Buscar

Questões DP Direito

Prévia do material em texto

1 Leia atentamente o texto abaixo:
Lei é a expressão do direito, emanada sob a forma escrita, de autoridade competente surgida após tramitar por processos previamente traçados pelo Direito, prescrevendo condutas estabelecidas como justas e desejadas, dotada ainda de sanção jurídica da imperatividade. 
O texto acima refere-se ao
2 Leia atentamente o texto abaixo:
“Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça" (Art. 150, inciso I. Constituição 1988) 
O texto acima refere-se ao
3 “Não importa o conteúdo; lei ordinária não revoga complementar”. 
A frase acima refere-se ao
4 Considere as afirmativas a seguir:
I A regra geral determina que não poderá ser cobrado tributo no mesmo exercício financeiro em que tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou e antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei.
II Princípio da anterioridade mínima ou nonagesimal proíbe que os impostos sejam majorados sem que a lei que o faça seja publicada com uma antecedência mínima de 90 dias, também chamada de anterioridade mitigada.
III O princípio da anterioridade tributária se projeta, apenas, no campo da tributação (federal, estadual, municipal e distrito federal).
Está correto o afirmado em
5 Considere as afirmativas a seguir:
I A própria democracia se confunde com as características da República. Isso se dá porque a eletividade, a periodicidade e a responsabilidade são as principais características do Estado representativo, base do citado princípio.
II O chamado princípio republicano, estampado no caput do Art. 1º da CF/88, traz consigo uma tripla exigência: responsabilidade, eletividade e temporariedade dos cargos públicos políticos.
III O princípio republicano exige que todos os que realizam o fato imponível tributário venham a ser tributados com igualdade e generalização, princípios fundamentais da fiscalidade de um Estado de Direto.
Está correto o afirmado em 
6 O princípio Federativo está amplamente a ligado ao princípio 
7 A Constituição Federal proíbe que seja estabelecida limitação ao tráfego de pessoas ou mercadorias por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais 
8 Sobre as competências dos entes políticos no recolhimento dos tributos, a divisão é realizada com base na distribuição de arrecadação que é necessária para cada ente, na habilidade que possui para a arrecadação, na proximidade do ente para com a natureza do tributo cobrado, entre outros critérios que visam aproximar o tributo recolhido, bem como o contribuinte, do ente político que poderá cumprir esta função da maneira mais útil e justa possível.
Diante disso, as alternativas a seguir trazem respectivamente, um tributo de competência da União, um dos Estados e um dos municípios. Nesta ordem, assinale dentre as alternativas a seguir a correta:
9 O princípio que impõe aos entes federativos a vedação da cobrança de tributos, sobre fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os instituiu ou aumentou é o
10 A União, por meio de decreto do chefe do executivo, regulamentou as condições para o reconhecimento de entidades como instituições de educação e assistência Social sem fins lucrativos, para que façam jus à imunidade tributária prevista na alínea “c” do inciso III do artigo 150 da CF. 
O referido decreto é

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes