Buscar

EXERCICIOS DE IMUNOLOGIA 08 08 2017 GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCICIOS IMUNOLOGIA
Quais as 3 principais características do Sistema Imunológico Natural?
- responde rapidamente as infecções;
- responde exatamente da mesma maneira cada vez que encontra um agente infeccioso;
- usa um numero limitados de moléculas para reconhecer que existe uma infecção (moléculas de reconhecimento de padrão).
Quais são os principais componentes do sistema imune inato?
Componente celular: neutrófilos, macrófagos, eosinófilo, basófilos, monócito, células dendriticas, natural Killer, mastócito; Componete humoral: sistema complemento (conjunto de proteínas séricas que agem em cascata com funções efetoras no sistema imune). As barreiras naturais mecânicas (pele, mucosas, secreções, flora natural, jato unidirecional da urina, peristaltismo, cílios; As barreiras químicas – substancias antimicrobianas; as células fagocitárias, Sistema complemento, resposta inflamatória.
Quais as barreiras físicas utilizadas pelo corpo para prevenir infecções?
RESPOSTA: Pele, trato respiratório, urinário e gastrointestinal;
De exemplos de como o fluxo de líquido evita infecções?
RESPOSTA: Jato unidirecional da urina não permite a subida de micro-organismos patogênicos até os rins.
 
Como o sistema imunológico inato reconhece os patógenos?
RESPOSTA: Através das moléculas de reconhecimento de padrão que são acionadas por um sistema sensor quando as barreiras físicas ou mecânicas do corpo forem ultrapassadas. Estas moléculas reconhecem o que é estranho ao corpo humano, sem entrar em especificidades. São dois tipos: COLECTINAS E RECEPTORES TOOL-LIKE.
De exemplos de tipos de moléculas de reconhecimento de padrões? 
RESPOSTA: COLECTINAS E RECEPTORES TOOL-LIKE.
Descreva os dois tipos principais de células fagocitárias?
RESPOSTA: MONÓCITOS (MACROFAGOS) – produzidos continuamente em pequenas quantidades na medula óssea, quando chegam aos tecidos se transforma em macrófagos. Estes são células-sentinelas, sobrevivendo alguns meses nos tecidos ou até ocorrer alguma infecção. Podem assumir formas especializadas: os osteoclastos nos ossos, células glias no cérebro.
NEUTRÓFILOS – Não residem nos tecidos normais, só entram nestes quando são acionados, com núcleos multilobados e grânulos citoplasmáticos contendo enzimas e defensinas; Tem sobrevivência curta, produção elevada na medula óssea, aumenta mais ainda na infecção, são móveis e faz o processo de quimiotaxia.
Como as células fagocitárias são ativadas?
RESPOSTA: Através da ação das moléculas de reconhecimento de padrão (Tool-like e Colectinas) e pelo sistema complemento, quando ocorre a opsonizaçao do patógeno. Esses mecanismos prendem o patógeno ao macrófago e estimulam a fagocitose.
O que é quimiotaxia?
RESPOSTA: movimento celular direcionado geralmente para o local de uma infecção. 
O que ocorre com os patógenos após a fagocitose?
Após formado o fagossomo, a célula fagocitária o destrói usando diversos mecanismos: 1. Oxidação respiratória - produção de ácido hipocloroso, peróxido de hidrogênio e ácido nítrico visando danificar o patógeno; 2. A Célula fagocitária secreta enzimas proteolíticas que danificam ainda mais os patógenos; 3. defensinas são secretadas dentro do fagossomo. Esses peptídeos abrem buracos na parede celular do patógeno.
 Qual é a forma de ação das células NK?
Subpopulação de linfócitos que apresentam numerosos grânulos citoplasmáticos que tem a função de eliminar ascélulas infectadas por vírus e células tumorais (perforinas e granzimas) através da secreção de IFN-( o qual ativa macrófagos; 
Quais os principais sintomas da inflamação e qual a ocorrência imunológica que leva a cada um destes sintomas?
nível aumentado de citocinas circulantes; o fígado aumenta a produção de proteínas séricas da fase aguda, principalmente PCR; aumento da viscosidade do Plasma, medido em laboratórios através da velocidade de Hemossedimentação (VHS); Aumento de temperatura corporal, podendo aumentar elevadamente e desencadear outros fatores como sudorese e tremores no caso de infecção grave.
Como as células sabem o local da inflamação e o que as faz aderir ao tecido inflamado?
primeiro pelo sistema sensor (Moléculas de reconhecimento de padrão) que ativam os fagócitos que recrutam neutrófilos para o local da infecção e pelo processo de diapedese chegam ao tecido inflamado, lesionado; uma outra forma e pela ativação do sistema complemento; outra fator e a liberação de citocinas (mensageiros peptídicos) que age de 3 formas: aumento da produção de neutrófilos na medula óssea, o fator de necrose tumoral que aumenta a viscosidade do tecido e as quimiocinas que atraem outras células.
14. (Fuvest-SP A) As bactérias podem vencer a barreira da pele, por exemplo num ferimento, e entrar em nosso corpo. O sistema imunitário age para combatê-las. 
a) Nesse combate, uma reação inicial inespecífica é efetuada por células do sangue. Indique o processo que leva à destruição do microorganismo bem como as células que o realizam. 
O processo inespecífico que leva a destruição desses patógenos é a fagocitose, realizada principalmente por macrófagos e neutrófilos. 
b) Indique a reação de combate que é específica para cada agente infeccioso e as células diretamente responsáveis por esse tipo de resposta. 
A reação de combate específica é a produção de anticorpos para cada antígeno. As células diretamente responsáveis por esse tipo de resposta são os linfócitos T, linfócitos B e plasmócitos.
15. (Fuvest-SP - adaptado) Um vírus foi identificado como a causa da morte de botos da Amazonia. Ao penetrarem no organismo, as primeiras células que esses vírus invadem e prejudicam são os macrófagos e os linfócitos. Explique por que as focas infectadas tornam-se extremamente vulneráveis ao ataque de outros microorganismos patogênicos. 
Os macrófagos e os linfócitos respondem pela defesa do corpo. Uma vez prejudicados, as focas ficam mais vulneráveis ao ataque de microorganismos patogênicos.
16. Quais são as principais ações das citocinas e quimiocinas, respectivamente? 
As citocinas e quimiocinas são mensageiros químicos. As citocinas são responsáveis por estimular células do sistema imune e aumentar a permeabilidade dos capilares sanguíneos no local da reação e as quimiocinas são responsáveis pela quimiotaxia.
17. Quais são os sinais típicos de uma reação inflamatória que ocorre na pele lesada pela invasão de microorganismos patogênicos? 
Os sinais típicos da reação inflamatória são a dor, o eritema, o edema e o calor.
 
18. (Unicamp-SP Adaptada) Notícias recentes veiculadas pela imprensa informam que o surto de sarampo no estado de Rondônia foi devido à diminuição do número de pessoas vacinadas nos últimos anos. As autoridades sanitárias também atribuíram o alto número de casos em crianças abaixo de um ano ao fato de muitas mãe nunca terem recebido a vacina contra o sarampo. 
a) Se a mãe já foi vacinada ou já teve sarampo, o bebê fica temporariamente protegido contra a doença? Por quê? 
Sim; o organismo da mãe tem anticorpos contra o vírus do sarampo, que atravessam a placenta e chegam ao bebê, protegendo-o por algum tempo. 
b) Por que uma pessoa que teve sarampo ou foi vacinada fica permanentemente imune a doenças? De que forma a vacina atua no organismo? 
Quem já entrou em contato com o vírus do sarampo produz anticorpos por toda a vida e fica protegido contra essa doença. As vacinas estimulam o organismo a produzir anticorpos.
19. (Vunesp) No Instituto Butantan, o veneno de serpentes é injetado em cavalos, dos quais será retirado certo volume de sangue que será processado em laboratório para a produção de soro antiofídico. 
a) que elemento será produzido pelo organismo do cavalo e que irá se constituir na matéria-prima do soro antiofídico? Esse elemento presente no sangue do cavalo é um carboidrato, lipídio, proteína ou ácido nucléico? 
Anticorpos, proteínas. 
b) O soro antiofídico produzido a partir do sanguede um cavalo no qual foi injetado veneno de jararaca (Bothrops jararaca) poderá proteger do veneno de qualquer outra espécie de serpente? Justifique. 
Não porque os anticorpos são específicos.
 
20. Cite as diferenças entre a imunidade celular e a imunidade humoral? 
A imunidade celular é mediada por linfócitos T citotóxicos e auxiliares, enquanto a imunidade humoral é mediada por anticorpos produzidos pelos linfócitos B.
21. O estrôncio-90 é um átomo radioativo semelhante ao átomo de cálcio. Se for absorvido pelo organismo, sua radiação pode provocar danos ao DNA e câncer. Explique por que a leucemia (em que há produção de glóbulos vermelhos anormais) é um dos tipos de câncer que esse elemento pode provocar. 
Por ser semelhante ao cálcio, o estrôncio-90 pode depositar-se nos ossos e sua radiação atingir a medula óssea, provocando mutações nas células que originam as células do sangue, o que pode causar leucemia.

Outros materiais