Buscar

Projeto integrador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com base nos artigos Historia e memoria: arquivos e instituições escolares na região oeste do Paraná e A escola como lugar privilegiado de memorias: o caso do instituto de educação de vitória /ES, analisa-se que.
Buscar a memoria e identificar a escola que aumenta as relações interpessoais compartilhando historias vividas, diariamente alguns paradigmas são burlados buscando a escola que somos.
O lugar pesquisado foi a clube recreativo Cauê na década de 70, com uma ampla estrutura que comparando uma escola tradicional nada se parecia os aspectos entre espaço e educação não é neutro. Sempre educa.
Em contato com alguns alunos sobre a escola muitos não sabiam muito sobre a escola até mesmo que existia outra entrada ou sua historia, a historia da educação e ambiente escolar alguns pesquisadores voltaram olhares para este cenário da cultura escolar como Gatti Junior, Moura Nascimento, Antônio Nóvoa, etc.
Le Goff (1996) postula que devemos atuar de forma que a memoria coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens. Esta citação vai ao contrario o que acontecia no período do regime militar que as entre linhas para uma boa narrativa dos acontecimentos, alguns por terem ideias ou se manifestavam contra, o regime soube usar da repressão como muita propriedade. Com a vinda de multinacionais ao Brasil e com isso o crescimento econômico a busca por mão de obra especializada foi observada e com acordos internacionais possibilitando leis que criam um sistema educacional direcionado para a qualificação profissional. Com isso interesses em comum de governo e instituição privada, foi transformad3o o clube em escola em Instituto de Educação de Vitoria em 71. Segundo o governador na época no Espirito Santo, este período foi o melhor entre tempos passados no sistema educacional, A transferência da escola Normal Dom Pedro II para o clube sem adaptação nenhuma foi levantados algumas questões como qual interesse tinha esta mudança, mas que estes questionamento levam a uma historia da educação no estado potencializando-se o ambiente escolar.
Com uma abordagem historiográfica com um novo olhar, um olhar para dentro da escola, esta nova observação e voltada literalmente, discursiva para a historia do local e sua relação com o macro ambiente. Em uma conversa com moradores podemos perceber como é a convivência com a instituição, pode-se perceber que alguns não gostam e alguns com algumas ressalvas com estes relatos não podemos nos prender só em fontes documentais mas sim todos os participantes diretos e indiretos todos os saberes indiciários sejam unidos e por alguém em algum momento o cenário dos fatos podem ser mudados. O conceito de cultura escolar esta ligada diretamente com a memória escolar e das pessoas que residem em sua circunferência, as marcas deixadas no ambiente escolar como fotografias, relatos orais, objetos e móveis e na arquitetura tudo e valorizado na construção desta cultura memorial escolar no estado de Espirito Santo principalmente na época pesquisada anos 70 em pleno Ditadura militar. Os vestígios encontrados em uma pesquisa de memoria escolar ajuda a reconstruir historicamente uma instituição educacional ampliando a correlação entre escola e as condições sociais, culturais e politicas do seu tempo. Pode se encontrar respostas ou não com esta pesquisa comparando com dados já postos como legitimas, colaborando com a socialização da fonte de pesquisa desmitificando a imagem da educação em Espirito Santo valorizando todo o ambiente escolar que é rico em relações interpessoais. 
A importância dos arquivos na pesquisa educacional ainda e recente e pouco disseminada, essa perspectiva impõe aos pesquisadores da área o desafio da preservação das fontes históricas em arquivos públicos e escolares, é um trabalho desafiador e de paciência para organizar e localiza-los. A internet vem sido reconhecida uma ferramenta fundamental para o acesso a documentação e informação, na década de 90 com a ideologia neoliberal a teoria da administração nos serviços públicos com repercussão nas escolas a pratica da qualidade total e 5 ‘’s’’ onde dever remover as sujeiras e jogados fora os papeis que não se tem importância mas acabou sendo empilhados em locais quaisquer sendo esquecidos juntamente a historias de instituições.
Os levantamentos e analises de documentos podem ser elementos fundamentais para compreender o desenvolvimentos histórico escolar com os seus aspectos políticos e sociais de apresentar como foi o processo do desenvolvimento histórico . As instituições precisam se auto reproduzir suas próprias condições de produção de funcionamento social. Não há instituição sem historia, sem significado, com isso diante deste desafio de compreender uma instituição e suas dimensões e possível dar um novo sentido, uma nova identidade histórica. O contato do historiador com os arquivos disponíveis sobre seu objetivo de pesquisa, pode-se redimensionar e determinar um plano de ação e presume a possibilidade de investigação de acordo com o conteúdo. Ao estar diante dos arquivos, fontes e documentos escolares, são fundamentais que os mesmos sejam pensados em um contexto amplo, na articulação da singularidade com a totalidade, se leva em consideração que as informações nem sempre esta na instituição escolar mas sim ao seu redor a sociedade. As fontes representam um vinculo simultâneo entre o passado, presente e o futuro que a partir da analise pode se entender as múltiplas faces.
Existem diferentes tipos de fontes que podem ser utilizados pelo pesquisador. Além da arquitetura da instituição, dos documentos oficiais, como: leis, decretos, pareceres, testemunhos escritos, materiais da internet, etc. Conforme já foi afirmado, os relatos orais podem também ser considerados fontes da tal valor, quanto direcionados pelo pesquisador.
Diante das reflexões o quanto é importante e necessário a pesquisa referente á historia das instituiçãoes escolares, pois a partir do resgate histórico sobre elas podemos compreender melhor por que a escola se materializa de tal forma no presente onde por esta produção historiografia sobre a história da educação brasileira onde a qualidade do conhecimento histórico depende da relação dos historiadores com as fontes onde não precisar gastar tempo em busca de tal informações quando se deve ter condições objetivas a preservações das fontes onde o historiador buscar singularidade e da identidade escolares.

Outros materiais