Buscar

SEMANA 6 LIBERDADE PROVISÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 4ª VARA CRIMINAL DA COMARC DA CAPITAL.
APF nº................
ALBERTO, já qualificado nos autos de prisão em flagrante me epígrafe, por seu advogado regularmente constituído conforme procuração em anexo, vem respeitosamente a presença de V. Exa requerer: 
LIBERDADE PROVISÓRIA
Com fundamento nos artigos 5º, LXVI, CF/88, bem como 310, III e 321 e SS, ambos do CPP, pelas razões abaixo aduzidas:
DOS FATOS
Alberto foi preso em flagrante por agentes policiais do 4º distrito policial da Capital, na posse de um automóvel Fiat, tipo Uno, que havia sido furtado. O Dr. Delegado de Polícia, que presidiu o Auto de Prisão em Flagrante, capitulou os fatos como incursos no artigo 155, § 4º, IV, do Código Penal. Não arbitrou fiança. Eis os fatos. 
DOS FUNDAMENTOS
Trata-se a hipótese de Prisão em flagrante legal e desnecessária, por que não preenche os requisitos do artigo 312, CPP.
No processo penal, por força da presunção de inocência a regra é a liberdade. Dessa forma toda e qualquer prisão no curso do processo só pode ser decretada ou mantida se presentes os referidos requisitos.
No caso em tela, cuida-se de requerente primário, com bons antecedentes, emprego fixo, residência certa, nada indicando que no curso do processo irá reincidir na pratica do crime comprometendo a credibilidade da justiça a colheita de provas ou se furtar a aplicação da lei penal.
Ademais, cuida-se de crime praticado sem violência ou grave ameaça a pessoa.
Por fim, em prestigio ao Principio da homogeneidade que rege as cautelares em caso de eventual condenação, não haverá cumprimento de pena privativa de liberdade. O caso será de substituição por restritiva de direito.
Assim, consoante já afirmado, manifesta ausência dos requisitos do 312, CPP.
DO PEDIDO
Ante tais razões, espera respeitosamente de V. Exa. a concessão da LIBERDADE PROVISÓRIA, com expedição imediata do ALVARÁ DE SOLTURA, impondo-se caso assim entenda V. Exa., algumas das medidas do artigo 19, CPP.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local/data
Advogado
OAB/UF

Outros materiais