Buscar

Relatório Laboratório

Prévia do material em texto

Introdução
O cloreto de sódio é composto iónico resultante de interacções entre catiões Na+(sódio) e aniões Cl – (cloro). Popularmente é conhecida como sal ou sal de cozinha. A sua fórmula química é NaCl.
O composto iónico formado pelos iões Na e Cl com as seguintes propriedades químicas: é um sólido a temperatura e pressão ambiente (25°c e 1atm), é solúvel em água (solvente polar), não conduz electricidade quando esta em estado sólido porem conduz em estado líquido ou quando está diluído em água, o número de coordenação dele é 1:1 ou seja cada catião (Na) esta circundado por um anião (Cl).
O cloreto de sódio (NaCl) ou sal de cozinha comum é formado por uma ligação iónica, possui estrutura cristalina cúbica, isto é, os átomos do Cloro e do Sódio estão arranjados na forma de um cubo, como mostra a figura abaixo. Este cubo chama-se célula unitária do NaCl. Qualquer porção de NaCl pode ser pensada como uma pilha destes cubos unitários colocados lado a lado e uns sobe os outros. A aresta do cubo é designada como parâmetro da rede cristalina do material.
 Quando solubilizado em água, forma assim uma solução onde ele é o soluto e a água o solvente, que é uma óptima condutora de electricidade. Como toda substância formado por ligação iónica, possui alto ponto de fusão. O sal de cozinha que é comercializado no Brasil, vem enriquecido com iodeto de Potássio (KI), já que a alimentação da população em geral é deficiente em Iodo, mineral essencial para o combate do Bócio Endémico, doença que caracteriza o mal funcionamento da tiróide em seres humanos.
Outro uso bastante difundido no Brasil do sal de cozinha é o soro caseiro para o combate de desidratação, principalmente a infantil. Esse soro consiste em uma solução de água potável, sal de cozinha e açúcar, nas suas devidas proporções.
Actualmente, o sal é produzido pela evaporação da água do mar ou vindo de outras fontes como “lagos de sal” e a “pedra de sal”. Enquanto a maioria das pessoas é familiar com os vários usos do sal na cozinha, elas parecem não saber que o sal é usado em várias outras aplicações, como manufacturarão de papel e produzindo Sabão e detergentes. No norte dos EUA, grandes quantidades de “pedra de sal” são usadas para limpar rodovias do gelo durante o Inverno.
Materiais:
. Gobelé;
. Vareta;
. Balão de diluição de 100ml;
. Balança automática;
. Esguicho;
. Funil;
Cálculos
Concentração molar:
[NaCl]=n/v (=)  0,10=n/0,250  (=)  0,10*0,100=n  (=)  n=0,10mol
M(NaCl)=Ar(Na)+Ar(Cl) = 22,09+35,45 = 57,54
Quantidade de Cloreto de Sódio:
n=m/M  (=)  0,10=m/57,54 (=) 0,10*57,54=m  (=)  m=0,6g
Procedimento
. Pesamos a massa do Cloreto de Sódio (a massa do sal que corresponde à diferença entre a massa do gobelé com a amostra e a massa do gobelé vazio);
. De seguida dissolvemos com uma vareta o Cloreto de Sódio com a água destilada;
. Transferimos a solução obtida para um balão de diluição de 100ml, com a ajuda da vareta e do funil;
. Completamos até à marca do balão de 100ml com água destilada;
. Por ultimo guardamos a solução preparada num frasco e rotulamo-lo devidamente(NaCl /0,1 mol/dm3 ). 
Observações
Ao longo da experiência elaborada conseguimos observar que a mistura se trata de uma solução homogénea, em que não se consegue distinguir os seus componentes. 
Conclusão
Concluímos que se trata de um solução homogénea, devido a não se conseguir distinguir os seus componentes. O Cloreto de Sódio dissolve-se com grande facilidade em um pequena quantidade de água destilada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes