Buscar

avaliando civil IV

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509877839)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmações a seguir sobre a veracidade das características dos direitos reais: I- Os Direitos Reais tem como característica a oponibilidade erga omnes, significando que toda a coletividade precisa respeitar os direitos reais de alguém sobre algum bem. Ou seja, a coletividade deve reconhecer o proprietário de um bem imóvel. II- A sequela é característica dos direitos reais, diz-se direito de sequela a capacidade de não acabar o vínculo existente entre o bem e seu titular mesmo que esse objeto esteja distante. O fato de você não poder carregar sua casa junto com você não lhe retira a propriedade. O fato de um indivíduo alugar seu apartamento para alguém, também não lhe retira sua titularidade sobre ele. O vínculo do direito real se prende a coisa e dela não se desliga por meras alienações subsequentes. III- O direito real não é passível de abandono, bem como não poderá ser adquirido por usucapião. IV- O direito real tem a característica da tipicidade ou numerus clausus, estabelecido pelo código civil e leis especiais; não pode ser de livre pactuação; existe uma limitação legal, pois somente o legislador, no código ou em leis extravagantes pode cria-lo. É correto apenas o que se afirma em.
		
	 
	II, III e IV .
	 
	D) I, II, IV.
	 
	A) I e II.
	 
	B) I e III.
	 
	C) III e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509942664)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ/MG) Em relação à posse, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	A posse nascida justa pode tornar-se injusta, especialmente no que se refere ao vício da precariedade.
	
	A posse nascida injusta não poderá se converter em posse justa.
	
	A posse do locatário e a do comodatário são consideradas posses precárias.
	
	A posse adquirida por ameaça, para ser considerada injusta, exige prévio ajuizamento de ação anulatória do ato, por vício do consentimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510009507)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação a posse no direito das coisas, assinale a única assertiva incorreta:
		
	
	A posse transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres.
	 
	Os direitos reais sobre coisas imóveis, quando constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com a tradição.
	
	Só se considera perdida a posse para quem não presenciou o esbulho, quando, tendo notícia dele, se abstém de retornar a coisa, ou, tentando recuperá-la, é violentamente repelido.
	 
	A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
	
	Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509939117)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB 2007) A respeito da posse e da proteção possessória, assinale a opção correta.
		
	
	A ação possessória tem natureza dúplice, mesmo que o réu não demande, na contestação, proteção possessória nem indenização por benfeitorias erigidas na coisa. Nessas ações, admite-se a conversão de uma possessória em outra, ou, ainda, em petitória.
	
	A posse natural é um direito real de aquisição da propriedade de bens móveis e imóveis. Para a obtenção dessa posse, exige-se o exercício de poderes de fato sobre a coisa.
	 
	Na ação de reintegração de posse, a procedência do pedido fica condicionada à efetiva comprovação da posse, do esbulho praticado pelo réu e da perda da posse. Exige-se, ainda, a demonstração da data do esbulho, para que seja definido o rito pelo qual deverá tramitar o processo.
	
	O possuidor de má-fé tem direito à retenção da coisa alheia até ser indenizado pelas benfeitorias necessárias e melhorias implementadas, tais como plantações ou construções.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510052162)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJMG/Juiz de Direito/2005-Complementada) Conforme dispõe o Código Civil, é INJUSTA a posse:
		
	 
	Precária.
	
	Absoluta.
	
	Com título.
	
	Periódica.
	
	Exclusiva.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes