Buscar

história da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UND 1 QUES HITÓRIA DA EDUCAÇÃO
1- As alternativas abaixo referem-se às possíveis relações entre educação e sociedade. Leia e assinale a alternativa correta:
E)  As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta.
2-Leia as proposições abaixo e, em seguida, responda a questão proposta:
I - Cada época e cada sociedade possuem um tipo de educação, cujo objetivo é atender as necessidades sociais de cada período histórico.
II - A educação vai se modificando de acordo com a organização social, de acordo com as novas exigências da vida em sociedade, de acordo com as novas conjunturas históricas.
III - Enquanto a natureza provê o homem de seu próprio sustento; enquanto não há distinção de classes nem comércio, a educação permanece no nível da socialização primária, é uma educação universal e integral.
IV - O significado de educação está intimamente ligado à visão de mundo, de sociedade e de homem que são adotados e que permeiam determinada sociedade em determinado tempo.
V – A educação pode influenciar nos rumos e destinos de uma sociedade, no entanto o contrário não é verdadeiro, ou
. seja, a sociedade não pode interferir nos rumos e destinos da educação, que deve ser independente e autônoma.
Questão - Todas as proposições abaixo se referem corretamente às relações entre educação e sociedade, exceto:. 
E) V
3-As alternativas abaixo referem-se à educação, sociedade e cultura entre os povos primitivos, nômades e caçadores. Leia e assinale a alternativa correta:
E) Todas as alternativas estão corretas.
  
4- As alternativas abaixo referem-se às possíveis contribuições dos estudos de história da educação. Leia e assinale a alternativa correta:
 E) Todas as alternativas estão corretas.
5- As alternativas abaixo tratam de pontos fundamentais acerca das contribuições da história da educação, exceto:
 D) Os estudos de história da educação são os únicos que nos possibilitam entender os processos políticos de dominação e subordinação envolvidos nas diferentes tendências religiosas existentes no mundo.
6- As proposições abaixo referem-se à distinção entre cultura e civilização. Leia e assinale a alternativa correta:
E) Todas as alternativas estão corretas.
7- As proposições abaixo referem-se à educação entre os povos primitivos. Leia e assinale a alternativa correta:
I - Entre os povos nômades, não existia nenhum tipo de educação. Eles eram primitivos e grotescos. Não sabiam ler nem escrever e aprendiam muito mais através de gestos do que de palavras. Este tipo de aprendizagem é conhecido como educação informal.
II- Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades é a educação informal, que existe entre todos os povos e sociedades em todos os tempos e é um processo que acontece diariamente e sem planejamento específico. Não é um processo direcionado nem conduzido, de tal forma que todos os momentos da vida podem apresentar situações de aprendizagem.
III - Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades é apenas a educação informal ou socialização primária, ou seja, um processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro de determinada sociedade, internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral etc.
IV - Em termos de educação, o que existe entre os povos nômades não é educação formal nem informal, mas, sim, educação primitiva, ou seja, um processo pelo qual os membros do sexo masculino aprendem todos os segredos das antigas guerras tribais.
D) Apenas II e III estão corretas.
8- As proposições abaixo referem-se às características fundamentais dos povos primitivos. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - A designação “povos primitivos” refere-se muito mais às características sócio-culturais destes povos do que à sua localização no tempo.
II - A designação “povos primitivos” refere-se tanto às características sócio-culturais exclusivas destes povos quanto à sua localização no tempo, ou seja, povos primitivos existiram apenas na pré-história.
III - Os “povos primitivos” existiram na pré-história e existem ainda hoje. A diferença é que na pré-história toda humanidade era formada por “povos primitivos”, enquanto hoje estão quase extintos.
IV - Como exemplo de “povos primitivos” na atualidade, podemos citar as tribos indígenas no Brasil e diversas comunidades tribais na África e na Oceania, que são consideradas primitivas em função de sua organização social.
E) Apenas I, III e IV estão corretas
9- Leia o texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que responda corretamente a questão proposta:
“Cada época e cada sociedade possuem um tipo de educação cujo objetivo é atender as necessidades sociais de cada período histórico. A educação vai se modificando de acordo com a organização social, de acordo com as novas exigências da vida em sociedade, de acordo com as novas conjunturas históricas. Enquanto a natureza provê o homem de seu próprio sustento; enquanto não há distinção de classes nem comércio, a educação permanece no nível da socialização primária, é uma educação universal e integral”. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos)
Tendo o texto como referência, examine as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - O significado de educação está intimamente ligado à visão de mundo, de sociedade e de homem que são adotados e que permeiam determinada sociedade em determinado tempo.
II – Podemos perceber, pelo texto, que existe uma reciprocidade entre sociedade e educação. Assim, a educação de uma sociedade em uma determinada época busca suprir as necessidades e exigências vividas.
III – A leitura do trecho acima nos conduz à reflexão de que se há uma reciprocidade entre educação e sociedade, então, se a educação estiver comprometida com as relações de poder e dominação, pode colaborar para a preservação de uma sociedade injusta, que promove e aprofunda as desigualdades.
E) Todas as proposições estão corretas.
 10-Os parágrafos abaixo podem se referir a diferentes formas de educação. Leia-os com atenção e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Parágrafo I: Este tipo de educação caracteriza-se por ser um processo contínuo, não institucionalizado nem direcionado de aquisição das regras, costumes, hábitos, crenças, moral, enfim, de conhecimentos e habilidades pertinentes a uma sociedade.
Parágrafo II: Este tipo de educação caracteriza-se por ser um processo planejado intencionalmente, estruturado, organizado, sistematizado e ocorre em lugares especialmente organizados para tal.
Parágrafo III: Este tipo de educação é uma educação para sobrevivência, natural, espontânea e por imitação; acontece no seio da família ou em espaços informais; os procedimentos educacionais são frouxos, com muita liberdade e pouca disciplina.
Parágrafo IV: Este é um tipo de educação importante para a sobrevivência, portanto é natural, espontânea e por imitação; acontece preferencialmente no seio da família; os procedimentos educacionais são frouxos, com muita liberdade e pouca disciplina.
C) Os parágrafos I, III e IV referem-se à educação informal, enquanto o parágrafo II refere-se à educação formal.

Outros materiais