistema da Qualidade.
AQAP (Allied Quality Assurance) OTAN - Garantia da Qualidade.
DEF.STAN (Defense Standard) Reino Unido - Normas das Forças Armadas Sobre Sistemas da Qualidade.
BS-5750 (British Standard)
História da norma NBR ISO 9001:2000
Conforme podemos observar cada norma descrita é direcionado a um tipo de seguimento na indústria de produtos e serviços, nem sempre atendendo de maneira global as necessidades de cada empresa, baseado nisso foi feito uma pesquisa e se chegou a conclusão de que a preferência de muitos usuários pela norma ISO 9000 (Gestão da qualidade) na área de produtos e serviços. Nessa pesquisa observou-se que a série ISO-9000:1994 (versão anterior à ISO-9001:2000) não era muito aceita devido à incompatibilidade com a norma ISO-14001 (Gestão ambiental), daí a necessidade da criação de uma norma mais abrangente que melhorasse a compatibilidade entre as duas normas.
Portanto, as mudanças nas séries ISO-9000 foram baseadas no resultado dos estudos dessa pesquisa realizada, essa nova norma tem como principal alvo o foco no cliente, assim como nos processos principais e suas operações.
Os objetivos da normalização
O objetivo da norma é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, afim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa. A implantação da ISO-9001 pode ser aplicada juntamente com normas de saúde, segurança e meio ambiente.
Segundo a ABNT, os objetivos comuns são comunicação, simplificação, proteção ao consumidor, segurança, economia e eliminação de barreiras.
Comunicação: A comunicação é indispensável, pois trás a oranização a melhor padronização possível. As formas de comunicações são diversas, como quadros espalhados pela empresa com as informações de visão, missão, valores da empresa; política da qualidade (A política deve estar “no sangue” de todos os colaboradores, e o auditor deve sentir isto. Na política, é definido o foco da empresa e como ele deve ser trabalhado.
Simplificação: O produto ou serviço deve ser atendido da melhor forma, de forma mais simples possível. Assim a relação entre produtor e consumidor fica mais clara e aberta.
 
Proteção ao consumidor: Ao definir requisitos, indicadores e objetivos, a organização tem como objetivo apresentar para seus consumidores uma base para que seja possível uma avaliação dos produtos e serviços.
Segurança: Apesar da norma ISO-9001 ser uma norma voltada para qualidade, as organizações devem atender requisitos básicos de saúde, segurança e meio ambiente. Proporcionando uma segurança aos seus consumidores e aos seus colaboradores.
Economia: Com a implantação da norma IS0-9001 é notável que a empresa passa a fazer uma economia e corte de gastos desnecessários. Como exemplo os treinamentos em seus colaboradores. Os treinamentos ensinam a forma de correta de trabalhar e o cumprimento da padronização definida, diminuindo bastante o retrabalho e reclamação de cliente.
Eliminação de barreiras: Com a certificação da ISO, a empresa é mais bem vista no mercado, possibilitando que a relação entre a organização e fornecedores e/ou consumidores não tenha barreiras. Principalmente com a globalização e exigência dos dias de hoje, a empresa certificada tem suas vantagens.
O órgão oficial brasileiro - ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940. 
Os trabalhos da ABNT atualmente são desenvolvidos por 58 Comitês Brasileiros, sendo que ABNT/CB40 é o Comitê Brasileiro de Acessibilidade.com o seguinte escopo: Normalização no campo de acessibilidade atendendo aos preceitos de desenho universal, estabelecendo requisitos que sejam adotados em edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, meios de transporte, meios de comunicação de qualquer natureza, e seus acessórios, para que possam ser utilizados por pessoas com deficiência
Como Elaborar Normas
O processo de elaboração de um Documento Técnico ABNT é iniciado a partir de uma demanda, que pode ser apresentada por qualquer pessoa, empresa, entidade ou organismo regulamentador, que estejam envolvidos com o assunto a ser normalizado.
A pertinência da demanda é analisada pela ABNT e, sendo viável, o assunto é levado ao Comitê Técnico correspondente para inserção em seu Programa de Normalização Setorial (PNS). Caso não exista Comitê Técnico relacionado ao assunto, a ABNT propõe a criação de um novo Comitê Técnico, que pode ser um Comitê Brasileiro (ABNT/CB), um Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS) ou uma Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE).
O assunto é discutido amplamente pelas Comissões de Estudo, com a participação aberta a qualquer interessado, independentemente de ser ou não associado à ABNT, até atingir consenso, gerando então um Projeto de Norma.
A cronologia das normas ISO
Requisitos básicos da ISO 9001-2000
Manual da qualidade
Para que a empresa seja certificada pela ISSO-9001, um consultor de qualidade é
contratado, e primeiramente é feito um Manual de Gestão da Qualidade, onde todos os processos da organização estejam definidos e bem claros, demonstrando como a empresa trabalha para assegurar a qualidade do seu produto. 
As definições do manual devem seguidas por cada responsável, e todos os colaboradores terão de ter ciência de todos os processos, ou seja, a organização toda terá de trabalhar em busca de um só objetivo, e o auditor precisa perceber isto.
A identidade da empresa e a política da qualidade devem ser apresentadas e cumpridas por todos. 
Para montar um manual da qualidade, é necessário termos e definições, identidade organizacional (apresentação da empresa, missão, visão, valores), certificações do sistema de gestão, política da qualidade, escopo do sistema de gestão a qualidade, tens não aplicáveis e seus motivos, procedimentos documentados e Interação dos processos.
Após a criação do manual da qualidade, a organização começa a executar os processos definidos, fazendo sempre um registro, como ata de reunião, lista de presença de treinamentos, formulários de não conformidade, e ação preventiva devidamente assinados. E então é solicitada uma auditoria de terceira parte com uma empresa certificadora.
Nesta auditoria, o auditor irá verificar se o sistema de gestão da qualidade funciona como informa o manual da qualidade. É averiguado todos os documentos e registro

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais