Buscar

REDAÇÃO INSTRUMENTAL

Prévia do material em texto

REDAÇÃO INSTRUMENTAL
Simulado: CCJ0130_SM_201607456321 V.1 
Aluno(a): ADRIANA LOPES DOS REIS CHRISTIANI
Matrícula: 201607456321
Desempenho: 0,4 de 0,5
Data: 15/11/2017 13:21:04 (Finalizada)
�
 1a Questão (Ref.: 201608330974)
Pontos: 0,1  / 0,1
Leia o poema abaixo para responder à questão proposta. Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação. A palavra SÓ, usada nos dois primeiros versos da última estrofe, tem, respectivamente, o sentido de: (dizem: tem alma dionisíaca); viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação(na política): o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive o inevitável ponto final. In: MELO NETO, João Cabral de. Agrestes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. P.146
também / ímpar.
aliás / difícil.
 
apenas / única.
então / original.
afinal / exclusiva.
�
 2a Questão (Ref.: 201608374209)
Pontos: 0,1  / 0,1
São características estruturais de um texto narrativo, EXCETO:
Caráter informativo e persuasivo.
Narração dos fatos no pretérito.
Utilização da 3ª pessoa do singular.
 
Interpretação dos fatos narrados à luz do ordenamento jurídico.
Exposição dos fatos relevantes.
�
 3a Questão (Ref.: 201608367802)
Pontos: 0,0  / 0,1
3- Das afirmativas baixo corrija as alternativas erradas.
 
Não faça uma narrativa jurídica confusa, use o nome civil das partes, ora usando as nomenclaturas autor e réu. Esse procedimento afeta a clareza textual.
 
Não fazer resumo dos fatos, mas sim a narração dos fatos.
cada parágrafo narrar e descrever apenas um (1) fato, sempre que possível acompanhado de uma prova ou de um indício
Na narrativa jurídica, a repetição da nomenclatura autor e réu faz-se necessária à clareza no texto.
Não se posicione na narrativa jurídica, com a intenção de defender uma tese, isto é, não se justifica, não se fundamenta neste primeiro momento;
�
 4a Questão (Ref.: 201608374219)
Pontos: 0,1  / 0,1
No texto narrativo está presente a transformação no espaço e no tempo, buscando-se apenas informar o juiz. Por ser uma criação do intelecto humano, a narrativa jurídica feita por um advogado em uma peça processual deve:
 
Ser construída a partir de sua interpretação de forma a atender os interesses de seu cliente.
Ser absolutamente completa, envolvendo cada detalhe do fato narrado, inclusive aqueles que aparentemente não se relacionem direta ou indiretamente com o objeto da lide.
Ser construída a partir de um pressuposto que busque a verdade real.
Ser imparcial.
Nenhuma das alternativas anteriores.
�
 5a Questão (Ref.: 201608376994)
Pontos: 0,1  / 0,1
Leia as afirmativas a seguir e identifique a que caracteriza o texto dissertativo /argumentativo.
Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.
Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.
 
Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.
Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.
Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.
��

Outros materiais