Buscar

Resumo gestao de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Mônica
Gestão de pessoas
Qual a importacia da gestão de pessoas 
É essencial que as empresas se preocupem com seus funcionários, e com toda a infra - estrutura que ela oferece ao trabalhador para que ele possa desenvolver bem suas funções. Por este motivo a gestão de pessoas é tão importante, porque as empresas são feitas exclusivamente de pessoas e todo seu sucesso ou fracasso depende delas, é necessário que os trabalhadores trabalhem em prol da empresa, para que se alcancem os objetivos estabelecidos por ela, e do outro lado eles esperam receber um salário justo com sua função e benefícios que os façam trabalhar cada vez melhor.
O conceito de gestão de pessoas é fundamental, pois como o próprio nome diz se trata de pessoas, toda e qualquer empresa seja ela de qualquer especialidade, depende unicamente das pessoas para o seu desenvolvimento e sucesso. Deste modo é necessário que se aja a preocupação com estes funcionários, pois são eles que irão garantir seu total crescimento interno e externo, o funcionário que esta satisfeito com a empresa e com seu trabalho desempenha melhor sua função e dificilmente ficara descontente e insatisfeito.
É função das empresas se preocuparem com o desenvolvimento intelectual e psicológico de todos os seus funcionários,  fornecendo a eles capacitação, investindo em educação e desenvolvimento profissional, investir no desenvolvimento intelectual do funcionário é muito importante, porque o torna cada vez mais capacitado, melhorando seu trabalho e o atendimento aos clientes.
Sendo capaz de melhorar o ambiente de trabalho com inovações tecnológicas, sociais, politicas, culturais e econômicas, permitindo que os empregados trabalhem com o coração e inteligência e não apenas com músculos e obrigação!
Vantagens competitivas 
Vantagem competitiva é a condição que diferencia uma empresa ou um profissional da concorrência. Para entender melhor, uma pergunta que eu sempre faço é a seguinte: o que o levaria a comprar algo do Submarino em vez da FNAC? Do Boticário em vez da Natura? Da Apple em vez da HP? Da Honda em vez da Yamaha?
Quando isso estiver claro em sua mente é porque a sua escolha possui vantagens competitivas bem definidas que podem estar no preço, no design, no prazo, na posição que a empresa ocupa no mercado, na sua simpatia pela marca, na preocupação da empresa com o meio ambiente etc.
Uma vantagem competitiva origina-se de uma competência central do negócio. Competência é uma habilidade adquirida no segmento onde você atua ou naquilo que você faz, mas para se transformar em vantagem competitiva, você precisa exercê-la melhor do que os seus concorrentes.
Em síntese, uma vantagem competitiva deve ser: 1) difícil de imitar; 2) única; 3) sustentável; 4) superior à competição; 5) aplicável a múltiplas situações. Por essas e outras razões não é fácil desbancar a Apple, o Cirque Du Soleil, o Google, a Intel, a Sony e tantas outras empresas que você admira.
Estratégia de RH
 Estratégia em recursos humanos (RH) é uma prática que as empresas devem adotar com extrema urgência. Para traçar uma boa estratégia, o setor de RH precisa da ação conjunta de todos os colaboradores, de forma que não existe uma fórmula pronta para elaborá-la.
O processo de formação da estratégia está diretamente ligado a estratégia corporativa e funcional, necessitando de um longo prazo para se tornar eficaz. Alguns requisitos podem ser colocados em destaque:
• Disciplina e comunicação constante;
• Conhecimento de tecnologias, produtos, mercados e estrutura organizacional;
• Visão sistêmica e estruturas fluídas;
• Integração interna;
• Visão ou missão essencial – base da organização.
O objetivo principal da estratégia de recursos humanos é ter funcionários mais satisfeitos, eficazes, produtivos e que sejam estáveis. Isso tudo deve ainda estar atrelado a capacidade de adaptação e flexibilidade dos colaboradores, observando-se o nível de comprometimento a equipe.
 A capacidade do setor de fazer esse planejamento ajuda as empresas a manter o ambiente de trabalho saudável e por consequência aumentar a capacidade de cada pessoa, trazendo estabilidade à empresa para gerar lucros sem oscilação no mercado por ter uma mão de obra instável.
Planejamento estratégico 
O que é / importância / analise de cenario
O Planejamento estratégico ou é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
O planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.
Análise de Cenários
 
É um processo que pode ser simples, o que permite que empresas dos mais diversos ramos e tamanhos possam utilizá-la como parte da sua definição de planejamento estratégico. Ela utiliza fatores que são comuns a todas as empresas, sendo necessário somente que cada organização identifique os pontos específicos internos e externos a sua empresa e mercado.
A Análise de Cenários ajuda no direcionamento e precisão do planejamento estratégico através de uma ampla análise do ambiente corporativo. Isso irá resultar na criação ou adaptação de novas estratégias ou planos de ação para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades e as chances de sucesso da empresa.
Cultura organizacional
 	
