Buscar

FISIOLOGIA DA DIGESTÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISIOLOGIA DA DIGESTÃO
TRANSPORTE E MISTURA DO ALIMENTO
DIGESTÃO
Para que ocorra um processamento ótimo do alimento no tubo digestivo ,o tempo em que ele deverá permanecer em cada segmento do tubo é de suma importância .
Mistura apropriada
Fatores neurológicos e hormonais ( mistura e propulsão)
INGESTÃO DO ALIMENTO
A quantidade de alimento ingerida por uma pessoa é determinado principalmente pelo desejo intrínseco de comer: a fome
O tipo de alimento que a pessoa mais procura é determinado pelo apetite
Primeiros fatores de regulação
Mastigação
Dentes anteriores (incisivos) :forte função de corte
Dentes posteriores(molares) :exercem função trituradora
Músculos da mandíbula ao trabalharem juntos podem aproximar os dentes com uma força de até 25 kg nos incisivos e 90kg nos molares 
MASTIGAÇÃO
A maioria dos músculos da mastigação é inervado pelo nervo craniano trigêmeo( V par) ,sendo o processo de mastigação controlado no tronco cerebral.
Reflexo mastigatório: a presença do bolo alimentar na boca provoca inibição reflexa dos músculos da mastigação ,fazendo com que a mandíbula caia, a queda da mandíbula por sua vez inicia o reflexo de estiramento 
A MASTIGAÇÃO
É importante para a digestão de todos os alimentos , porém é de importância fundamental para a maioria das frutas e dos vegetais crus pois as membranas de celulose não-digeríveis em torno das suas porções nutritivas que devem ser desintegradas para que o alimento seja utilizado.
MASTIGAÇÃO
As enzimas só atuam sobre a superfícies das partículas alimentares , a velocidade da digestão depende da quantidade de área de superfície alimentar expostas as secreções intestinais
Diminui as escoriações do tubo gastrointestinal e aumenta a velocidade de passagem pelo tubo digestivo.
DEGLUTIÇÃO
Mecanismo complicado uma vez que a faringe serve a digestão e a respiração 
Fase voluntária (inicia o processo de deglutição), fase faríngea( involuntária e inicia e consiste na passagem do alimento da faringe até o esôfago), fase esofágica( involuntária e permite a passagem do alimento da faringe para o estômago) 
DEGLUTIÇÃO
DEGLUTIÇÃO
Fase voluntária da deglutição ocorre quando o alimento está pronto pra ser deglutido ele é voluntariamente comprimido e empurrado para trás, na faringe como consequente pressão da língua para cima e para baixo em relação ao palato.
Todo resto é involuntário.
DEGLUTIÇÃO
A fase faríngea é estimulada pelas áreas receptoras da deglutição situadas em torno da abertura da faringe .sobretudo nos duas amigdalas ,enviando informação para o tronco cerebral ,inicia-se então uma série de contrações musculares automáticas da faringe.
CENTRO DA DEGLUTIÇÃO
DEGLUTIÇÃO
Impulsos motores retornam do centro da deglutição por alguns pares de nervos cranianos 
A fase faríngea da deglutição é um ato reflexo 
Quase nunca provém de estímulos ao centros da deglutição provenientes do SNC.
DEGLUTIÇÃO
O esôfago é a de conduzir o alimento da faringe para o estômago ,sendo que seus movimentos estão especificamente organizados para essa função.
 Peristaltismo primário e peristaltismo secundário 
Peristaltismo primário : continuação da onda peristáltica iniciada na faringe e se propaga para esôfago ainda na fase faríngea(ajuda da gravidade)
Se o peristaltismo primário não for sufieciente surgem as ondas secundarias que continuam até que o alimento chegue ao estômago.
DEGLUTIÇÃO
Peristaltismo: fibras aferentes e eferentes vagais 
Relaxamento do estômago 
Esfíncter esofágico se relaxa no avançar dos movimentos peristáticos 
O ESTÔMAGO
Armazenamento de grande quantidade de alimentos até que possam ser acomodadas no duodeno
Mistura do alimento com as secreções gástricas até formar o quimo( semilíquida)
Esvaziamento lento doa alimento para do estômago para o intestino delgado com a velocidade adequada para a digestão e absorção.
O ESTÔMAGO
O estômago é um órgão, de paredes musculosas, em forma de J e com o volume aproximado de 1,5 litros. É revestido, internamente, por uma camada espessa de pregas gástricas, onde se situam as glândulas gástricas. Estas produzem suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e enzimas digestivas
O bolo alimentar é então transformado em quimo, o qual abandona o estômago, através de outro esfíncter, o piloro, passando ao intestino delgado
O ESTÔMAGO
Na mistura e propulsão, os sucos digestivos do estômago são secretados recobrindo toda a parede do corpo do estômago. Essas secreções entram imediatamente em contato a porção de alimento armazenado. Ondas peristálticas fracas deslocam-se em direção ao antro ao longo da parede do estômago, aproximadamente 1 a cada 20 segundos. À medida que estas ondas percorrem o estômago, além de misturar o alimento com os sucos gástricos, deslocam lentamente o alimento em direção ao piloro (porção superior do intestino delgado)
ESTÔMAGO
As proteínas são digeridas principalmente no estômago, iniciando com a enzima pepsina que as decompõe em proteoses, peptonas e grandes polipeptídeos. Essa enzima só funciona em pH altamente ácido, sendo particularmente importante por sua capacidade de digerir o colágeno, muito pouco afetado por outras enzimas. Como o colágeno é um constituinte importante do tecido fibroso presente na carne, é essencial a atuação da pepsina para que o restante das enzimas consigam dar continuidade ao processo de digestão. 
 Portanto o ácido clorídrico secretado do estômago é essencial para o processo de digestão. Entretanto, normalmente apenas de 10 a 20% da digestão protéica total ocorre no estomago. A maior parte desse processo acontece na porção superior do intestino delgado.
ESTÔMAGO
 Embora pequena quantidadegordura possa ser digerida no estômago sob a atuação da lípase gástrica, 95 a 99% de toda a digestão de gordura ocorre no intestino delgado
Existem também as contrações de fome, que ocorrem quando o estômago permanece vazio por muitas horas. Dessa forma, essas contrações são um importante meio pelo qual o trato digestório intensifica desejo de comer.
Em seguida ocorre o esvaziamento do estômago promovido também por ondas peristálticas. O alimento passa lentamente do estômago para a primeira porção do intestino delgado, o piloro.
FATORES GÁSTRICOS QUE PROMOVEM O ESVAZIAMENTO
Efeito do volume alimentar gástrico na taxa de esvaziamento: Um volume de alimentos maior promove maior esvaziamento estomacal
Efeito do hormônio Gastrina sobre o esvaziamento: A gastrina tem efeitos potentes de secreção de suco gástrico altamente ácido pelas glândulas estomacais e intensifica as funções motoras do estômago, o que colabora com o esvaziamento
O FEEDBACK HORMONAL DO DUODENO INIBE O ESVAZIAMENTO GÁSTRICO
As gorduras promovem, no duodeno, a liberação de diversos hormônios, como a colecistocinina, os quais são transportados ao estômago e inibem a bomba pilórica, ao mesmo tempo em que aumentam a força de contração do esfíncter pilórico.
Outros hormônios como a secretina e o peptídeo inibidor gástrico também inibem o esvaziamento estomacal
INTESTINO DELGADO
Contrações de mistura e contrações propulsivas
Ondas peristálticas impulsionam o quimo através do intestino delgado
São necessárias 3 a 5 horas para a passagem do quimo do piloro até a válvula ileocecal, a qual tem como função principal evitar o refluxo de conteúdos fecais do cólon para o intestino delgado
INTESTINO DELGADO
Sua principal função é a absorção. Esse órgão pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo. A digestão, nessa parte, é realizada por secreções do intestino e pela secreção de substâncias por dois órgãos acessórios: o fígado e o pâncreas através de ductos que são ligados diretamente no intestino delgado. O fígado secreta a bile, que emulsifica as gorduras, ajudando na sua digestão e absorção. O pâncreas libera o suco pancreático, que contém enzimas que digerem os macronutrientes, principalmente. São elas a α-amilase (que digere os carboidratos), a lipase pancreática (que digere as gorduras ou lipídeos) e as proteases, responsáveis
pela digestão de proteínas.
INTESTINO DELGADO
Quimo (bolo alimentar depois de passar pelo estômago) é propelido pelo intestino delgado através das ondas peristálticas até o intestino grosso.
Durante a digestão, ocorre a formação de certos hormônios
INTESTINO GROSSO
Órgão responsável pela absorção de água e sais, também é o local onde ocorre a síntese de algumas vitaminas por ação de bactérias intestinais. O intestino grosso pode ser dividido em ceco, cólon e reto. Aproximadamente, 80% da água ingerida é absorvida no cólon.
 
MOVIMENTOS DO CÓLON
As principais funções do cólon são:
1- Absorção de água e eletrólitos do quimo para formar fezes sólidas
2- Armazenamento de material fecal até que este possa ser expelido
A metade proximal do cólon está envolvida na absorção e a metade distal no armazenamento
Os movimentos envolvidos são: de mistura e propulsivos
DEFECAÇÃO
A maior parte do tempo, o reto encontra-se vazio, sem fezes
Quando um movimento de massa força as fezes para o reto, imediatamente surge a vontade de defecar, com a contração reflexa do reto e o relaxamento dos esfíncteres anais
A passagem de material fecal através do ânus é evitada pela constrição tônica de 2 esfíncteres: 1- esfíncter anal interno (músculo liso, involuntário); 2- esfíncter anal externo (músculo estriado, voluntário)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais