Buscar

Simulado de Psicologia Social II 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA SOCIAL II
	Simulado: SDE0163_SM_201401107801 V.1 
	Aluno(a): CLARICE CAMARA GALVAO
	Matrícula: 201401107801
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 01/11/2017 20:37:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401974123)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1. ¿Quase nenhuma ação humana tem por sujeito um indivíduo isolado. O sujeito da ação é um grupo, um ¿nós¿, mesmo se a estrutura atual da sociedade, pelo fenômeno da reificação, tende a encobrir esse ¿nós¿ e a transformá-la numa soma de várias individualidades distintas e fechadas umas às outras¿(Lucien Goldman, 1947). Alargando e enriquecendo um conceito de Karl Marx (1818-1883), o fenômeno da reificação pode ser definido como um processo histórico inerente às sociedades capitalistas, caracterizado por uma transformação experimentada pela atividade produtiva, pelas relações sociais e pela própria subjetividade humana, sujeitadas e identificadas cada vez mais ao caráter inanimado, quantitativo e automático dos objetos ou mercadorias circulantes no mercado. Diante desse contexto, como podemos definir o homem/indivíduo objeto de estudo da Psicologia social?
		
	
	O homem é um ser psíquico, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que não consegue construir, com os outros homens, a sociedade e sua história.
	 
	O homem é um ser social, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com os outros homens, a sociedade e sua história.
	
	O homem é um ser natural, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com os outros homens, a sociedade e sua história.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	O homem é um ser inato, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que não consegue construir, com os outros homens, a sociedade e sua história.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401724858)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Sexo não é gênero. Ser uma fêmea não significa ser uma mulher. Ser um macho não significa ser um homem" (STREY, 2009, p. 181).
A partir da compreensão das ideias sobre gênero em psicologia social, assinale a alternativa ERRADA:
		
	 
	O sexo biológico com o qual se nasce determina o desenvolvimento posterior em relação a comportamentos, interesses, estilos de vida, tendências das mais diversas índoles e papeis a desempenhar.
	
	A ideia de subordinação de gênero está fortemente presente nas sociedades atuais, notadamente em situações nas quais as mulheres não estão no controle das instituições que determinam as políticas que afetam as mulheres, tais como os direitos reprodutivos.
	
	Estudos permitem concluir que as diferenças psicológicas encontradas entre ambos os sexos, além de não serem tão grandes quanto se poderia pensar, revelam-se mais aparentes do que reais e são dependentes do contexto e de situações concretas.
	
	Ainda hoje, em pesquisas no âmbito científico, os traços masculinos costumam ser avaliados mais positivamente na sociedade do que os traços femininos.
	
	Desde sua origem, os seres humanos têm interpretado e atribuído sentido ao seu ambiente físico e social através da simbolização. Gênero é a simbolização efetuada sobre as distinções anátomo-fisiológicas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401238151)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mulher, ao longo da história da humanidade ¿ excetuando alguns momentos e grupos sociais ¿ sempre esteve dentro de um espaço social considerado:
		
	
	Na casa ou na rua, não importa em que função.
	 
	Privado, isto é, no contexto da casa. Considerando tal posição normal, diante da maternidade;
	
	Público, isto é, no contexto da rua. Considerando tal posição normal, diante da maternidade;
	
	Público, isto é, no contexto da rua. Considerando tal posição normal, uma vez que, nem todas querem ser mãe;
	
	Público e privado, isto é, no contexto da rua e da casa. Considerando tal posição normal, por ser mulher e a casa diante da maternidade;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401239386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Até os anos 60-70, o que caracterizou a psicologia social da América Latina foi: I-Pesquisas experimentais em psicologia social; II- Pesquisas sobre a pobreza, a miséria e a violência; III- Construção de análises e intervenções psicossociais para minorias e comunidades oprimidas; IV- Pesquisas que copiavam o modelo de psicologia social norte-americano Estão CORRETAS as afirmações:
		
	
	I e III
	 
	I e IV
	
	II e III
	
	II e IV
	
	III e IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401238145)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mulheres, apesar de apresentarem hoje uma maior escolarização e de terem ampliado sua presença no mercado de trabalho, ainda não recebem pelo mesmo trabalho bem menos do que o homem. Se verdade responda:
		
	
	A empresa não escolhe a mulher para cargos de chefia;
	 
	Nas empresas particulares, elas recebem, em geral, menos do que os homens;
	
	Nas empresas públicas e particulares, elas recebem, menos do que os homens;
	
	Não ocorre diferença entre a empresa pública e particular.
	
	Nas empresas públicas elas recebem, menos do que os homens;

Outros materiais