Buscar

Casos Concretos Dir. Constitucional II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resoluções – Casos Concretos
Caso Concreto 1 
RESPOSTA: A questão envolve o conflito material de competência. Segundo a CF a competência para o meio ambiente constitui competência material comum entre a União, os Estados, Distrito Federal e os Municípios (art. 23, inciso VI). A Constituição Federal estabelece dispositivo para que a Lei Complementar Federal que estabeleça normas de cooperação entre os entes que integram a federação. A colisão de interesses dos Estados no que conserve na definição da competência para as ações administrativas relativas ao meio ambientes esta definida na lei complementar 140/2011 (art. 7, XIV, alínea e´´). Conforme a lei complementar a competência é da união, no caso de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados. 
Caso Concreto 2 
RESPOSTA: O Estado brasileiro adotou como modelo a forma federativa. Os Estados federais não admitem a separação da sua unidade federativa os membros que integram a federação, nem mesmo de regiões que agregam em determinados entes na federação, em virtude do principio da indissolubilidade. A demais a C.F colocou como clausula pétrea explicita a forma federativa do Estado, o que impedi o uso de emendas constitucionais que tem por fim aboli a federação. A situação vivida pela União Européia não guarda delação com o Brasil, haja vista que, a união Européia é uma confederação de Estados independentes que se unirão para a proteção comercial econômica, e da segurança da região neste caso os Estados são independentes e soberano admitindo a saída da União da Européia. 
Caso Concreto 3
RESPOSTA: O procurador deverá emitir parecer técnico informando ao governador que, apesar de relevante a idéia do acordo e nos possíveis resultados favoráveis as populações, ou mesmo não pode ocorrer. Conforme a C.F compete a união manter relações com Estados estrangeiros e, especificamente ao presidente da Republica celebrar acordos internacionais que deveram ser submetidos o referendo do congresso  Nacional.
Caso Concreto 4
RESPOSTA: A intervenção branca a rigor não existe, o que temos é intervenção informal ou formal. O caso acima, a atuação da união sobre o estado, caso se materialize de corre da voluntariedade do Estado que, abrindo mão de sua autonomia, admite o controle financeiro do estado exercido pelo governo federal, sendo a decretação da intervenção formal. A decretação da intervenção seria o caminho juridicamente correto, obedecidos os dispositivos da intervenção.
Caso Concreto 5
RESPOSTA: O caso acima apresenta uma grave ameaça a ordem publica e a paz social, ameaçadas em razão de grande estabilidade institucional. Tais motivos justificam a decretação do Estado de Defesa. Entretanto o governador do Estado celebrando um convenio administrativo com a união permitiu que fosse da segurança da união atuassem no Estado. As medidas adotadas produziram resultados satisfatorios e afastou a vigencia do Estado. 
Caso Concreto 6
RESPOSTA: a) Sim, segundo a C.F o militar com mais de 10 anos, ficará congregado, permanecendo junto a corporação. 
b) Não, os militares do Estado são forças auxiliares e reservas do exercito aplicando os direitos e obrigações inerentes aos militares das forças armadas. 
 
c) Sim, a jurisprudência interpretou a antinomia constitucional e considerou que o registro da candidatura, no caso dos militares absorve a filiação partidária. 
d) Sim, no caso apresentado o militar possui 11 anos de serviços e, na qualidade de agregado, o militar continua ativo. Sendo assim não te passará a inatividade se for eleito. 
Caso Concreto 7
RESPOSTA: A questão trata da imunidade material, ou seja, a garantia da inviobilidade por quais quer opinião de palavras e votos , dentro ou foro do congresso, mas sempre em razão do mandato. No tocante a José, suplente de deputado não existe tal prerrogativa. Sendo assim, José responder á pelo crime injuria.
Caso Concreto 8
RESPOSTA: Sim , continuara ser protegido pela imunidades parlamentares , desde de que suas ações esteja ligadas diretamente ao exercício da atividade parlamentar, haja vista que as prerrogativas pertence ao poder legislativo , logo as ações de vem ser praticadas por parlamentar no exercício do mandato.
Caso Concreto 9
RESPOSTA: Orientaria ao Prefeito informando que o caso acima é flagrante a inconstitucionalidade da lei, pois trata de competência federal. Sendo assim, observando o principio da simetria, o prefeito poderá negar a aplicação da lei devendo submetê-la a preservação do poder judiciário.
Caso Concreto 10
RESPOSTA: Não, o adversário de uma das empresas, mas importantes do país é algo relevante no cenário nacional. A edição de medida Provisória, além dos limites meterias requer a presença de dois elementos, o seja, relevância e urgência. No caso acima verifica a relevância no terno, mas não ha o elemento urgência. Por outro lado a edição de medida provisória dispensando uma micitação e gerando despesas, caracterizam grave violação as regras de orçamento. Sendo assim o poder publico não pode usar medida provisória para driblar a exigência legal da licitação que demonstra falta de planejamento o que feri a moralidade administrativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes