Buscar

Pesquisa Transgêneros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Núcleo de Prática Jurídica 
Estagiária: Suílla Teresa Batista Rangel Pinto. 
Pesquisa sobre Transgêneros
Antes de iniciar a fala sobre o tema proposto é importante analisar um assunto que é parte integrante dessa discussão: a identidade de gênero. Por muito tempo a identidade de gênero esteve associada exclusivamente ao sexo biológico das pessoas, entretanto, podemos conceituar como a maneira que o indivíduo se identifica com o seu gênero. 
Um fator determinante para essa classificação é a forma como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos dois gêneros; é como ela se sente e se percebe, bem como, deseja ser conhecida pela sociedade.
Conforme as convenções sociais tradicionais, existem dois tipos de gêneros: masculino e feminino, Contudo, a identidade de gênero pode ser medida em diferentes graus de masculinidade ou feminilidade, e são completamente mutáveis ao decorrer da vida. Perduram-se três tipos de identidade de gênero: transgêneros, cisgêneros e não-binários, porém enfocaremos nossa pesquisa apenas neste primeiro tipo.
Transgênero (trans) é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que possuía no momento do nascimento. A transgeneridade, ao contrário do que muitos pensam e disseminam, não é uma doença ou distúrbio psicológico. Como exemplo, se determinado indivíduo nascesse com um pênis, logo, deveria se comportar e gostar de todas as coisas relacionadas ao gênero masculino.
Uma pessoa transgênero é aquela que mesmo nascendo com a genitália masculina por exemplo, não se identifica com o gênero masculino, e sim com um diferente daquele que é convencionalmente associado às pessoas com este tipo de sexo biológico.
Além disso não se adequa às características que qualificam o gênero como masculino, que são rodeadas de estereótipos, como jogar futebol, brincar de carros, não usar vestidos e nem brincar de boneca e etc.
A transgeneridade é exteriorizada ainda durante os primeiros anos de vida do indivíduo. Um dos alertas que ajudam a identificação de uma criança transgênero são os seus interesses pessoais em relação aos signos que são associados ao feminino e ao masculino. Por exemplo, um menino que gosta de usar vestidos, pode ser (ou não) um sinal de transgeneridade.
Vale ressaltar que, qualquer investida de patologização do transgeneridade pode traduzir uma violação dos direitos humanos do indivíduo.

Outros materiais