Buscar

Simulado higiene

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0387_SM_201407129708 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): LORENA NASCIMENTO DOS SANTOS
	Matrícula: 201407129708
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 27/10/2015 22:57:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407886907)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Intoxicação alimentar ocorre mais em casa do que em restaurantes (22 de janeiro de 2010 - Cooperativa dos Médicos do Brasil). Se comer fora de casa pode ser arriscado, preparar o próprio alimento também não garante isenção de contaminações. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo descobriu que 27% dos casos de intoxicação alimentar, registrados entre 1998 e 2008, foram gerados por ingestão de alimentos preparados em casa. Nesse período, a Secretaria computou 76,8 mil casos de doenças transmitidas por água e alimentos (DTA). A grande maioria deles - 72,5 mil - são casos de diarreia aguda causada por bactéria, principalmente a Salmonella, responsável por 7 mil deles. No entanto, de acordo com o órgão, o dado que mais chamou a atenção foi o alto número de intoxicações ocorridas nas residências, que superou as provocadas por alimentos ingeridos em estabelecimentos comerciais ligados à área de alimentação, como restaurantes, bares e padarias, que respondem por 24% do total. Creches, escolas, asilos e outros locais representaram 39% das intoxicações alimentares e em 10% dos casos não houve registros do local de contaminação. (Diário de Saúde. Disponível em: http://www.coomeb.com.br/?p=504. Acesso em: 08 fev. 2010). A diferença CORRETAMENTE estabelecida entre intoxicação alimentar e infecção alimentar está contida na alternativa:
		
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é provocada por colonização de esporos e infecção alimentar é causada pela ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico por invasão do epitélio gástrico.
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada por colonização e ação de toxinas e infecção alimentar é provocada pela ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, por colonização e/ou invasão de epitélio gastrointestinal.
	 
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada pela ingestão de toxinas bacterianas pré-formadas nos alimentos, decorrente da multiplicação de bactérias toxinogênicas nos alimentos e a infecção alimentar é causada pela ingestão de microrganismos patogênicos que se multiplicam no trato gastrintestinal, produzindo toxinas ou agressão ao epitélio.
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada pela ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, por invasão do epitélio e a infecção alimentar é provocada pela colonização de toxinas.
	
	Toxinose ou intoxicação alimentar é causada por colonização e ação de toxinas e infecção alimentar é provocada pela ingestão de toxinas viáveis do microrganismo patogênico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407255283)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conceitos como rastreabilidade, boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), entre outros, devem ser dominados e aplicados pelos diferentes funcionários envolvidos em um serviço de alimentação. A partir desta afirmação, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nos seguintes itens e marque a resposta que corresponde a sequencia correta.
(     ) Rastreabilidade pode ser definida, de forma resumida, como um conjunto de ações cujo objetivo maior é identificar a origem de um dado produto, desde o campo até o consumidor, podendo este ter sido ou não transformado ou processado. É uma ferramenta vital na busca de produtos seguros e de qualidade. 
(     ) A rastreabilidade é de suma importância para a cadeia produtiva de alimentos, pois fortalece a imagem da empresa, é um diferencial de competitividade, estreita a relação com fornecedores e auxilia no posicionamento da marca no mercado. 
(     ) Dentre os elementos de um programa de Boas Práticas de Fabricação, não podemos citar o controle dos meios de transporte dos alimentos. 
(     ) O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é uma poderosa ferramenta para gerenciar a prevenção da contaminação de produtos por agente físicos, químicos e/ou biológicos.
(     )O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPC) é considerado um programa pré-requisito de segurança de alimentos e as Boas Práticas de Fabricação (BPF), uma parte fundamental de um sistema de gestão para segurança de alimento.
		
	
	V,V,V,F,F 
	
	F,V,F,V,V
	
	F,F,V,V,V,
	
	V,F,F,V,F
	 
	V,V,F,V,F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407743187)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Normativa que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação:
		
	
	Lei 8080/90
	 
	RDC nº 216/2004
	
	Resolução nº 16/1978
	
	Lei 8142/90
	
	Lei nº 6437/1977
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407748834)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) contribuem para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento/industrialização de alimentos, complementando as Boas Práticas de Fabricação. As empresas devem desenvolver, implementar e manter Procedimentos Operacionais Padronizados - POPs para:
		
	
	seleção da matéria-prima, ingredientes e pontos de venda
	
	higiene e saúde dos manipuladores e visitantes;
	 
	higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
	
	produção e transporte do alimento;
	
	documentos e as rotas de entrega;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407747494)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O que é a contaminação cruzada?
		
	
	É a contaminação do alimentos pela manipulação excessiva do alimento que está sendo preparado.
	
	É a multiplicação rápida de microrganismos nos alimentos, em superfícies, equipamentos e utensílios.
	 
	É a transferência de microrganismos de um alimento contaminado para outro alimento que não estava contaminado anteriormente.
	
	É a contaminação de um alimento com perigos biológicos, físicos e químicos, característico da falta de boas práticas de manipulação.
	
	É a contaminação dos alimentos pelos vetores e pragas, que por ventura podem estar presentes nas áreas de manipulação.

Outros materiais