Buscar

QUESTOES DE PARASITOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301362083) 	
Anoplura é a ordem onde encontramos os insetos popularmente conhecidos como piolhos sugadores. A picada dos insetos provoca uma dermatite, causada pela reação de hipersensibilidade do hospedeiro à saliva injetada ao início da hematofagia. A grande coceira leva o paciente a arranhar a pele, abrindo porta de entrada para agentes patogênicos. As três espécies que parasitam exclusivamente o homem são:
Pediculus capitis, Pediculus humanus e Pthirus púbis.
2a Questão (Ref.: 201301288191) 	
A Febre Maculosa Brasileira é uma doença infecciosa aguda, de gravidade variável, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e, pelo que se conhece até o momento em nosso país, transmitida pelo carrapato Ambyomma cajennense. Os homens são hospedeiros:
Acidental
3a Questão (Ref.: 201301286360) 
São características dos artrópodes, EXCETO.
A classe Arachnida serve como mero portador do agente Infectante;
4a Questão (Ref.: 201301286514) 	
O diagnóstico da Larva Migrans Cutânea ou Bicho Geográfico em humanos deve ser baseado na:	Seu diagnóstico é predominantemente clínico, ou seja, é baseado principalmente na observação das lesões produzidas pelas larvas.
5a Questão (Ref.: 201301512143) 	
O artrópode que ao contaminar o homem pode causar uma dermatite pruriginosa devido a excreções do parasita depositada nos túneis é:
Sarcoptes scabiei
6a Questão (Ref.: 201301362093) 	
Crianças que freqüentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam, apresentaram, praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como "bicho geográfico" ou "larva migrans", cujo agente etiológico é o Ancylostoma braziliense. Quais os animais a seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia?
Cachorros e gatos.
7a Questão (Ref.: 201301287258) 	
Alguns parasitos são transmitidos através de vetores. A figura a seguir representa o ciclo de vida de um verme parasita do organismo humano.O verme causador da parasitose e o transmissor são respectivamente: a filária e um mosquito do gênero Culex.
8a Questão (Ref.: 201301496825) 	
Apenas duas espécies de filarias são patogênicas para o homem nas Américas: Wuchereria bancrofti, agente causal da filaríase linfática, que produz quadros clínicos muitos diversos, desde formas assintomáticas e linfadenites até orquiepididimites, hidrocele e elefantíase; Onchocerca volvulus, que se localiza no tecido subcutâneo, desencadeia processos degenerativos da pele e pode levar a uma forma de cegueira por opacificação da córnea (Rey, 2008). Assinale a alternativa em que cita o mecanismo de transmissão da filaríase linfática:
Picadas de mosquito portador de larvas infectantes.
9a Questão (Ref.: 201301286365) 	
Uma criança de seis anos de idade é levada ao posto de saúde apresentando sintomas como náuseas e vômito, perda de apetite e diarréia com esteatorréia e cólicas. Além disso, ela tem apresentado perda de peso, está amarela e provavelmente está com anemia. A mãe comenta com o médico que ela costuma andar muito descalça no quintal, principalmente perto da fossa doméstica. Pode-se afirmar que o parasita relacionado a este caso é:
Ancylostoma duodenale.
10a Questão (Ref.: 201301502185) 	
A elefantíase ou filariose é uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são, respectivamente:
Wuchereria bancrofti e um mosquito do gênero Culex sp..
11a Questão (Ref.: 201301496768) 	
A enterobíase, enterobiose ou oxiurose é uma verminose intestinal que tem por causa o Enterobius vermicularis, pequeno nematoide da ordem Oxyuroidea, mais conhecidos como oxiúro (do nome que prevaleceu durante muito tempo "Oxyuris vermicularis" e hoje na sinonímia). Parasito exclusivamente humano, o E. vermicularis disputa com o Ascaris o primeiro lugar entre as endemias parasitárias, por sua alta frequência e larga distribuição geográfica. Mas, contrariamente às outras helmintíases que são geralmente rotuladas como "doenças tropicais", a enterobíase incide com maior intensidade nos países de clima temperado, tanto na Europa como na América do Norte, inclusive nos países ricos e com mais elevados níveis de saneamento (Rey, 2008). São medidas preventivas contra a Enterobíase, exceto:
Estímulos a calçados, principalmente entre as crianças.
12a Questão (Ref.: 201301342397) 	
O parasita que na sua passagem cutânea pode causar reações alérgicas e irritabilidade, hemorragia na passagem pulmonar e espoliação sanguínea e deficiência nutricional na instalação do verme adulto no pulmão é conhecida como: Ancylostoma duodenale
13a Questão (Ref.: 201301287180) 	
Alguns parasitas necessitam de hospedeiros intermediários, enquanto outro não. Nas alternativas indique a doença na qual o parasita causador NÃO necessita de um hospedeiro intermediário:
ascaridíase
14a Questão (Ref.: 201301354282) 	
O agente causador da ouxiurose que é caracterizado pelo intenso prurido anal é:
Enterobius vermiculares.
15a Questão (Ref.: 201301497841) 	
São métodos diagnósticos laboratoriais de infecção por Strongyloides stercoralis:
Baermann-Moraes e Rugai
 16a Questão (Ref.: 201301289829)	
"Um novelo de vermes se formou no intestino delgado da criança, o que levou a uma obstrução intestinal grave com lesões intestinais, o que obrigou os médicos a interferirem com um processo cirúrgico". O texto se refere ao parasita
 Ascaris lumbricoides
17a Questão (Ref.: 201301362111) 	
A cisticercose humana é doença gravíssima, pois os cisticercos se localizam no sistema nervoso central (neurocisticercose), nos olhos, músculos e nas víceras. Nestes locais, podem permanecer até 30 anos, determinando ataques epileptiformes, crises convulsivas, cefaléias, vômitos, alterações de visão, hidrocefalia e até mesmo a morte. O doente que apresenta cisticercose: 
ingeriu ovos de Taenia solium.	 
18a Questão (Ref.: 201301362120) 	
(UFRS) No ciclo evolutivo da Taenia solium, as proglotes (segmentos) grávidas são eliminadas do intestino do homem juntamente com as fezes. Quando as fezes dos portadores de Taenia são lançadas à superfície do solo, contaminam o terreno. Os ovos embrionados liberam-se das proglotes e espalham-se no meio externo. O embrião só abandona o ovo no interior do tubo digestivo do porco, sendo então lançado na circulação. O embrião, atingindo os capilares, rompe-os e acaba localizando-se nos músculos, onde se encista. Segundo essas informações, o homem e o porco são RESPECTIVAMENTE, os hospedeiros:
definifivo e intermediário.
19a Questão (Ref.: 201301362113) Tomando-se providências como: cuidados com a saúde de animais para o abate (bovinos e suínos), inspeções regulares a matadouros e cozimento completo da carne, evitar-se-á a:
teníase.
20a Questão (Ref.: 201301497840) 	
Sobre a morfologia do escólex de Taenia saginata podemos dizer que:
É quadrangular, sem rostro e possui 4 ventosas bem desenvolvidas
21a Questão (Ref.: 201301362123) 	
Marcelo, um menino de 10 anos, morador de uma zona rural, apresentou alguns sintomas entéricos. Sua mãe ficou muito preocupada e o levou a Dra Zulmira, pediatra da cidade. Dra Zulmira solicitou alguns exames, entre eles um exame parasitológico de fezes. Para surpresa de sua mão, o resultado do exame parasitológico de fezes veio indicando para vários parasitos, como pode se ver: Presença de ovos de 'T. solium' Presença de ovos de 'A. lumbricóides' Presença de cistos de 'E. histolytica' Estes resultados mostram que o Marcelo é portador, RESPECTIVAMENTE, de:
teníase, ascaridíase e amebíase
22a Questão (Ref.: 201301286865) 	
Ao assumir um cargo de assessor na Secretaria de Saúde de um Município, Francisco deparou-se com altos índices de cisticercose na população. Este quadro se deve:
a presença de ovos da Taenia solium na água de beber.
1a Questão (Ref.: 201301362124) 	
Dentre os parasitos que completam o seu ciclo evolutivo no hospedeiro intermediárioe conseguem ser veiculados pela água, penetrando na pele do homem, citamos o (a):
Schistosoma mansoni.
23a Questão (Ref.: 201301288250) 	
Entre as parasitoses que acometem grande parte da população brasileira algumas caracterizam-se por apresentarem como principais medidas profiláticas: I - Andar sempre calçado; II - Ingerir carne sempre bem cozida; III - Beber água filtrada ou fervida e lavar bem as frutas e verduras; IV - Não nadar em águas estagnadas onde houver caramujos contaminados. Assinale a alternativa em que a parasitose esteja corretamente relacionada com a medida profilática indicada nos parênteses.
Ancilostomose (I), teníase (II), ascaridíase (III), esquistossomose (IV).
24a Questão (Ref.: 201301502149) 	
Foram três trabalhos publicados em 1908-1909, onde Pirajá da Silva descreve 20 casos diagnosticados através do exame de fezes os ovos de Schistosoma mansoni e nenhum ovo nos exames de urina. No diagnóstico parasitológico é fundamental o exame de fezes, com especial importância para as técnicas de Lutz e Kato-Katz, esta última um método quantitativo, com grande aplicabilidade na inferência da carga parasitária, detectando a presença de ovos nas fezes, o que ocorre após o 45º dia de infecção. Assinale a alternativa que caracterize ovos de Schistosoma mansoni:
Os ovos são redondos ou elípticos, têm um espinho lateral.
25a Questão (Ref.: 201301503492) 	
Viajando, você chega a um local onde um garoto barrigudinho e coçando as pernas acaba de sair de uma lagoa. Você que havia decidido entrar nessas águas e se refrescar um pouco, recua ao se lembrar das aulas de biologia. A coceira do garoto poderia indicar que naquela lagoa havia.
Schistossoma mansoni.
26a Questão (Ref.: 201301496696) 	
As esquistosomíases, denominadas também esquistosomoses ou bilharzioses, são doenças produzidas por trematodos do gênero Schistosoma que, para o homem, têm como principais agentes etiológicios o S. mansoni, S. haematobium e S. japonicum. No Brasil a doença é conhecida popularmente por xistossomose, xistosa ou doença dos caramujos, assim como por barriga d'água, devido a ascite que acompanha as formas mais graves, com fibrose hepática (Rey, 2008). No resultado de um exame parasitológico de fezes foi diagnosticado o aparecimento de Esquistossomose Mansônica que é uma doença endêmica em vários estados do Brasil. Sobre o mecanismo de infecção, marque a afirmativa correta.
Penetração ativa de cercárias através da pele do hospedeiro vertebrado.
27a Questão (Ref.: 201301512175)
Schistosoma mansoni
28a Questão (Ref.: 201301499707)	
A Parasitologia é ciência que estuda os parasitos, seus hospedeiros e as relações entre eles, além de estudar os métodos de diagnóstico e controle dessas parasitoses. Uma vez diagnosticado o parasitismo, problemas adicionais podem ser encontradas no controle dessa doença em decorrência da inexistência de terapias eficazes ou da emergência de cepas resistentes à terapia tradicional. Muitos parasitas exigem vetores artrópodes para sua transmissão e a aplicação irregular de esforços para controle dos vetores têm resultados, em alguns casos, no surgimento de resistência aos inseticidas. Assim, como podemos classificar os parasitas de acordo com o número de hospedeiros necessários para que o mesmo complete o seu ciclo evolutivo? Monoxenos; Heteroxenos.
29a Questão (Ref.: 201301287285)
Em algumas aldeias indígenas existem rituais em que órgãos humanos, como o coração, cérebro ou o fígado, devem ser comidos como sinal de heroísmo, hierarquia e/ou poder. Biologicamente, esta relação é determinada como:
Canibalismo
30a Questão (Ref.: 201301286415) 	
Certa parasitose é encontrada normalmente em intestino de cães domésticos, porém em algumas ocasiões esta pode afetar seres humanos. Neste caso, o parasita para de reproduzir-se, sendo assim, podemos considerar os seres humanos como:
Hospedeiros acidentais.
31a Questão (Ref.: 201301495737) 	
O parasitismo é um tipo de interação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que os parceiros (hospedeiro e parasito) estabelecem entre si relações íntimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica. Geralmente o hospedeiro proporciona ao parasito todos ou quase todos os nutrientes e as condições fisiológicas requeridas por este. De acordo com a especificidade parasitária assinale a alternativa em que encontra a classificação dos parasitas que necessitam passar obrigatoriamente por dois ou mais hospedeiros.
Heteroxênico.
32a Questão (Ref.: 201301502104) 	
As relações ecológicas se particularizam pelos tipos de relação de dependência que os seres vivos mantêm entre si e são categorizadas de acordo com benefícios e/ou prejuízos que a interação traga aos organismos envolvidos. As relações denominadas harmônicas ou positivas são aquelas nas quais há benefício mútuo, ou benefício para um dos organismos sem prejuízo para o outro. Já as relações desarmônicas ou negativas são aquelas nas quais há prejuízo para algum dos envolvidos, com benefício do outro, em geral. Assinale a opção que indica a Relação Ecológica ilustrada nos seguintes exemplos: I) Um cavalo está cheio de carrapatos, fixos a sua pele, sugando seu sangue. II) A tênia é um platelminto que vive no intestino de mamíferos. III) Os afídeos (pulgões) são insetos que retiram seiva elaborada de certas plantas.
Parasitismo.
33a Questão (Ref.: 201301288198) 	
O agente causador ou responsável pela origem de uma doença é denominado:
Agente etiológico.
34a Questão (Ref.: 201301287293) 	
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplastida flagelado Trypanosoma cruzi. O ciclo biológico do agente causador da doença de Chagas é:
Heteroxênico	
35a Questão (Ref.: 201301508646) 	
Com relação a doença de Chagas é correto afirmar?
Apresenta uma fase assintomática longa comprovada apenas pelo teste sorológico positivo.
36a Questão (Ref.: 201301307713) 	
Com relação ao parasita Trypanosoma cruzi assinale a alternativa INCORRETA:
A fase crônica indeterminada é caracterizada por um período curto de incubação em que apresentam como único sinal as lesões no local da picada.
37a Questão (Ref.: 201301497827) 	
A forma infectante de Trypanosoma cruzi para o hospedeiro vertebrado é:
Tripomastigota metacíclico
38a Questão (Ref.: 201301496630) 	
A tripanossomíase americana, ou Doenças de Chagas, tem por agente causal o Trypanosoma cruzi, que determina no homem quadros clínicos com características e consequências muito variadas. Destacam-se, por sua gravidade, a cardiopatia chagásica e as dilatações de órgãos cavitários (megaesôfago, megacólon etc.), que afetam principalmente o aparelho digestivo. As lesões cardíacas são responsáveis por elevada mortalidade, especialmente na fase crônica da doença (Rey, 1991). Marque a alternativa em que se encontra a classificação do parasita quanto a sua especificidade parasitária e ao número de hospedeiros para que o mesmo complete o seu ciclo evolutivo, respectivamente:
Eurixênico; Heteroxênico.
39a Questão (Ref.: 201301289802) 	
Assinale a opção com gêneros de protozoários que não são parasitas intestinais:
Leishmania e Trichomonas
40a Questão (Ref.: 201301503476) 	
Devido a ação mecânica e irritativa as gorduras, as vitaminas lipossolúveis (A,D, E, K) e o ácido fólico não são bem absorvidos. A qual doença o texto acima se refere?
Giardíase 
41a Questão (Ref.: 201301287289) 	
Considere os seguintes meios de transmissão de doenças:
1-ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas;
2-contaminação através de fezes de inseto em lesões na pele;
3-picada por mosquito palha ou Birigui;
4-relações sexuais.
As protozooses correspondentes aos meios de transmissão indicados por 1, 2, 3 e 4 são respectivamente:
amebíase, doença de Chagas, leishmaniose e tricomoníase.
42 Questão (Ref.: 201301508649) 	
Com relação à transmissão da malária ao homem é correto afirmar:
 Picada do mosquito que inocula formas esporozoitas
aQuestão (Ref.: 201301497831) 	
O vetor da leishmaniose no Brasil são dípteros do gênero:
Lutzomyia
43a Questão (Ref.: 201301513262) 	
A leishmaníase constitui problema de saúde pública em 88 países de quatro continentes (Américas, Europa, África e Ásia) com registro de 1 a 1,5 milhão de casos. Os parasitos do gênero Leishmania são agentes de zoonoses que infectam eventualmente a espécie humana nas regiões tropicais e subtropicais do Velho e do Novo Mundo, determinando doenças do sistema fagocítico mononuclear (SFM). Em seu ciclo vital, as leishmânias apresentam apenas duas formas, sendo uma no hospedeiro vertebrado e outra no vetor (Rey, 2008). Marque a alternativa em que se encontra as duas formas evolutivas do protozoário que são encontradas no homem e no tubo digestivo do inseto vetor, respectivamente:
Amastigota; Promastigota.
44a Questão (Ref.: 201301342384) 	
Com relação ao ciclo do protozoário causador da toxoplasmose assinale a alternativa INCORRETA.
O ciclo congênito depende do grau de virulência do parasita porém não é necessário a mãe estar na fase aguda da doença.
45a Questão (Ref.: 201301502128) 	
(ENADE, 2006) A leishmaniose constitui um problema de saúde extremamente grave e estima-se que 350 milhões de pessoas estejam infectadas em mais de 80 países. No Brasil, um dos países em que a situação é mais grave, duas formas de leishmaniose são observadas: a cutânea e a visceral. Em um posto de saúde, houve diagnóstico clínico de uma úlcera causada por infecção por Leishmania sp., que foi reportada imediatamente ao Ministério da Saúde. Conhecendo-se o ciclo de vida da Leishmania sp., deve-se:
averiguar, na comunidade, possíveis cães contaminados, uma vez que esses animais podem ser hospedeiros intermediários desse protozoário.
46a Questão (Ref.: 201301287297) 	
A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas protozoários, transmitida por mosquitos. Malária espalha-se em regiões tropicais e sub-tropicais, como partes das Américas, Ásia e África. Cada ano há entre 1 e 3 milhões de mortes decorrentes de malária, sendo a maioria de crianças na África Sub-Saariana. Malária é uma das doenças mais comuns e um grande problema de saúde pública em vários países. A doença é causada por parasitas protozoários do gênero Plasmodium. Os parasitas da malária são transmitidos por mosquitos fêmeas do gênero Anopheles. Os mosquitos do gênero Anopheles ao sugar o sangue do homem infectado INGEREM o Plasmodium na forma de:
Gametas
47a Questão (Ref.: 201301503465) 	
A expansão da malária no Brasil tem sido preocupante nas duas últimas décadas, principalmente em algumas áreas da região Amazônica brasileira. O deslocamento da população, oriunda de diversas localidades interioranas, com níveis elevados de transmissão da doença, para instalar-se nas chamadas " áreas de invasão", sem nenhuma infra-estrutura de saneamento básico, portadoras de criadouros de insetos transmissores da malária, possibilitam a sua reintrodução na zona urbana e conseqüentemente agravamentos de algumas capitais do Belém." Adaptado de Doenças infecciosas e parasitárias - enfoque amazônico - Leão, Raiumundo. A disseminação dessa doença poderia ser minimizada se as medidas abaixo fossem tomadas, EXCETO:
Melhoria das habitações, evitando a reprodução do vetor nas frestas das paredes.
48a Questão (Ref.: 201301289822) 	
Assinale a alternativa que apresenta apenas parasitoses humanas que são causadas por protozoários:
amebíase, tricomoníase e giardíase
49a Questão (Ref.: 201301502135) 	
Giardia intestinalis, protozoário flagelado, foi inicialmente chamado de Cercomonas intestinalis por Lambl em 1859 e renomeado Giardia lamblia por Stiles, em 1915, em memória do Professor A. Giard, de Paris e Dr. F. Lambl, de Praga. Muitos consideram Giardia intestinalis, o nome correto para esse protozoário (http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/Giardiase.htm). Analise as afirmativas abaixo sobre giardíase: 1. A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. 2. Nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais. 3. Para o diagnóstico laboratorial, deve-se levar em conta períodos de negatividade, devido à ausência periódica de cistos nas fezes. Após sua análise, assinale a alternativa CORRETA.
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
50a Questão (Ref.: 201301354285) 	
Com relação ao parasita Toxoplasma gondii é correto afirmar?
A principal patogenia ocorre na gravidez causando aborto, hipercalcificação cerebral e lesões oculares graves.
51Questão (Ref.: 201301528805) 	
Sobre a Amebíase: I.É uma infecção intestinal e extra-intestinal humana; II.Tem como agente etiológico a Entamoeba dispar; III.Os principais tipos de amebíase extra-intestinal são hepática, pulmonar, cerebral e cutânea; IV.Não pode ser considerada uma doença hídrica, pois o uso de água contaminada com cistos não é uma forma de infecção humana.
Apenas I e III estão corretas
52a Questão (Ref.: 201301288199) 	
Amebíase é o nome da infecção causada pelo E. histolytica. As infecções que duram, às vezes anos, podem ser assintomáticas ou apresentar sintomatologia gastrointestinal vaga, ou disenteria (diarréia com sangue e muco). A maioria das infecções ocorre no trato digestivo, mas outros tecidos podem ser invadidos. As complicações incluem ulceração e abscesso com dor e, raramente, bloqueio intestinal. O tempo do início dos sintomas é altamente variável. Raramente há a formação de massas de amebas (amoebomas) que levam à obstrução intestinal. Os casos fatais não são freqüentes. Com relação a amebíase, podemos afirmar que o início do ciclo biológico ocorre por:
Ingestão dos cistos maduros em água e alimentos contaminados.
53a Questão (Ref.: 201301354278) 	
Qual das amebas abaixo frequentemente é responsável por lesões hepaticas causando abscessos hepáticos?
Entamoeba histolytica.
 54a Questão (Ref.: 201301362131) 	
Amebas são protozoários cuja locomoção se dá via expansões citoplasmáticas - pseudópodes. As pertencentes à família Endamoebidae, como as dos gêneros Entamoeba, Iodamoeba e Endolimax, são parasitas comuns de nossa espécie e têm como característica:
o tamanho diminuto e capacidade de formar cistos.
55a Questão (Ref.: 201301362130) 	
A criptosporodiose é uma doença intestinal, caracterizada por um quadro severo de diarréia liquida acompanhada de cólicas abdominais, anorexia, vômito, desidratação, náusea e febre. A transmissão de um hospedeiro a outro se faz principalmente por via fecal-oral. A forma infectante é o:
oocisto, contendo esporocistos altamente resistentes a desinfetantes.
56a Questão (Ref.: 201301288197) 	
Uma medida de educação sanitária extremamente simples e eficaz como lavar as mãos poderia reduzir significativamente a transmissão da seguinte doença:
amebíase.

Continue navegando