Conceito/ importância 
A cultura organizacional de uma empresa é a cultura antropológica que existe na organização, composta por hábitos, comportamentos, práticas e valores éticos e morais, bem como crenças e princípios empresariais, com suas políticas internas e externas. Essa cultura afeta todos os membros da empresa como um caminho e um exemplo para guiar o comportamento dos colaboradores.
Todas as empresas possuem uma cultura organizacional, independentemente do seu tamanho e do segmento em que atuam. Formalmente instituída ou não, a cultura organizacional possui um conjunto de valores que são compartilhados pelos membros da organização, com o intuito de atingir os objetivos e as metas da empresa.
É muito importante que exista uma cultura organizacional forte em uma empresa, e que esta esteja presente nas atividades de todos os funcionários. Os colaboradores precisam acreditar na empresa, sentir-se parte dela e concordar com os seus passos, contribuindo no sucesso da organização. Em uma época de crise, por exemplo, caso os membros não estejam de acordo com a cultura de sua empresa, ela terá dificuldades na tentativa de se erguer novamente.
Os líderes e os gestores da empresa são os responsáveis para a implementação da cultura organizacional e devem apresentá-la aos colaboradores, sugerindo-a como um aspecto de direcionamento de trabalho. Dessa maneira, nenhum projeto, decisão ou planejamento devem ser realizados caso não esteja de acordo com os princípios da cultura organizacional.
Dessa maneira, caso a cultura da empresa não esteja bem clara e compartilhada pelos membros, poderá gerar conflitos nas tarefas, problemas internos e externos, bem como o conflito das metas e objetivos, que acabam comprometendo os resultados esperados.
Valores, Ritos e Crenças
Conceito /importância
Valores
O conceito de valor dentro da organização são as metas conquistadas pelos seus membros como importância do consumidor, padrão de desempenho excelente, qualidade e inovação, importância da motivação intrínseca. Esses valores formulam padrão de comportamento que influenciam no sucesso da organização.
Crenças e Pressupostos
As crenças é uma característica da mente humana. No conceito popular a crença é aquilo que se tem comoverdade e nem sempre tem uma base para que a explique. As crenças nas empresas de alto padrão são importância: fatores como ser o melhor, pessoas enquanto indivíduos, assistência e qualidades superiores, membros inovadores, a formalidade como um estímulo à comunicação e lucros e crescimento econômico. Essas crenças são importantes para gestores de sucesso.
Ritos, Rituais e Cerimônias
As organizações realizam no final de cada ano confraternizações com trocas de presentes, almoço ou jantar com seus funcionários. Um ritual importante que valoriza a cultura da empresa. FLEURY (1990) sugerem que a partir da comparação entre ritos das sociedades tribais com os da realidade organizacional, pode-se identificar seis tipos de ritos: Ritos de: Passagem – podem ser exemplificados como o processo de introdução e treinamento inicial realizado no exército; degradação – a demissão e substituição de um alto executivo; confirmação – seminários que são realizados para reforçar a identidade social e poder de coesão; reprodução – atividades de desenvolvimento organizacional; redução de conflito – processos de negociação coletiva; integração – festas realizadas em datas comemorativas, por exemplo natal. Atividades coletivas executadas com o objetivo de atingir um fim desejado e as cerimônias, a forma de cumprimentar e reuniões sociais ou com fins políticos.
Inovação e tecnologia na gestão de pessoas
Quando profissionais de Recursos Humanos se colocam a pensar o papel de suas atividades num futuro próximo, conseguem perceber a necessidade de implementar inovação em suas rotinas. Esse departamento pode fazer mais e melhor sem aumentar significativamente o uso de fundos, graças a ferramentas que colocam a tecnologia na gestão de pessoas. 
Contratar com eficiência, administrar os dados do seu pessoal em um ambiente seguro e aumentar a transparência de sua empresa são apenas alguns dos benefícios decorrentes do uso de software de gestão em seu RH.
O departamento de Recursos Humanos não costuma ser o primeiro lugar para onde olhamos quando é mencionada a palavra inovação. Entretanto, novas tecnologias cada vez mais alteram essa percepção, tornando o processo de contratação mais eficaz, auxiliando no treinamento de sua força de trabalho e simplificando tarefas de rotina com auxílio da automatização. 
Conduzir uma gestão moderna, integrar equipes e construir bases sólidas para a obtenção de resultados com o investimento em tecnologia de gestão fica mais simples. Mesmo assim, o planejamento continua sendo um passo fundamental nessa jornada. Não adianta investir em tecnologia de gestão se ela não se alinhar a sua estratégia.
Quando seus esforços fogem ao escopo do negócio ou tiram o foco de sua atividade fim, a tecnologia acaba não cumprindo o seu papel. Inovação deve ser sinônima de facilidade e precisa deixar evidente aos membros de sua cultura organizacional que a implementação vem apenas para somar.
O principal impacto das novas tecnologias na gestão de pessoas está na forma como seu RH pode passar a atuar depois da implementação de software de gestão. Tarefas de rotina podem ser realizadas pelo próprio software, de forma automatizada, liberando os profissionais de seu RH para desafios maiores. Com isso, você também ganha em agilidade e confiabilidade.

Outros materiais