Buscar

Gravidez na Adolescência

Prévia do material em texto

Gravidez na Adolescência
1-Delimitação do tema
A pesquisa tem como objetivo esclarecer o Impacto da Gravidez no Âmbito Familiar, com a finalidade de analisar questões na gravidez precoce na faixa etária de 12 à 18 anos, suas causas, efeitos, traumas e frustrações no convívio familiar.
Objetivo Geral
Tornar conhecido e sensibilizar a população, principalmente as adolescentes e os adolescentes, sobre os impactos físicos, emocionais e sociais que uma gravidez prematura pode acarretar; visando assim, através deste projeto de pesquisa, levar subsídios informativos para que pais, adolescentes e governo, juntos, lutem contra esse problema que atinte a muitas famílias
Objetivo Específico
Verificar se o adolescente encontra apoio familiar antes , durante e depois do parto;
A causa que levou a gravidez precoce;
O sentimento do adolescente ao saber da gravidez inesperada.
2- Justificativa
A gravidez na adolescência está se tornando cada vez mais comum hoje em dia , pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo.
Geralmente não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir este 
tipo de responsabilidade, deixam estudos , saem de casa , até mesmo 
cometem abortos fugindo da sua própria realidade .
Há diferentes fatores que estão relacionados a essa estrutura familiar, a falta de diálogo e orientação gera uma vida sem perspectiva, por isso o apoio familiar é essencial, pois é a base que poderá proporcionar atenção, segurança ,amor, e diálogo para um desenvolvimento saudável.
A gravidez precoce não é um fenômeno novo existente em nossa sociedade, porém a 
diferença é que este fenômeno merece atenção devido aos vários fatores sociais econômicos, psicológicos e educacionais que a envolve, sendo que antigamente não havia esta visão, pois a fase da adolescência era considerada um período ideal para ter filhos, porque as mulheres não estavam inseridas no mercado de trabalho, eram apenas do lar.
2.2- Fundamentação Teórica 
Segundo Bettiol H (2000, p. 6), os adolescentes estão em desenvolvimento físico, psíquicos, no qual ocorre muitas transformações como na personalidade, caracterizadas em alterações de humor. É nessa fase que a libido está voltada para sexualidade ,daí vem o desejo sexual , nesse momento os adolescentes estão conhecendo um novo corpo, corpo esse que está em constante desenvolvimento até a fase adulta.
A entrega pelo ato sexual acontece puramente para satisfazer um desejo imaturo do corpo, muitas vezes é feita sem afetividade e sem quaisquer prevenção ocasionando assim alguns tipos de doenças como HIV, AIDS ,DSTS etc...em muitos casos gravidez precoce .
Os hormônios influenciam nas descobertas sexuais dos adolescentes, existem fluidos biológicos que geram novas sensações físicas que os atraem para a busca de um parceiro um processo normal que já existe a muito tempo e que é primordial para que se haja a reprodução humana , a questão é como isso acontece. Se os adolescentes não forem orientados por seus pais, professores e grupos de apoio como psicólogos, pedagogos e principalmente a família continuarão cometendo deslizes utilizando por exemplo o sexo sem camisinha, com isso temos que ser aberto ao diálogo, caso contrário estes percebem que os adultos não gostam de tocar no assunto e os adolescentes vão buscar orientação em outras pessoas que sem informação correta acabam deturpando equivocadamente o assunto por faltar orientação também de sua parte.
Segundo Dias e Teixeira (2010 , p.124) , antes de tudo ,um fenômeno social, um nome que se dá a um período do desenvolvimento no qual certas expectativas sociais recaem sobre os indivíduos e configuram um modo de ser adolescente , fruto da conjugação de transformações biológicas , cognitivas ,emocionais e sociais pelas quais passam as pessoas .Sendo a gravidez um fenômeno social ,os contornos da adolescência não podem ser definidos em termos absolutos , uma vez que tal definição depende do lugar que a sociedade atribui ao adolescente em um dado momento histórico .
No entanto, alguns autores sustentam a ideia de que a gravidez pode ser tolerada pelas adolescentes , desde que elas recebam assistência pré – natal adequada, ou seja, precoce e de forma regular , durante todo o período gestacional , o que nem sempre acontece , devido a vários fatores , que vão desde a dificuldade do reconhecimento e aceitação da gestação pela jovem até a dificuldade para o agendamento da consulta inicial do pré –natal. 
Esses dados são preocupantes devido as possíveis repercussões psicossociais acarretada pela gestação precoce .
3- Metodologia 
Para atingirmos o objetivo do projeto, e descobrirmos um pouco mais sobre a questão relacionada aos problemas da gravidez na adolescência, adotamos por método entrevistas realizadas com mulheres que engravidaram durante a adolescência. A entrevista foi aplicada a seis mulheres que engravidaram entre treze (12) e dezoito (18) anos de idade.
Composta por sete questões qualitativas, a entrevista teve por objetivo, primeiramente de descobrir qual a média de idade em que as adolescentes engravidam, e posteriormente saber um pouco sobre seus anseios e preocupações, as mudanças em suas vidas e os reflexos causados no ambiente familiar.
Também de forma muito importante, qual o pensamento das mulheres/meninas que passaram por esta experiência e quais as sugestões que elas tem para as adolescentes de hoje.
Além das entrevistas, as pesquisas bibliográficas, análise de pesquisas científicas, entrevistas com profissionais da área de saúde e da área social, nos ajudaram a compor este projeto, sobre este tema tão importante e saliente na sociedade atual.
3.1-Discussão
Ao discutir o assunto pode-se dizer que as causas da gravidez na adolescência se referem à desinformação sexual, a falta do apoio familiar em relação a orientação. Dessa forma, acreditamos, portanto, que o psicólogo pode contribuir de forma significativa para o estudo, a prevenção e a formulação de novas propostas de trabalho sobre temas de grande importância na realidade social brasileira, como o é a questão da gravidez na adolescência.
4.1- Considerações finais
A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo associado a grande números de fatores familiares, econômicos, educacionais e comportamentais precipitando problemas e desvantagem decorrentes da maternidade precoce .O estudo apontou que a gravidez na adolescência ocorreu de modo não planejado, tendo implicações na vida escolar e familiar. Pode-se reafirmar que a questão da gravidez na adolescência realmente não deve ser marcada apenas como experiência negativa e insalubre para as jovens e suas famílias. Para os familiares, esse acontecimento familiar e social, esperado ou não, deve ser assumido e vivenciado pela jovem, porém, com o suporte familiar. E, levando em consideração as crenças, os valores e o modo como representa e age a família perante a situação, ou seja, considerando as potencialidades e os limites da família, os profissionais têm a possibilidade de exercerem a escuta, o acolhimento e o cuidado, tanto da adolescente grávida quanto dessa família, inseridos em seu contexto familiar e social. Dessa forma, facilita-se a aquisição e o desenvolvimento de recursos próprios, por parte do núcleo familiar, no enfrentamento de momentos conflituosos, reconhecendo a família como sujeito ativo nesse processo. 
5.1- Contribuições da pesquisa
O estudo alerta para a importância de um maior envolvimento de profissionais da psicologia, para minimizar traumas, frustrações decorrentes da gravidez, na adolescente e em seus familiares, fornecendo importantes estratégias visando a redução da gravidez precoce.
3.2- Referências Bibliográficas 
 1. Hercowitz A. Gravidez na adolescência. Pediatria Moderna 2002 agosto; 38(8):392-5
 2. Costa LR. Gravidez na adolescência: experiência do Hospital Municipal São João Batista, Volta Redonda – RJ. Pediatria Moderna 2003 junho;39(6):182-6. 
4. Elsen I. Cuidado familial: uma proposta inicial de sistematização conceitual., Santos MR; 2002. p.11-24.
5-Souza EA Filho. Análise de representações sociais. In: Spink MJ, organizador. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense; 1995. p. 109-45. 7
6- Patta MC, Borsatto PL. Características do comportamento sexual de adolescentes grávidas . in:Gir E,Yazlle MEHD, cassiani SHB, Caliri MHL organizadores . Sexualidades em temas . Ribeirâo Preto : FUNPEC;2000, p.37-53. 
 
 
 
 
UNESA
Estácio de Sá de Nova Iguaçú
 Alunas: Suzimeri Nunes (201407260571)
 Viviane de Lima Siqueira ( 201505600545)
 Elaine de Oliveira Almeida (201504611942)
 Patricia de Moura Primo (20150446684)
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes